Quero casar. E agora?

Talvez esteja enganada, mas o que percebo é que cada vez ficam mais raros os pedidos  de casamento decididos pelo noivos, que pegam as noivas com total surpresa.

Em épocas de independência feminina, acredito que para a maioria dos casais o salário DELA faça toda a diferença na hora de tomar decisões de grande porte. Se gritamos aos quatro ventos que somos tão capazes de produzir quanto os homens, nada mais natural do que receber por isso, bancar a nossa vida e alguns pequenos (ou grandes) luxos que queiramos nos dar, não é?

Dessa forma, a opinião da mulher passa a contar no momento de decidir não só se haverá casamento, mas também qual vai ser a cara dele, quanto ele vai custar e quando será, uma vez que serão agora duas agendas a conciliar: a mulher também tem sua carreira, seus planos e necessidades.

Isso não significa que esse momento lindo deva ser desprovido de todo e qualquer romantismo, mas com certeza a primeira coisa que vocês precisam fazer é estabelecer prioridades e pensar nele: o dinheiro.

Não, na prática não é tão simples assim. Portanto, se você – como eu  – quer ter o casamento dos seus sonhos, comece a planejar com o máximo de antecedência. São muitos os gastos para começar uma nova vida e na maioria das vezes a máxima “o amor não enche barriga” tende a ser verdadeira. Acho que faz parte do perfil da mulher de hoje não se contentar com pouco e portanto, a gente quer muito mais do que viver com o nosso amor num barraco qualquer. A gente quer a nossa casa, a nossa vida, os nossos passeios, as nossas possibilidades, o nosso futuro.

Eu não sou um gênio da economia. Na verdade, admito que poucas vezes guardei dinheiro – e provavelmente ainda não o faça como deveria fazer. Já entrei no cheque especial, já estourei o cartão, já não consegui resistir a uma tarde no shopping ou àquela balada com as amigas. Acho que é humano e são esses momentos que fazem a nossa felicidade, no final das contas. É irreal guardar cada centavo, mesmo porque fazendo dessa forma, a gente deixa muitas coisas da vida pra trás. Dá para fazer sem viver a vida de um monge tibetano. E é isso que quero discutir com vocês nos próximos meses.

Quando estávamos procurando pelo nosso apartamento, eu me apaixonei por um que não poderíamos pagar na época. A minha mãe me disse para que eu não gastasse todo o meu dinheiro no apartamento, porque não iria querer só morar com o Gustavo…eu ia querer ter uma vida com ele. Acho que provavelmente foi o melhor conselho que ela me deu na vida. Não comprar aquele apartamento deu chance de começar a planejar a  festa de casamento que eu sempre quis.

Para vocês que estão passando por essa fase agora, eu diria que é o momento de conversar e listar quais são as prioridades. O que é mais importante? É a casa? Vai ser alugada? Vocês vão comprar? Imóvel novo, na planta ou usado? Vão precisar reformar? Onde vai ser? Cerimônia religiosa é importante? Vocês concordam com isso? Festa é necessária? Quanto vocês pretendem gastar? Aí sim vocês vão ver que as perguntas vão surgir, uma atrás da outra. Sem parar. E as respostas que vocês encontrarem – provavelmente nem encontrem todas tão rápido assim – vão mostrar por onde começar.

Comigo tem sido assim. E com vocês?

10 Respostas para “Quero casar. E agora?

  1. Olá Thaise!

    Sou sua ‘quase’ xará (sou a Thaís) e também estou noiva! Vou casar dia 17/12 e pra mim foi um processo, pois namoro com o Fernando há 7 anos e neste período fui economizando, já pesquisando, pra ter o casamento que eu queria, quando chegasse a hora. Finalmente chegou a hora!!

    Tenho algumas dicas pra dar: A primeira dica que eu dou é pesquisar muito! Não se deixe levar só pelo nome não…Tem coisas boas, menos conhecidas do grande público, que portanto não contam com um super marketing, mas que fazem um bom serviço! Eu, por ex., optei por um casamento bonito, chique, só que sem frescura…E me perdoe, o que eu mais vejo nesta área de casamento é buffet cheio das frescuras (cujo preço é altíssimo!!), decoração também cheio das frescuras…Ah, eu não sou assim! Procurei um buffet que eu pudesse pagar, jantar, mas cujos os pratos eu saberia descrever ao ler o cardápio (porque o que tem de buffet com um cardápio indecifrável e preços absurdos…!!!), também não vou servir vinho (até pq eu e o Fê não bebemos!), só refri, algumas batidas, água e cerveja. Só nisso vc já economiza!

