O Noivado

Noivado

(…)

Irão buscar-te em meio do caminho
As minhas esperanças;
E voltarão contigo, entrelaçadas
Nas tuas longas tranças;
No entanto eu preparei teu leito às* sombra
Do limoeiro em flor; colhi contente
Folhas com que alastrei o solo ardente
De verde e mole alfombra.

Pelas ondas do tempo arrebatados,
Até à morte iremos,
Soltos ao longo do baixel da vida
Os esquecidos remos.
Calmos, entre o fragor da tempestade,
Gozaremos o bem que amor encerra;
Passaremos assim do sol da terra
Ao sol da eternidade.

Machado de Assis, in ‘Falenas’


Noivado é normalmente o que vem depois que você aceita o pedido de casamento daquele que era seu namorado e “está virando” seu noivo.
Vera Simão, a mestra da etiqueta de casamento e cerimonialista VIP, diz no seu livro CASAR (adoro este livro, vou fazer um post só sobre ele!) que o período do noivado deve ser igual ao dos preparativos do casamento, ou seja, tendencialmente por volta de um ano.
Claro que isso é muito pessoal. Tantas são as pessoas que ficam noivos anos e anos a fio, sem nem estar pensando em organizar cerimônia e/ou festa nos próximos anos. De qualquer forma, pessoalmente, estou com a Vera Simão e não abro: se não está organizando nada, NAMORE! Namorar é tão bom…
Acredito piamente que o tom de seriedade dado ao relacionamento é ditado pelo casal e não pelo nome dado a ele ou pelo fato de usar ou não uma aliança. Na verdade, acho que funciona bem ao contrário: quanto mais vezes as pessoas ficam noivas (sim, eu conheço gente que já ficou noiva mais de uma vez e não casou nenhuma!) ou quanto mais tempo o casal fica no noivado sem passar pelos preparativos, de maneira menos séria esse relacionamento será visto pelos outros. Mas para alguns, deve satisfazer o ego e matar a vontade de usar aliança, sei lá…
Lendo o que escrevi, percebo que talvez o noivado seja a etapa mais pessoal e subjetiva de um relacionamento a dois. Afinal, todo mundo sabe como é ficar, namorar, casar, separar e faz mais ou menos a mesma coisa. Mas noivado é como escolher modelo de calcinha: cada uma gosta de um jeito e pronto.
Sendo assim, o noivado “oficial” – não o pedido, mas o anúncio da decisão de casamento à família – terá possibilidades de execução ad infinitum.
No meu caso, o pedido aconteceu assim mas o noivado “oficial” foi celebrado só com a minha família (pais e irmão), em um restaurante lindo, fora da cidade – ideia do Gustavo. Pretendemos comemorar também com a família dele, em Julho, quando formos à BH (minha família é toda daqui e a família dele é toda de lá…). Talvez meus pais nos acompanhem. De qualquer forma, nossos pais se conheceram logo depois que compramos o apartamento…
Pensando nessa linha, eis outra coisa que EU (só minha opinião, não significa que seja verdade absoluta) acho desnecessário: ficar colocando as famílias em contato durante o namoro. Por experiência de observação, não vejo acrescentar seriedade nenhuma ao relacionamento, só um monte de gente em situações tendencialmente desagradáveis…e a namorada dando a faca e o queijo para que pessoas aleatórias coloquem o nariz no relacionamento dela.
Claro que isso muda na ocasião do noivado (o noivado de verdade, não o namoro com alianças de ouro…), mas não liguem para mim: hoje aparentemente estou mais neurótica do que de costume. Tão neurótica que ouso dizer que acho festa de noivado brega (vou apanhar hoje, eu sinto…rs). Eu funciono muito por objetivos na verdade, acho que se não existir um REAL MOTIVO para que se faça algo, nada deve ser feito. E eu não vejo necessidade para uma festa de noivado: no mínimo fazer o noivo passar vergonha ao ter de pedir a mão da menina para o pai na frente de UM MONTE de gente. Todo mundo que está lá já sabe o que vai acontecer, o pai provavelmente já recebeu o pedido antes… Ainda acho que é a vontade de festa logo! hahahaha Não sei, eu não faria.
Admito que fiquei incomodada pelo fato do meu pai fazer questão que pedissem minha mão a ele e o meu noivo fazer questão de pedir a minha mão ao meu pai. Como eu disse, preciso ver utilidade na coisa. E eu me senti uma inútil! Quero dizer, parece que eu preciso de um homem para cuidar de mim, que não sou capaz de tomar decisões nem de cuidar de mim mesma. Eu nunca fui feminista, mas acho isso um machismo sem precedentes: ninguém vai achar que faz sentido eu pedir permissão ao pai do Gustavo para casar com ele, vai? Hábito velho, bobo e que não se encaixa no momento atual, de mulheres que trabalham, se sustentam e fazem suas escolhas. Mas faria meu pai feliz. E eu lá tenho coragem de negar alguma coisa que faça meus pais felizes? Mesmo não fazendo sentido lógico e racional. Eu sei que meus pais não me dão permissão, eles me apoiam no que eu for fazer, entendem que eu quero ficar com o Gustavo, gostam dele e sabem que ele gosta de mim… Por que não deixar todo mundo alegre num momento em que eu estou tão feliz que parece que vou explodir?

Neuroses de Thaise à parte, cada um tem que fazer aquilo que o faz feliz, independente dos outros ou das regras de etiqueta.

Como você fez? Como vai fazer?

Ótimo final de semana a todos!

