O famigerado CHECKLIST

Noivinhas queridas: eu tardo mas não falho!!! Ok, às vezes eu falho, mas explico: Daqui duas semanas e meia eu entro de férias. Sabe como é véspera, não? É a época de maior correria do ano pois tudo tem que estar na mais perfeita ordem. A situação se agrava quando a pessoinha vai passar as férias estudando no exterior. Não sei o que faço primeiro: se corrijo provas, se preparo mais provas, se preparo minhas aulas particulares, se vou atrás das coisas para viagem ou se passo o dia nas nuvens pensando no meu casamento. Coloquei como meta que terminaria tudo que eu tinha para entregar amanhã antes de escrever aqui e que não iria dormir sem postar. Aqui estou! Ufa, quase meia-noite. Estou acordada há quase 24 horas!

Peço desculpas por não ter respondido os e-mails que recebi! Vou respondendo essa semana. São muitas as noivas fazendo contato – estou amando tudo isso! E não para de entrar gente…De qualquer forma, agora tenho selinho do blog. Se alguém quiser fazer parcerias… 😉

Nos últimos dias, andei olhando todas as comunidades de noivas do orkut que achei – e descobri algumas coisas bem legais que pretendo ir postando aqui. Mas eu percebi que tinha muita gente sem um checklist – indispensável para qualquer fase dos preparativos de casamento, inclusive para quem quer começar a descobrir quanto custa cada um dos seus sonhos.

Levei minha bíblia (Casar- Vera Simão) para reler nos intervalos hoje e posto aqui um checklist que montei, baseado em várias e várias coisas que andei lendo por aí. Espero que seja útil! Parece que tem muita gente desesperada por um desses…

UM ANO ANTES DO CASAMENTO

  • NOIVADO (Leia sobre noivado AQUI)
  • Escolha a data do casamento
  • Comece a delinear a recepção que você gostaria de dar, já pré-reservando datas em espaços e experimentando alguns buffets.
  • Marque a data na sua igreja/templo.
  • Abra um arquivo para manter toda a papelada do casamento.
  • Faça uma lista dos fornecedores que te interessam ou podem interessar.
  • Pesquise e escolha sua assessoria para poder começar a delinear um cronograma e um real orçamento
  • Faça um rascunho da sua lista de convidados para ter noção do tamanho da festa.

OITO MESES ANTES

  • Defina o tipo de recepção e reserve o local.
  • Trabalhe na sua lista de convidados. Você provavelmente precisará de muito tempo até lembrar de todo mundo!
  • Escolha os padrinhos, pagens e damas de honra.
  • Pesquise roteiros de seu interesse para a lua-de-mel.
  • Continue visitando os fornecedores: especialmente o serviço de buffet se este ainda não foi fechado.

SEIS MESES ANTES

  • Convide padrinhos, pagens e damas de honra (Não se esqueça que é VOCÊ quem paga pelas roupas dos dois últimos. Nada pior do que convidar e deixar a despesa para os pais da criança…).
  • Se seu vestido for feito por um estilista, hora de fechar…Se for alugado, comprado ou outros rolos, pode esperar um pouco mais – aproveite esse tempinho para perder os quilinhos extras que você não quer mostrar no grande dia…
  • Defina cardápio e bebidas da festa (ou seja: a essas alturas, o buffet tem que estar fechado!).
  • Se for casar na Igreja Católica, faça o curso de noivos.

CINCO MESES ANTES

  • Contrate o serviço de fotografia e filmagem.
  • Contrate o coral ou os músicos para a cerimônia religiosa (CD na igreja ninguém merece…) e DJ para recepção.
  • Pense no seu enxoval. Isso quer dizer provavelmente começar a entrar em lojas que nunca te interessaram, mas que estranhamente sua mãe adora.
  • Ok, você não vai aguentar mais: escolha logo seu vestido e feche negócio!