    Na decoração da Igreja, dividi a decoração com outra noiva, já que nós duas casaremos no mesmo dia, eu às 18h e ela às 20h. Fuja de flores caríssimas, como tulipa, copo de leite (que pra quem não sabe, só ficam boas no inverno, pois são flores de inverno!!), opte pelo simples e bonito (rosas nacionais, por ex.!).

    Quem achar rosas colombianas vermelhas lindas, mas caras, opte pelas rosas carola. São nacionais, mais baratas e ficam mto bonitas também! Veja se vc consegue negociar com quem fará a decoração da Igreja e do salão pra te dar o buquê! Eu consegui!

    E pra que dois buquês??? Vc vai jogar um e depois vai pra lua-de-mel. Se optar por dois buquês, além de pagar mais caro, vai ter que arrumar um vaso com água BEM NA NOITE de núpcias, pra suas flores não morrerem!!

    Bem, acho que estas são algumas dicas que eu posso dar pra noivas desesperadas com o preço de tudo!
    Eu também não gastei TODO o meu dinheiro no casamento, reservei uma parte pra ajudar na decoração e mobília da nossa casa nova.

    Outra opção: pesquise mto o preço dos doces finos (que podem ter preços muito salgados) e bem casados também! Consegui os meus por preços ótimos!! Opte pela embalagem de bem-casados tradicional, com papel, ao invés de tecido, que encarece pra caramba! E opte pelo cartãozinho de agradecimento no bem-casado, ao invés de lembrancinhas! Vc economiza o $ da lembrancinha e todo mundo vai achar bonito também!

    Opte por DJ na festa e contrate um que possa tocar música de CD na Igreja, ao invés de quarteto de cordar, violino ou banda, que fica mto mais caro! Tenha paciência de baixar a ‘marcha nupcial’ da internet e várias outras músicas eruditas que ficam lindas para a cerimônia da igreja. Tudo o que o DJ terá que fazer será tocar o seu CD na Igreja. Aí na festa, ele poderá realmente fazer o trabalho dele, colocando músicas animadas!

    Várias gráficas também fazem lindos convites de casamento com preços bem mais em conta do que lojas de convite! Não ache que vai ficar feio não: as gráficas mais modernas contam com alto-relevo, papéis nacionais e importados, só que com preços mais convidativos!

    Contratei uma cerimonialista só para o dia. Fica mais barato e eu tenho certeza que a festa sairá do jeito que EU quero e não do jeito que uma cerimonialista gostaria que eu fizesse!

    Espero ter ajudado!

    Qualquer coisa ou dúvida, sigam-me no Twitter: http://www.twitter.com/tparadella ou no orkut Thaís Paradella

    • O MÁXIMO! Simplesmente o máximo!
      Justamente para isso que eu quis criar o blog: não existe nada como conversar com pessoas que passaram pelo que você vai passar! Especialmente quando se trata de uma coisa que se faz (espero!) só uma vez na vida!
      Dicas valiosíssimas! Mais para frente vou transformar em um post, se você deixar!
      Quero falar sobre todos os itens da festa e da cerimônia religiosa, conforme for pensando, pesquisando ou chegando a eles. Por isso comecei com o basicão: lembro-me que quando decidimos casar, procurei sites e mais sites parar ver quais eram os primeiros passos….como diz um amigo meu “casamento for dummies” e não achei nada que me explicasse o óbvio pululante =P Hoje falei sobre o processo de decisão, amanhã quero falar um pouco sobre a casa…até chegar na festa que é – PARA MIM – o fim e não o meio =P
      Até adicionada em todas as mídias em questão. E por favor…por mim e pelas silenciosas que leem (blog aberto hoje e temos cerca de 100 visitas….), volte logo!
      Beijos

  2. Oi Thaise, tudo bem?
    Vi que você comentou no post sobre o sapato da noiva. O casamento, na verdade, será da minha amiga em exatos 17 dias. Sobre o sapato, apesar de ser dela e não meu, haha, tenho certeza que ela pensou, sim, no conforto. Tanto que preferiu não exagerar no salto. Eu adorei o sapato, mas como comentei com ela, eu com certeza optaria por um meia pata mais alto – até porque meu namorado é super alto e eu baixinha ahaha. Mas conforto sempre em primeiro lugar!

    Não sou noiva (ainda), mas vou acompanhar seu blog!
    Um beijo e boa sorte!

    PS: Depois que minha amiga casar, quem sabe você não topa assumir o “Diário da Noiva” lá no Girlie?

