“Muito ensaio para um ensaio fotográfico” – por Jorge Teixeira

Minha mãe sempre foi uma amante da fotografia e acho que peguei isso dela. Semprre tive câmera, sempre fui apaixonada pelos meus cliques e sou do tipo que anda com a dita-cuja na bolsa. Sendo assim, é óbvio que para mim uma das coisas mais importantes do casamento serão as fotos – a recordação do dia tão maravilhoso que estou organizando com tanto carinho.

Uma das coisas mais maravilhosas desse blog foi o tanto de gente que eu conheci em uma semana (só isso!), também amantes de casamentos e consequentemente dos clicks. Duas dessas pessoas foram dois fotógrafos, um de SP e outro do RJ – com quem estou fechando parcerias e promoções para lançar aqui no blog EM BREVE!

Por isso, quem assina o post de hoje é o Jorge Teixeira – e eu pedi para que ele falasse dos ensaios de noivos! Já vi fotos maravilhosas inclusive, decorando o espaço da recepção.

Noivinhas do RJ: Loguinho uma promoção maravilhosa para vocês também! FIQUEM LIGADAS!

Abraços,

Ise

Muito ensaio para um ensaio fotográfico.

Eu não consigo entender, nos dias de hoje, o porquê da fotografia de estúdio não ter acompanhado a arrancada que a fotografia digital teve no Brasil.

Desde que comecei na profissão, nos idos de 1998, a baixa procura por ensaios fotográficos era evidente. Quase todos os meus clientes nunca tinha ido procurar um estúdio para realizar algumas fotos e ter um material legal e bonito em casa, coisa que quase a totalidade de nós(me incluo nesse rol), leitores desse texto nesse momento, temos em casa aos montes, mas de nossos avós, pais, tios ou até mesmo, de nós mesmos, mas quando éramos crianças.

Não estou falando aqui, sobre fotografia de casamentos, onde o registro fotográfico se faz obrigatório visto ser o único documento visual que teremos da comemoração, mas sim, de tirar um dia para – contratar um profissional – e fazer fotos com a família, namorado, noivo, filhos ao até sozinho mesmo.

A tecnologia digital popularizou a fotografia. Hoje todos nós possuímos ao menos uma câmera em casa (sem contar o celular) e isso “barateou” os valores cobrados por laboratórios e o mesmo aconteceu com os estúdios que estão com capacidade ociosa fazendo, na maioria, fotos 3×4.

Com exceção da região Sul do país, onde a fotografia em estúdio tem uma procura acima do normal, o restante do Brasil conta com bons estúdios e profissionais com capacidade e competência para realizar um excelente trabalho.

Mas cuidado: não existe milagre.

No caso de fotografia o valor apresentado está diretamente ligado à experiência e equipamentos utilizados. Desconfie de valor muito baixo, pois com isso, o profissional não tem condição de se atualizar em cursos e equipamentos e o produto final pode não ser aquilo que você espera.

Para se ter uma idéia de valores, a maioria dos estúdios sérios trabalha cobrando uma taxa de estúdio que pode ter maquiagem inclusa ou não e cobra as fotografias em separado por unidade ou por pacote. Essa taxa inicial fica, no mínimo, por volta de R$300,00 (valores para São Paulo) e as fotografias por volta de R$10,00 a R$15,00, dependendo do tamanho e da quantidade (procure sempre se esclarecer sobre esses valores antecipadamente).

Desconfiem de estúdios/profissionais que não cobram essa taxa pois, como falei, não existe milagre e vão tentar te “empurrar” uma série de itens, fotografias, posters e banners e no final vai ficar mais caro do que o outro estúdio que pratica a taxa.

Continuo a levantar a bandeira de que o registro fotográfico é um instante eternizado de um momento significativo especial e único e, para estimular a decisão pelo ensaio fotográfico, lancei uma promoção que espero que se torne permanente: “Ganhe um Ensaio Fotográfico”.

Para saber mais sobre a promoção, basta acessar www.jorgeteixeira.fot.br e participar.

Lembre-se:

Fazer um ensaio fotográfico faz bem pra vida, pra pele, pro ego. Entrar em um estúdio é uma experiência diferente, onde tudo está voltado para nós; para nos realizar pessoalmente.

E então, vai continuar “ensaiando” para marcar seu ensaio fotográfico ?

Até mais

Jorge Teixeira

8 Respostas para ““Muito ensaio para um ensaio fotográfico” – por Jorge Teixeira

  1. Olá a todas!

    Quando se trata de foto/filmagem, não tem jeito! Realmente, é uma das coisas mais caras! Só o buffet ficou mais caro q foto/filmagem!

    Eu tenho uma amiga de BH q é fotógrafa. Aliás, eu adoro ela, a Gaby! Nós somos super amigas (até porque nós duas somos são-paulinas roxas e sempre conversamos sobre futebol e sobre o nosso tricolor!). Antes de eu ir atrás do fotógrafo, conversei com ela via Skype e ela me deu um monte de dicas. Por ex:

    – Veja se é mesmo o fotógrafo q vc está conversando (ou melhor, do qual vc está vendo o portfolio) q estará lá fotografando no dia do casamento. Parece óbvio, mas tem muito estúdio q tem ‘equipe’, aí vc conversa com um fotógrafo (q é o q tirou aquelas fotos, q participou do portfolio q eles estão te mostrando), deixa tudo certo com ele e no dia, quando vai ver, é outro q está lá, que nem conversou com vc. Então, prestem atenção nisso!

