A Assessoria de Eventos

De acordo com os meus planos, hoje seria dia de falar da escolha da data e do local para a cerimônia religiosa. Eu sou sistemática e preciso de uma ordem cronológica na minha cabeça para escrever e acreditar que as ideias que brotam na minha cabeça, de uma forma ou de outra, fazem algum sentido.

Depois de ontem e considerando os vários comentários e e-mails que estou recebendo de leitoras do blog (temos tantas!), achei que deveria inverter a ordem e dar uma outra possibilidade de começo: a assessoria de eventos, mais especificamente, de casamentos.

Eu sempre gostei muito de festas – e mais do que isso, da organização delas. Não por acaso já estava metida na organização de qualquer coisa desde a época da escola, nas empresas onde trabalhei (final de ano era minha glória!!) e por fim, fui presidente da Comissão de Formatura Letras-USP 2008. Eu gosto de festas profissionais e sempre que vou em uma, não consigo evitar de reparar nos detalhes e de imaginar o que eu teria feito de diferente.

Dessa forma, com muito ou pouco dinheiro, minha festa de casamento não poderia ser meia-boca. Aliás, acho que taí uma coisa que o dinheiro não compra: know-how e bom gosto. Já vi festas bem simples lindas e festas que tinham tudo para ser o evento do ano se perderem…e quem não viu?

Partindo desse primeiro pressuposto – que não é o orçamento que dita necessariamente a beleza de uma festa – logo que eu e o Gustavo começamos a falar de casamento, meses atrás, pesquisei por conta diversos serviços de assessoria. E a gente acha de tudo nesse meio…

Eu, particularmente, não achei que o x da questão para mim na assessoria seriam os conselhos: tal flor vai bem com isso, use tal toalha de mesa, faça sua festa em tal lugar, use 40% do seu orçamento para o buffet. Com todo o respeito, eu acho que sei bem o que vai com o quê, sempre tive olho clínico e sei fazer continhas de porcentagem (mesmo porque meu noivo é engenheiro…se eu não soubesse, ele saberia usar bem nosso orçamento). Então, de cara, eu descartei empresas que só me venderiam conselhos. Aliás, quem já começou a preparar o seu casamento, sabe que esses vêm de todos os lados…e nem precisa pagar por eles. =P

Depois eu prestei atenção aos preços: é claro que se alguém pretende ter um casamento…let’s say,de 30 mil, não faz o menor sentido pagar R$ 7.000 de assessoria. E aí descobri que são RARAS as empresas de evento que trabalham com porcentagem na hora de montar seu preço final…o que torna o serviço inacessível para muitas das noivas – e definitivamente não deveria ser assim. Nos EUA, contratar uma wedding planner é tão fundamental quanto contratar um bom buffet…Infelizmente aqui no Brasil o serviço ainda tem esse status de “coisa de rico”, mas eu arriscaria dizer que é quase o contrário! Quem tem orçamento ilimitado não precisa de negociação com fornecedor, não precisa ficar rodando a cidade procurando a dicotomia preçoxqualidade, não tem que se preocupar  com o fato de que se gastar 20 mil com o vestido não vai dinheiro para pagar o bolo e assim vai…

Além do mais, acho que a questão tempo deveria também ser considerada: são poucas as mulheres hoje que não trabalham fora. Às vezes estudam concomitantemente. Organizar uma festa requer muito mais do que know-how, requer tempo: tempo de pesquisa, tempo para conhecer, tempo para organizar, tempo para fazer tudo funcionar junto.

Outra coisa que vale a pena listar: no dia do meu casamento, eu não quero ter que sair do carro na frente da igreja para descobrir se meus padrinhos estão todos lá, se o buffet está servindo o que combinamos, se cada garçon está servindo a quantidade de pessoas combinada por contrato, se é a hora certa de jogar o buquê ou ter que bater boca com o DJ porque eu avisei mil vezes que não era para tocar funk. Vou ter uma equipe de minha inteira confiança fazendo isso e pensando em uma série de coisas que eu jamais teria pensado, porque não caso toda semana…

Dessa forma, procurei por uma empresa que pudesse atender às minhas necessidades, às minhas expectativas e principalmente, às minhas neuroses. Não dá para contratar qualquer pessoa: estou confiando meu sonho de infância e de vida inteira.