Ise

Obs.1: Não sei se posto amanhã. Vamos passar o dia visitando espaços com as assessoras para ver se achamos algo que gostamos (e que caiba no bolso!).

Obs.2: No caso de você fazer questão de uma festa de noivado, tomo a liberdade de passar a ideia de uma das minhas melhores amigas (e afilhada de casamento! rs) que eu achei bárbara: ela contratou uma daquelas firmas que montam crepes para o jantar! Ficou moderno e muito pessoal.

Obs.3: 200 visitas por dia! Em 2 dias de blog, mais de 400 views! Uau! Em quantas somos, hein?

22 Respostas para “O Noivado

    • hahahaha…li rapidinho (estou no intervalo do trabalho) a história do cabelo e morri de rir. Eu mesma andei causando com o meu bebelo ultimamente, mas é história para contar em off. hahahahaha Fiquemos em contato!

  1. Oi Ise!

    Apesar de não ser útil prá mim (pelo menos por enquanto), fiz questão de dar uma passada aqui prá prestigiar o blog. E confesso que fiquei surpreso: tá muito bom, muito bom mesmo!!! Parabéns!!! Você devia virar escritora… rsrsrs

    Bjão, toda felicidade do mundo prá vcs.

    Du

  2. Sempre quis uma festa de noivado. Mas acho que é um dinheiro que devemos guardar pra festa de casamento mesmo haha!

    Beijo

    Ps: Eu adoro francesinha nas unhas. Não acho out! 😉

  3. OII THAISE VAMOS CASAR NO MSM DIA NOSSA TOU SUPER ANSIOSAAAAAAA,EU ME CASO NO RIO MAIS MEU NOIVO E DE SAMPA.E VC??

  4. êêê, gostei!
    Vc precisa assistir ao “Noivas Neuróticas” do Discovery Home & Helth hahahahaha Vai se identificar!

    E viu, sugestão: além de alugar crepes, aluga também algodão doce. Ia fazer um sucessaço!!! rssrsrs
    Beijos

  5. Oi thaise,
    vi seu blog hj e tbm to na sua mesma luta. Ainda naum tenho quase nada definido pro meu casorio, só a data. 07/07/2012 e q vai ser em bh, tbm sou mineira mas moro em sampa.
    se estiver precisando de uma nova amiga louca por coisinhas de casamento e doida pra ir na rua das noivas, achouuu, casar é tudo durmo e acordo pensando nisso e olhe q ja moro junto com meu noivo 5 anos, mas so agora resolvemos oficializar.
    bem, muita sorte p nos e que nossos casorios sejam lindosssssss
    bjinhos

    • Mas eu quis fazer o blog justamente para conhecer gente assim! Eu penso no casamento o dia todo e as ideias legais não param de chegar do Brasil todo…é o máximo!!!!
      Meu noivo também é de BH, a gente vive aí por causa da família dele! Aliás, uma semana antes do nosso casamento estaremos aí para o casamento de um amigo dele! rs
      Quanto a não ter nada definido, você tem tempo! Nós estamos com um cronograma lindo, todo definido pela assessoria de casamento. Você pensou em contratar uma assessora? Fizemos nossas primeiras visitas e reuniões ontem e acho MESMO que vale a pena!

  6. Oi querida, primeira vez que eu venho ao blog e adorei!! Muito bacana narrar os momentos desse passo tão importante na nossa vida né? Tambem sou noiva, e caso ano que vem, ainda nao tou TÃO neurotica, mas sei que logo logo ficarei!!!

    Beijos, Felicidades!!!

    Passa pra conhecer meu blog tambem, tenho certeza que vc vai adorar!! =*

  7. Ise, o blog está muito legal. Me caso exatamente um mês depois de vocês (dia 23/07/2011). Vamos trocar experiências?? Não tenho blog, mas fico no email o tempo inteiro.
    Enqt isso vou acompanhando sua historia por aqui.
    Beijinhos e parabéns pela iniciativa!

    • Com certeza! É justamente essa a ideia. Já que você fica o dia todo no e-mail, que tal assinar o blog? Assim sempre que eu postar algo novo, você recebe pelo e-mail e vem correndo me dizer o que achou!

  8. Oi Thaíse.

    Fui obrigado a rir lendo o post, pois imagino você sendo ‘Thaise’ com as assessorias. Aliás, pelo nome do blog dá para ter uma ideia a respeito de como é o processo, rsrsrs.

    bjos e muita felicidade, hoje, amanhã e nos dias que se seguirão. bjinhos

  9. Pingback: O famigerado CHECKLIST « NOIVA MUITO NEURÓTICA·

  10. exatamente o q estavamos conversando hj…rs
    e vi q nao tinha lido esse post.
    penso em nada de FESTA de noivado…é algo mt pessoal realmente,.. o máximo que penso em ter é um churras..nd d chiqueteza..rs
    logo mais vou t contar como foi…eu t acompanhando e vc me acompanhado… vou me casar pelo jeito um ano dps d vc.

  11. Muito bacana o post sobre noivado… Eu concordo quando diz que temos que noivar, qdo de fato estamos pensando em preparar o casório. Isto é algo que eu e meu noivo concordamos..em noivar somente quando púdessemos iniciar a organização do casamento. Não fiz festa e nem teve pedido…rs…Reuni meus pais e os pais dele para uma pizza na minha casa (moro sozinha) e comunicamos nossa decisão, que foi bem recebida por nossos pais…
    Também dispenso festa de noivado…

Deixe um comentário