QUATRO MESES ANTES

  • Finalize DEFINITIVAMENTE a lista de convidados.
  • Encomende os convites de casamento.
  • Contrate calígrafo para endereçar os envelopes.
  • Defina a roupa do noivo (mas por favor, deixe o pobrezinho pensar que foi ele quem escolheu…), dos pajens e damas de honra. Mandar na cor do vestido da madrinha é coisa que nem Noiva Muito Neurótica tem o direito de fazer. Às vezes o vestido que cai bem e que faz sua pobre irmã/cunhada/tia/amiga ficar a vontade simplesmente NÃO É FEITO na cor que você designou a ela. Besteira essa coisa de que não pode repetir cor no altar (e ABSOLUTAMENTE NINGUÉM -NORMAL- OLHA ISSO… Só peça para alguém intervir caso sua madrinha queira usar PRETO. Aí pode.
  • Feche a lua-de-mel (e se for viajar em alta temporada, feche o quanto antes…) – Caberia aqui eu dizer o quanto acho um horror cotas de lua-de-mel? Mas essa é opinião pessoal, não está nas verdades universais do checklist! hahahaha Melhor ir para  Long Beach (aquela perto de Santos…) do que pedir dinheiro! hahahaha
  • Comece a pensar nos detalhes: jogar sapo, muralzinho de recados, retrospectiva…
  • Encomende a grinalda e/ou o buquê. Seu e das daminhas.
  • Entregue os documentos do seu batismo e licença matrimonial na igreja onde vai casar.
  • Se fizer questão de que algum amigo/parente faça uma leitura ou um discurso: avise-o JÁ!
  • Hora de organizar chá-bar ou chá-de-cozinha. Fica levemente menos brega se você pedir para uma amiga organizar – eu tenho HORROR àquelas brincadeiras. Nem meus aluninhos de 10 anos achariam graça em caçar anel na farinha… Mas eu entendo que a família pode fazer com que o chá se torne um mal necessário..=P Quem sabe….vou amadurecer a ideia. O que vocês acham?

TRÊS MESES ANTES

  • Comece a entregar os convites (se tiver muitos convidados de fora da cidade pode começar uns meses antes). Motoboy é preferível ao correio (Juro! Li em livros de várias mestras da etiqueta…hahaha) – compreensível que em São Paulo seja praticamente impossível entregar tudo em mãos. Especialmente para quem tem uma vida além do casamento. Tipo, um trabalho.
  • Feche os doces e os bolos.
  • Feche o dia da noiva. Se você tiver convidadas (especialmente madrinhas) de fora da cidade, não esqueçam que elas estarão órfãs de salão. Ajude-as a encontrar algo que combine qualidade e preço – mas não se encontre com elas se isso te deixar nervosa. Já marque os dias dos seus testes de cabelo e maquiagem.
  • Marque a data e o local do casamento civil – e fique atenta à burocracia e documentação!

DOIS MESES ANTES

  • Termine de entregar os convites.
  • Contrate o carro que vai te levar para a igreja
  • Tente uma nova degustação no seu buffet. Só para garantir que nada mudou.
  • Defina sua lista de presentes. Mas por favor: nada de cartãozinho da loja no convite. Além de brega, mal-educado.
  • Reserve acomodação para os convidados que vem de fora da cidade. Se for o caso, reserve vans também – serviço bem interessante considerando a segurança pós-bebedeira!

UM MÊS ANTES

  • Compre sapato, meia-calça, lingerie para a noite de núpcias…
  • Faça o chá-bar ou chá-de-cozinha…ou chá-de-lingerie…ou sei lá…Estou realmente pensando numa balada ao invés de chá-bar. Vou amadurecer a ideia.
  • Verifique os documentos para a viagem. Descobri essa semana que na época do meu casamento, meu passaporte estará vencido. Já pensou?
  • Defina com os músicos a trilha sonora da cerimônia religiosa (SONHEI ESSA NOITE COM A MÚSICA DOS CUMPRIMENTOS!!!!! INCRÍVEL!!!).
  • Defina com o DJ as músicas da recepção.
  • Reserve o hotel para a noite de núpcias.

UMA SEMANA ANTES

  • Confirme todos os serviços contratos (se tiver uma assessora, você mais uma vez, fica só de camarote…)
  • última prova do vestido, testes de cabelo e maquiagem.
  • Confirme reservas da  lua-de-mel.
  • RSVP!
  • Lembre seu amado de cortar o cabelo – ele precisa se sentir com um papel importante também…hahahaha
  • Faça a mala para a lua-de-mel.