Não sei se os homens em geral vêem a necessidade de assessoria – eles tendem a ser especialmente práticos com relação à festas – mas o Gustavo eu convenci pelo bolso:

1) Uma empresa com muitos contatos consequentemente terá um poder de negociação grande;

2) Uma empresa bem estruturada dá uma série de facilidades para a gente, por exemplo:

  • Possibilidade de assinar um contrato com a empresa e a empresa assina o contrato com os fornecedores – a gente não fica com vários contratos picadinhos e óbvio que o fornecedor vai pensar duas vezes antes de dar uma mancada…
  • Possibilidade de pagar para a empresa de eventos em parcelas iguais até o casamento – e a empresa paga os fornecedores, com total transparência.

3) Pagamento percentual – sem limite mínimo, ou seja, o pacote de assessoria completa, que vai desde a definição do budget(orçamento) e do perfil do casal até o pós-festa, com relatórios e notas, custa 10% do valor da sua festa – independente do quanto ela custa! E o melhor de tudo é que esse valor tende a ser tirado em descontos com os fornecedores…

Não sei se me expliquei bem, mas no caso da assessoria que contratamos, pudemos optar por dividir o valor total do que queremos gastar em 12 vezes (até o mês do nosso casamento) e pagar para a empresa de eventos ao invés de ficar com contas picadinhas, pagando os fornecedores um a um. Isso ajuda MUITO se você não terá o orçamento inteiro nos próximos 6 meses (quando praticamente tudo é fechado), mas terá em 12…

Sabendo de tudo isso, chegamos para a primeira reunião há duas semanas, onde diríamos tudo o que queremos no nosso casamento e conheceríamos o perfil da empresa. Qual a minha surpresa ao perceber que eu não fui atendida por uma cerimonialista e sim por quatro especialistas! Isso mesmo, uma equipe inteira para me fazer sentir a última Calipso do pacote e só ficar com a parte boa da organização do casamento: ontem saímos para fazer nossas primeiras visitas ao Buffet e encontrar um espaço com a nossa cara. Fomos com a Karina, administradora que sabe muito melhor do que eu quanto eu posso gastar com cada ítem e a Tati, designer de interiores, olhando tudo que eu gostava nos espaços e chamando a minha atenção para todos os detalhes e possibilidades de decoração. Tem a Fernanda também, que lê meus e-mails gigantescos e aguenta as minhas crises – prometeu que coxinha não vai passar perto do meu casamento, mesmo se vier disfarçada com nome chique, tipo blá blá blá com creme de villeroy. Além de tudo, inúmeras facilidades e mimos: eu ando com pânico de dirigir, mas elas foram me buscar no meu trabalho e na volta me deixaram na casa do Gustavo. Outra coisa: todos os fornecedores que vinham falar comigo, pedir meus contatos “para fazer cadastro” não eram mais rápidos que a Karina, que dava correndo o cartão dela para eles, se apresentando como minha assessora e dando seus contatos,já prevendo que dessa forma eles  não ficariam me ligando enquanto eu estiver no trabalho ou nos momentos de lazer…

De qualquer forma, a juventude da empresa me chamou a atenção de cara: todos na minha faixa etária e muito profissionais. Eu gosto muito disso, sei o quanto sou capaz de produzir e surpreender a geração mais velha…sempre fui das mais novas em todas as empresas onde trabalhei e sei o quanto somos mais abertos às novidades e como damos o sangue para o trabalho.

Eu e o Gustavo sozinhos não teríamos conseguido ver tudo o que vimos ontem, nem teríamos prestado atenção a uma série de coisas e com certeza não chegaríamos aos preços que elas conseguem chegar…

Felicidade: nosso casamento vai sair!