    – Se possível, contratem no mínimo 2 fotógrafos. A equipe preferencialmente tem q ter 2 fotógrafos. Sei q fica mais caro, mas vale a pena, assim como filmagem com duas câmeras. Isso porque enquanto um fotografa o detalhe, o outro pega a visão geral.

    – Também, se financeiramente possível, optem pelo fotojornalismo. Dá uma diferença brutal em álbuns com fotojornalismo e sem fotojornalismo. Pra quem não entende muito, basicamente, fotojornalismo vai-se ‘trabalhar’ um pouco a sua foto. É possível fazer montagens lindas, diminuir, aumentar, cortar, enfim, o q se quiser fazer!

    – Não compre álbuns gigantescos! Vcs devem notar q quanto maior o álbum, maior o preço! Eu acho q álbuns muito pequenos não são legais, agora ultimamente tem uns álbuns literalmente GIGANTESCOS!! Eu sou pequena, quando fui ver estes álbuns, meu Deus, tive dificuldade de levantar o álbuns, de tão pesados que eram! Álbum gigante é difícil de carregar de um lado para o outro (porque é pesado!) e fica difícil de folhear (imagina um peso gigantesco no colo da sua avó, q certamente irá folhear o álbum!). Então, não precisa ser pequeno, mas também não precisa ser gigantesco! Tamanhos entre 24×30, ou 20×30 são legais. Hoje em dia tem álbum até de 40×60!! Eu acho estes álbuns de 40×60 ou 30×80 exagerados, mas tem gosto pra tudo e não critico ninguém pelas suas escolhas.

    – Quanto à filmagem, se vcs tiverem condição, optem também pela captura de áudio. O q é isso? É q eles vão filmar a cerimônia da igreja com o equipamento de som ‘colado’ nas caixas acústicas da Igreja…Portanto, se alguém falar, ou dar um espirro na hora da música, não vai aparecer no filme. Senão tem captura de áudio, capaz de aparecer o som…!

    – O legal é se a equipe de foto contratada faz uma prévia (ou ensaio). O ensaio pode ser feito em um lugar que o casal escolher, ou mesmo em estúdio, porque daí são tiradas fotos, pra ver qual é o melhor ângulo, como fica mais legal…Até pra no dia, vc saber o q te favorece…! Eu sou leiga no assunto, mas todo mundo tem um jeito q favorece na foto! Até os artistas de Hollywood tem isso (ou vcs nunca notaram q tem alguns artistas q só tiram foto com a cara de um jeito ou de outro??), se eles têm, porque nós pobres mortais não teremos? rsrsrs

    – Veja se vc terá as cópias digitais das fotos! É bem legal ter, dá pra mostrar na TV também, ou no micro, além disso, vc pode pedir cópias extras das fotos q mais gostar.

    Bem, de dicas de foto/filmagem são estas…Agora, meninas, preparem o bolso! É uma das coisas mais caras do casamento! Eu contratei uma equipe bem famosa aqui de SJCampos, uma das mais experientes!

    E outra coisa: eu como dentista digo: muita noiva, mãe da noiva, madrinha, nem lembra disso, mas seria interessante passar pelo seu cirurgião-dentista antes do casamento, pra não sair com aqueles dentes amarelados (faça um clareamento antes, troque restaurações em dentes anteriores, faça um polimento em restaurações antigas de resina, cuida da sua saúde gengival…).

    Pra mim, também é muito feio aquela foto, caprichada, com o sorriso da noiva amarelo, da mãe da noiva amarelo, a gengiva super inchada, sangrando…Não dá né gente! Então, pensem nisso!!!

    Não se esqueçam de passar no dentista antes de se casar também, com tempo, pra fazer os tratamentos necessários!

    Beijocas a todas!!

    • Todas as dicas MUITO MUITO MUITO boas. Como sempre, valeria um post o comentário da Thaís.
      Várias coisas que vou levar em consideração quando for fechar as minhas fotos.

      CARA, GENIAL ESSA DOS DENTES. Eu odeio os meus, estava pensando nisso ontem…

  2. Nooooooooooosssa!! Sempre tive vontade de fazer um ensaio. As máquinas digitais popularizaram demais a fotografia, é cada coisa que vc vê no Orkut, por exemplo, as pessoas não tem noção nenhuma, mal conseguem centralizar o objeto ou pessoa a ser fotografada! hahahaha
    Mto legal vc fazer esse resgate. Eu vi na casa de um casal de noivos os resultados de um ensaio. O casal nem era tão bonito, mas estavam perfeitos nas fotos. Não aquela foto que vc precisa por legenda embaixo pra saberem que é vc, mas um trabalho mto bem realizado, um fotógrafo que sabia o que estava fazendo e soube captar a beleza dos dois.

  3. Adorei a dica da Thaís!! Vamos cuidar da nossa saúde bucal. Eu tenho fixação por dentes bonitos!!

  4. Foto foi uma das coisas que primeiro contratei! Com certeza são muiiito importante! Esses ensaios dos noivos é muito legal tbm. E ai noiva neurótica vai fazer uma e-session???

    • Estou DOIDA para fazer um ensaio, especialmente para poder vir aqui e narrar tudo em detalhes para vocês! hahaha Viciei em vir contar tudo e saber o que vocês acham e quais ideias dão…rs

      Preciso fechar o espaço e o serviço de buffet para ver como vai ficar meu orçamento! Minha sorte é que tenho um ano para ir guardando uma graninha extra (Deus, são TANTAS graninhas extras…hahahaha)..

      Viu o post de hoje? Quem sabe eu não ganhe o concurso do orge Teixeira ou acabe no Rio e faça uma sessão com o Immonem? Os preços estão bons!

Deixe um comentário