DOIS DIAS ANTES

  • Depilação – PELAMORDENOSSASENHORA! Se você for branquinha como eu, não faça JAMAIS no dia do evento. Vai ficar toda vermelha, empipocada, com várias partes do seu corpo num tom…pink-doença-contagiosa!
  • Busque o vestido de noiva.
  • Use os sapatos do casamento para amaciá-los (óteeeema dica!).
  • Dê um jeito de fazer sauna e massagem. Neurótica no dia não pode.
20 Respostas para “O famigerado CHECKLIST

  1. Aqui no Rio esse check list não funciona mais. As coisas estão tão concorridas, que o ideal é começar os preparativos um ano e meio (no mínimo) antes.

    Bjinhos!

  2. Muito legal!Algumas coisas que fechei coincidiram com o check list que vc postou,outras não.Fechei meu vestido de noiva com 1 ano de antecedência!rsrs,mas pq foi “o vestido”!!! O salão com 1 ano e meio de antecedência,mas isso varia de acordo com o lugar.Existem salões e igrejas aqui que são super concorridos e precisam ser reservados com mais antecedência.Quanto as cores dos vestidos das madrinhas é meio complicado,estou numa dúvida cruel se deixo livre ou não,tenho medo de virar carnaval com muitas cores exóticas!rsrs. Outra coisa,sobre a lista de presentes,tem pessoas que acham que deva colocar anexado ao convite,outras não,mas confesso que nunca fui muito fã do nome da loja no convite não!O noivo já acha que deva colocar.Acho que se a pessoa estiver a fim de dar um presente,ela vai perguntar onde está a lista,mas ainda assim minha dúvida permanece!rsrs
    bjs

    • Olá, Verônica.

      Você tem razão: tem coisas que não vão bater mesmo, porque dependem de uma série de variantes pessoais. Eu quero ver meu vestido por último, porque tenho fé em Deus e acredito que um milagre vai acontecer e eu vou emagracer! hahahahahahahah Quanto mais tempo, maior a chance disso acontecer! hahahahahaha

      A Igreja onde vou casar é bastante concorrida, mas acho que demos muita sorte! A gente foi marcar e não tinha ninguém reservado no dia! Fomos pagar uma semana depois e os horários estavam todos tomados. Tem isso também…sorte! Mas quem quer contar com ela?

      Quanto aos salões, meu casamento será em exatamente um ano e estamos cheios de opções pré-reservadas (um grande viva para a assessoria de casamento!). Estamos experimentando um e outro antes de fechar… E abrimos nosso leque de opções: se antes queríamos um salão do lado da igreja, agora já estamos considerando Bela Vista e Vila Olímpia!

      Olha, não colocar o cartãozinho da lista de presentes é uma questão de etiqueta e até onde eu vi, todas as “grandes” da área concordam com isso… Vincula a ida da pessoa a um presente – e um presente pré-escolhido. Acho mesmo o fim da picada…Recebi MUITOS convites desse tipo e sempre dei presente da lista – acho que é uma questão de praticidade e tudo mais. Mas a gente nunca sabe qual a situação do convidado e acho que montar a casa é responsabilidade dos noivos. Se alguns presentes vierem, é lucro. Mas não acho legal sair declarando no convite não. Uma boa opção é colocar a lista de presentes no site dos noivos (você tem?) ou deixar que a pessoa encarregada de fazer o RSVP responda às perguntas sobre a lista.

      O que acha?

      • Thaise,tenho site sim http://www.prometo.com.br/veronicaevitor pra quem quiser dá uma espiadinha.É sim uma boa idéia colocar no site,até tem um espaço para isso.Sendo assim,teremos que colocar o endereço do site anexado no convite certo?Até porque no site tb pretendo colocar dicas de hotéis,salões de beleza,pois terei muitos convidados de fora da cidade e essas informações ajudarão.Concordo com você quando vc disse que o convidado não é obrigado a dar presente e muito menos é obrigado a dar da lista,embora seja mais prático.Outra coisa,qual sua opinião a respeito de enviar o convite de casamento para algumas pessoas por email,tipo colegas de faculdade,trabalho…Na minha opinião,acho que para essas pessoas não é necessário dar um convite daquele grande e sim enviar por email e dar só os individuais,principalmente se forem solteiros.O que acha?Não sei se você irá escrever algum post sobre isso,convites,confirmação de presença pra quem vai fazer,etc.Tá aí uma sugestão.
        bjs