Sim, ontem eu vi meu casamento começar a se delinear e vi que com ajuda profissional dá para fazer sem ficar endividado sim! Foi realmente uma bela tarde de dia dos “enamorados”, como diz minha prima-irmã-comadre Lisa.

Assessoria de Eventos desempenha um papel essencial na realização do sonho – basta pesquisar muito e achar a empresa certa para fazer tudo acontecer. Não, eu não fazendo propaganda e nem ganhando nada para dizer isso a vocês. Eu realmente acho que esse é o melhor conselho para alguém que está começando a planejar o casamento. 😉

Eis o contato da TOP ENTRETENIMENTO 11. 3662-3285, que está organizando meu casamento.

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14 Respostas para “A Assessoria de Eventos

    • Tati,

      Desde fevereiro fui pesquisando muito. Muito mesmo. Lia indicações, procurava os casamentos mais badalados e ia atrás para ver quem tinha organizado, procurava reclamações no PROCON e pequenas causas, entre sites de reclamação na internet…

      Depois de saber exatamente quais os problemas e as vantagens de uma empresa de eventos durante meu ano como presidente da Comissão de Formatura, ficou mais fácil de perceber no que prestar atenção ao visitar/contratar uma empresa de eventos. Confiei na minha pesquisa, nas minha impressões quando falei com a Fernanda em fevereiro e no feeling.

      Existe todo um respaldo contratual e são vários outros casamentos sendo organizados e realizados concomitante ao meu. Além disso, eles trabalham com outros eventos e formatura, o que dá uma confiança no financeiro… Mas acredito que não tenha problema se você pedir a documentação da empresa para analisar. Nós fizemos isso com a empresa de formatura…

      Confio na minha (ampla) pesquisa e no meu feeling. Raramente erro com pessoas. E estou muito feliz com o atendimento que recebi até agora – mesmo não tendo pago ainda um real (nosso primeiro cheque só cai em Julho!).

      • Super obrigada Thaise, vou falar com o meu namorado e quem sabe a Top não ganha mais um casal cliente?!?

        Estamos começando ir atrás disso juntos, mas faz um tempo que tenho em mente e numa pesquisa top secret aqui no meu computador várias coisas que quero e não quero, como vc disse… rs

        Estava pensando em ver tudo por conta própria, sou super calma, mas acho que me estressaria mto, depois do seu post comecei a pensar em aderir a uma assessoria de eventos…

        Eu me tornei leitora assídua do seu blog desde a última semana… rs Boa sorte e obrigada novamente!

        bjos

  1. Eu acho que a empatia é essencial e você precisa levar isso em consideração. Se a empatia rolar lá, feche lá. Afinal, você vai passar pelo menos um aninho convivendo numa base quase que diária com essas pessoas e são elas que estarão no seu dia D. São essas pessoas também que precisam entender que tipo de pessoa você é, qual o perfil dos seus convidados e jurar de pé junto que as coisas que você abomina não estarão lá! Confiança vai valer muito mais que seu contrato. Afinal, se algo não der certo, não te adianta em nada ter a multa contratual na mão e não ter sua festa, não é?

    Eu acho que ver tudo sozinha é missão quase impossível, porque sempre passa algum desapercebido…além da questão tempo, disponibilidade…enfim. No final das contas, não mata conhecer, não é? Tirar suas dúvidas, conhecer de perto e perguntar, perguntar, perguntar! E olha, o tratamento dado pelos fornecedores é outro. Eu e o Gustavo fomos visitar espaços antes e depois da assessoria e te digo: não dá para comparar a quantidade de mimos e o nível do atendimento.

    Fico feliz de saber que as coisas que eu vou descobrindo servem para alguém também. No final das contas, trocar ideias e experiências é o que garante festas maravilhosas, não é?