    • Olá, Nádia!

      Eu penso muito no sapato porque depois que engordei (eu engordei muito em virtude de um problema hormonal) eu quase não consigo mais usar salto! Machuca tanto, mas tanto…=( E o problema é que eu usava saltão até para caminhar na rua, porque sou baixinha! Imagine só, que tristeza!

      Então quando eu vi o sapato lindo, pensei no sofrimento a noite toda…rs Não, eu não quero sofrer a noite toda. Não na noite do meu casamento. Chegar na lua-de-mel com o pé destruído, já pensou? Vai dar em divórcio, meu amor é fascinado por pés…hahahaha

      Não sei bem que tipo de sapato escolher. Claro, isso vai levar uns 6 meses ainda…não tenho que pensar agora…talvez conseguisse emagrecer…mas…e se não der?

      Dica de algo confortabilíssimo, alto (o Gustavo é muito mais alto que eu…) e lindo? Sim, porque eu vi que da arte você manja….amei o blog! Vou colocá-lo nos blogroll (não fiz isso antes porque não sabia! hahaha very first day!).

      Beijão!

      PS: Opa, claro que aceito! 😉

  3. Nossa, neném!!!! Nem precisa de mim…. rsrs… Adorei o site!! Bem bacana mesmo!! O que você for juntando aí, me dá ideia depois!! Quero saber o que passar pelo sua cabecinha e blog…. 😉

  4. Bem falado, bebê .. concordo com suas palavras (e como seu comentário funciona e o meu não e eu não sei porque resolvi comentar de novo aki hahah) .. eu acho que se é para casar que seja com muito amor e tb que o momento seja importante para os dois porque é o primeiro passo para uma vida e se um dos dois não pensa em viver um momento tão emocionante com tudo o que tem direito e pode gastar imagina só como vai ser a vida…

    Eu casei na Irlanda apesar de meus pais não conseguirem ter vindo, porque foi tudo the flash igual ao alan, nós não aceitamos cartório e tchau e benção não.. nós escolhemos um espaço já que aqui a maioria dos casamentos são celebrados em hotéis, cerimônia, jantar, bolo, vestido, bridesmaids, something borrowed, something blue, something old, something new, muita música e comemoramos tanto que estamos pagando até hj hhaha. Isso é amor verdadeiro, quando duas pessoas juntas planejam não soh uma celebração, mas uma vida toda.. e muitas mulheres infelizmente na Europa podem não entender isso.. mas do mais cada um sabe o que realmente quer.

    Espero poder estar presente nessa data tão importante na sua vida, e tb porque aliás thaise casando tem que ter ingresso á venda hahaha não da pra perder, vai ser melhor do que show de piadas do costinha!! Vc bem que poderia escrever para E! pra conseguir um reality show hahah audiência total cara hahah.. principalmente na hora que o Gustavo jogar a lista telefônica, espero que não seja do tamanho das páginas amarelas porque daí vai ser video cassetada.
    Só mais uma coisa vê se planeja uma coreografia para a primeira dança porque ise comportada nem aki na terra dos leprechauns existe!!

    bjuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu

  5. Oi Thaise,

    Lembra vc me deixou recado no orkut pra visitar seu blog e cá estou eu!
    Eu tb passei por tudo que está passando e vai passar, pois faz só 7 meses que casei e tb planejei um ano antes meu casamento.
    Aproveita tudo isso! Pois passa muitooooo rápido! E depois vai sentir falta!
    bjos

  6. Nossa, os comentários são maiores que o post!! Quase desisti de falar alguma coisa…. Adorei a idéia do blog! Mas nem vai rolar te ajudar.. Num tenho nem namorado quanto mais um noivo!!! Mas prometo que se você virar uma Bridezilla eu te dou um chacoalhão!!

    Alias, esse seriado é muito bom e faz meses que não assisto…

  7. Olá,
    Meu nome é Mayra Bressanin, sou recem-casada…fiz todo o meio csamento em novembro de 2009. A partir desse momento passei bom tempo lendo sobre assessoria de casamentos e montei a minha. Meu casamento foi maravilhoso, mas minha decoradora pecou, não fiz o prometido…decepcionante!!
    Isso me fez montar minha assessoria e só para este ano já tenho 6 casamentos fechados.

    Alems da assessoria confecciono o sapo principe, aquele o qual as noivas jogam antes do buque…Você já tem?

    Me passe seu e-mail, assim conversamos melhor.

    Deixo meus caontato:
    mayrabressanin@gmail.com
    11.6772-8426

    Beijos

Deixe um comentário