      • Exatamente. No convite vai o site impresso (bem no rodapé), justamente para que você não precise ficar anexando nada a ele: nem lista de presentes, nem mapinha…toda informação vai para o site. Eu, muito viciada em internet, acho FANTÁSTICO! Muito prático e lindo…
        A questão da lista é mesmo opção do convidado. Ele não tem obrigação de dar presente, no final das contas… Acho que não esfregar a lista na cara dele significa que você está mais interessada na presença do que no presente!
        Ah, mais para frente vou falar sobre convites sim – só que por enquanto ainda estou meio por fora pois não chegamos nessa etapa ainda!
        Hum…acho que você poderia dar o convite sim, mostra que você se importa, que o convite é oficial e dá uma certa formalidade ao seu evento, não acha?

  3. quando eu casei foi
    uma correria não e
    facil.
    vai chegando o dia
    sempre tem alguma coisa faltando.
    mas vale apenas e muito bm
    casar cm quem que vc ama.

  4. Eu estava pensando justamente nisso. Quantas e quantas coisas faltam nessas listas! Acho que serve para dar uma organizada nos fornecedores, mas claro que não contempla tudo não…

    E você tem toda a razão: a festa é só o meio. O fim é dividir sua vida com a pessoa que você ama, complemente. O Gustavo me diz isso todos os dias: que mais do que “a festa de casamento” ele quer “o casamento”. Mas eu realmente acho que não é obrigatório desvincular uma coisa da outra.

    O melhor da festa é que qdo ela acaba começa uma outra…a vida com meu amor. Não é?

  5. ADOREI O BLOG!!!!!!!
    Além de registrar toda a sua adrenalina e decisões, ainda pode ajudar bastante gente que está na mesma situação. No me caso, como ainda falta alguns aninhos, posso ficar atenda nessa questão de antecipação com as datas e outras coisinhas…
    Td liiindo

  6. Oi Thaise…!

    Comigo esta check-list não funcionaria…Eu aliás, não segui uma. Eu marquei a data do meu casamento assim q meu noivo foi chamado pra assumir a vaga q tinha passado em primeiro lugar na prefeitura. Aí fui marcar igreja.

    Aqui em São José, a igreja é disputadíssima…Mas mesmo assim consegui o dia que eu queria, em dezembro.
    Daí fui vendo salões, buffets, até que consegui o salão que eu queria, com o buffet que fez um preço bom. Tanto q optei por jantar (inicialmente, tinha pensado só em coquetel, ou no máximo coquetel com massa! Mas como o preço foi legal, deu pra optar por jantar!).

    Quando se paga à vista, tem-se um bom desconto! Eu consegui ter o abatimento do aluguel do salão, ou seja, paguei à vista e ganhei o salão, o q foi ótimo!

    Aí fui ver doces finos, bem-casados, já tinha provado alguns em uma feira de noivas q teve aqui em São José, já sabia qual eu gostava e muita coisa ia discutindo por email (preço principalmente!!!).

    Não inclui bebidas alcólicas, só cerveja, mas excluí vinho e champagne (fica caro e não é fácil acertar! Como eu e o Fê não bebemos, optamos por servir só cerveja, refri, água, coquetel!).

    Contratei o DJ, escolhi a decoração (uma coisa legal, q não sai tão cara, são os porta-guardanapos. Dão um ar super chique na mesa e a que fez os meus me cobrou R$1,00 o porta-guardanapo e ele é lindo! Mas pesquisei bastante até achar esta moça aqui em SJosé!).

    Já estou fazendo a prova do convite. Contratei assessoria só para o dia, como já havia dito antes. Quero uma festa com a minha cara e não com a cara da cerimonialista. E lembre-se, se vcs estão sem grana, contratem a cerimonialista só para o pacote dia, pois se ela participar do fechamento de TODOS os seus contratos, eles ficarão no mínimo 15% mais caro (é a porcentagem mínima q as cerimonialistas levam a cada fechamento de contrato)…Aí pergunto: será mesmo necessário uma cerimonialista qdo vc for escolher um serviço? Pesquise, desgute, leia o contrato, tenha certeza q tem termos claros, enfim…!

    Fechei os doces comuns também, agora só está faltando pra eu escolher onde farei o dia da noiva!