    Já disse Leopardi…melhor do que a festa, é a véspera!! =)

  2. Adorei o texto. Me convenceu sobre a importância da assessoria!
    Estou na busca de uma assessoria para a cerimônia. Mas está difícil de achar este serviço aqui no Rio.

    Bj!

  3. Sacanagem, não esconde a coxinha não.. manda pra cá q há 3 anos eu tenho vontade de comer uma haha..

    Bom, uma coisa vc não vai tirar da programação da festa de jeito nenhum!! A coreografia, aquela desde o casamento da Lilian hahah.. senão tiver não é o casamento da Ise!!

    Catzo, sei la você que é a professora de italiano, então você que sabe como escreve não eu, mas porq vc nao casou no ano passado qdo eu tava ai?? sacanagem haha.. caramba se vc me convidou para ir na depilação, poderia ter casado tb!! Bom, espero que a sorte bata e eu ache um pote de ouro aki na terra dos leprechauns pra poder assistir o espetáculo do ano… melhor que cirque du soleil, melhor que show da madonna, melhor que o gol do paraguay contra a itália, o casamento da Ise.. cheio de emoções.. eu tenho certeza, bb.. que vai ser lindo, emocionante, engraçado e tudo mais que você sonhou e quem amadora vc de montão!!!

    Cara, aquela coxinha continua na minha cabeça, que vontade..
    Mudando de assunto, assisti um filme e lembrei de você, chama When in Rome, não vou te falar sobre o que é, mas a atriz principal cara era muito você na Italia hahah

    Bom, bora sonhar com a coxinha que aki ja esta tarde e um bjuuuuuuuuuuuuuu grande pra vc, siga em frente com quem te apoia e está com vc e não olhe pra baixo, nem para os lados, porq o resto é resto!!

    PS: preciso muuuuuuuuito falar com vc .. qdo vc estiver online e terminar o trabalho de sintaxe eu te chamo.. não chamei porq não queria atrapalhar, mas preciso de um conselho.

  4. Ise,
    Li seu blog no começo da semana mas só agora percebi que não deixei msg!!!!
    Estamos todas muito felizes em ter você como uma de nossas “clientes”. Está sendo um prazer trabalhar com você.
    Muito obrigada pelo post…ficamos tocadas por ele.
    Beijos Tati
    OBS.: Seu casamaneto vai ter a decoração mais linda de todos!

  5. Olá, Thaise. Tudo bem? Estou a dez meses do meu casamento, e entrando em parafuso, pois ele será realizado em Ilhabela e moro em São Paulo.
    Bem, obviamente, agora estou à procura de assessoria. Achei seu post muito interessanto. Gostaria, então, só de confirmar se trata-se desta empresa http://www.topentretenimento.com.br/.

    Bjs

    Boa sorte!

  6. Pingback: Das besteiras que a gente ouve… « NOIVA MUITO NEURÓTICA·

  7. Olá Thaise, parabéns pelo post e pelo o seu blog num todo, você escreve muito bem está de parabéns.

    Realmente a contratação de uma Cerimonialista de Casamentos aqui no Brasil não é considerada tão fundamental quanto nos Estados Unidos, mas vem aumentando a procura de casais, pois deixar nas mãos das tias ou daquela prima é complicado né? rsrsrs.

    O serviço de cerimonial é de fundamental importância para um casal que realmente deseja ter o mínimo de preocupação no dia de seu casamento, pois é co-responsável pela contratação de todos os fornecedores como: fotografia, filmagem, banda, bem casados, lembrancinhas, dentre as outras centenas detalhes… Todo esse cuidado é essencial para um casamento lindo, emocionante e com o mínimo de preocupação possível.

    Espero que seu casamento seja maravilhoso e que seja abençoado por Deus.

    Mais uma vez parabéns, seu blog está lindo!

    Beijos,

    Agda Paula

  8. Pingback: Open House – Espaço Panamby 30/03/2011 | NOIVA MUITO NEURÓTICA·

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