    O vestido? Foi o mais fácil! Comprei a revista Figurino Noivas durante 2 anos. Escolhi o meu vestido dos sonhos. Fui em uma loja de noivas aqui de São José com a revista e disse: ‘Quero este vestido’. Elas trouxeram o vestido pra mim de SP e eu paguei um preço ótimo de primeiro aluguel! Ou seja: vestido dos sonhos, vindo de SP, com bom preço! E ainda como paguei à vista, ganhei o arranjo de cabelo, o véu, as luvas, o sapato, enfim, foi ótimo!

    Ficam aí as dicas!

    Beijo a todas as noivas!

    PS: Eu caso dia 17 de dezembro.

    • Como eu disse, o checklist é para dar uma ideia e principalmente para organizar as diretrizes principais. Ele deverá ser adaptado para cada caso, sem dúvida.

      Dica especialíssima a sua: PAGAR O QUE DER A VISTA! E vale para tudo na vida…hahahaha Mas com certeza te dá uma margem de negociação absurda!

      Quanto à cerimonialista eu discordo. Bom, meio-discordo, porque acho que cada caso é um caso. Escolher bem a cerimonialista e perceber que ela (ou no meu caso, elas) entenderam sua expectativa é fundamental. Acho até graça como elas já sabem do meu gosto. “Vou te levar num lugar que você vai amar” ou “Já que você insiste, vamos ver o lugar x…mas não é o que você está procurando”. Assustador. Além da questão tempo, que eu realmente não tenho… – e do fato que vou ficar fora do país um tempo precioso que serviria para adiantar muitas coisas.
      Essa questão do preço definitivamente é relativa. Tem um espaço maravilhoso na Vila Olímpia em SP cujo aluguel custa 19 mil. Eu sei, porque EU liguei antes de contratar as assessoras. Para elas, por acordos e tudo mais, sai a 8! Os assessores são os melhores clientes dos fornecedores e só vai pagar 15% a mais quem não está por dentro dos preços (que não é meu caso..). Além do mais, eu não tenho que fechar com nenhum dos fornecedores delas…e o preço final do meu casamento está previsto em contrato. Tudo que for passar, eu ou o Gustavo temos de autorizar por escrito.
      O fato de ter assessoria não quer dizer que eu deixe os planejamentos de lado. Muito pelo contrário. Mas posso focar exatamente a parte do planejamento que me interessa…
      Por isso eu digo: escolher a empresa certa, de acordo com seu perfil e expectativa é fundamental.
      Eu tive a experiência de pesquisar, degustar e fazer visitas sozinha e com a assessora. Não me arrependo mesmo…

    • Thaís,vc casa 6 dias depois de mim,caso dia 11/12 :). A escolha do meu vestido tb não foi difícil não,logo que vi me apaixonei.Tb comprei essa Figurino Noivas,tem muitosssss modelos de vestidos,só o ruim é que de uma edição para outra,muitos modelos se repetem,mas tem muitos vestidos lindos,o meu é da center noivas.
      boa sorte nos preparativos,
      bjs

  7. Olá Ise…
    Estou adorando seu blog, super interessante…
    Quanto a assessoria eu tb achava um gasto “a toa”, só para mostrar para os convidados que meu casamento foi assessorado por um empresa “X”… Mais lendo o seu “post” mudei a minha visão. Thank’s!
    Se você puder ir colocando os sites de onde vc visitou tipo
    Igreja
    Buffet
    Assessoria
    Foto e Filmagem
    Dia da noiva e afins.. assim pra quem, como eu, mora em SP fica mais “antenada” com valores, qualidade dos lugares e etc..
    ISE MUITO OBRIGADA! VC AJUDA DEMAIS!
    Beijos Lu

    • Olá, Lu! Que bom receber um recado fofo assim! É mesmo verdade que nos ajudamos e descobrimos muito juntas, não é?

      Pode deixar que vou colocando sim. Só fechamos a igreja até agora (acabei de escrever um post sobre isso – olha lá!) mas o espaço e provavelmente o buffet deve sair na próxima semana.

      De que lugar de SP você é? E casa quando?

    • Coincidência mesmo!Por pouco não casaremos no mesmo dia!A Center noivas tem cada vestido lindissímo né?Super indico.
      bjs

  8. Thaise…

    eu adorei seu blog e td oq escreve (com mta perfeição, difa-se de passagem).

    Te “descobri” hoje e li tudo…tudo mesmo!rs

Deixe um comentário

