Quem paga a conta?

Dinheiro sempre dá problema. Pelo menos é o que dizem…

Diz a tradição que quem paga a conta da festa são os pais da noiva e o noivo paga toda a lua-de-mel. Eu acho que de todas as tradições de casamento, essa é provavelmente a mais sem noção. Explico: acho que eu nunca vi isso acontecer na prática. E nem sei se faz sentido acontecer em 2010 onde 95% das mulheres trabalham…

Diz a Vera Simão em seu livro CASAR que quem paga, quer dar opinião. Alguém tem dúvida? Aposto que vocês também ouvem várias pessoas com a receita de como deve ser o casamento perfeito: Faça assim, faça assado. Eu tendencialmente não gosto muito que fiquem apitando na minha vida, sob pena de pegar raiva da pessoa eternamente. Claro, provavelmente mais uma de minhas neuroses – e resultado de ter crescido em família italiana não sabendo quantas vezes ouvi como eu TINHA que fazer alguma coisa. Será que vocês também não tem alguns “oráculos” nas famílias de vocês? hahahaha Eu tenho.

De qualquer forma, em todos os casamentos que eu fui na minha vida, gastei boa parte do tempo da festa observando o que eu faria igual e o que eu faria diferente no MEU. Não, agora definitivamente não é o momento em que eu quero alguém buzinando na minha orelha e dizendo quanto posso gastar com isso ou com aquilo…

Eu e o Gustavo optamos por um casamento simples (hahaha ele vai rolar de rir e discordar….), mas pago por nós. Isso não quer dizer que eventualmente não vamos pedir ajuda aos nossos pais. Alguns empréstimos e adiantamentos são sempre bem-vindos…hahahahaha Mas a tendência é que façamos aquilo que podemos, sem enrolar ninguém. Já somos grandinhos, né? =P

E eu acho que estamos tirando um treino muito legal para o nosso casamento: estamos planejando juntos, controlando nossas finanças, nos ajudando, um cobrindo o outro…tem realmente sido uma experiência bem legal. Para pagar o apartamento, a gente pegou o preço da parcela e simplesmente dividou por dois. Mas com a festa é diferente. Estamos fazendo planejando juntos, escolhendo juntos, pagando juntos e cuidando um do outro…

É um aperitivo. O que vai ser o resto de nossas vidas…

Eu sempre disse ao Gustavo que queria um marido, não um roommate. Acho que ficar dividindo tudo o tempo todo não dá. Vida juntos é juntar tudo o que temos e aí começar a pagar NOSSAS COISAS…e estamos no treino 😉

E vocês? Quem está pagando a conta? Por quê?

19 Respostas para “Quem paga a conta?

  1. Bem, comigo foi um pouquinho diferente…!

    Eu e meu noivo trabalhamos. Então, a gente optou por fazer a coisa da seguinte forma: eu durante 3 anos economizei e guardei din-din pra conseguir pagar o casamento todo à vista. Sou eu q paguei o casamento, do buffet, passando pelo DJ, decoração, convites…Enfim, do casamento em si fui eu q paguei.

    Meu pais deram pra mim e para o Fê um apartamento. Meu pai demorou um século pra conseguir comprar o apê, mas foi o presente dele pra nós.

    O Fê entrou com a função de mobiliar todo o apartamento. Desde sofás novos, mesa, cama, etc., enfim, esta parte está saindo do bolso do Fê.

    Minha irmã (q é minha madrinha) me deu como presente o vestido de noiva. Mas nisso ela foi muito legal: ela simplesmente me deu o $ e falou: é o meu presente, mas escolha do jeito q vc quiser! Ela também me deu de presente o dia da noiva. Com isso, eu tive total liberdade de escolher exatamente o q eu queria!

    Os pais do Fê nos deram fogão, geladeira e máquina de lavar novinhos. Mas também agiram de maneira semelhante à minha irmã: assim, a gente ganhou bastante liberdade pra escolher o modelo q a gente quis. E tanto eu quanto o Fê queríamos tudo de inox na minha cozinha nova e assim conseguimos!

    Dinheiro é sempre complicado exatamente pelo o q vc falou: quem paga geralmente quer decidir! Com a gente não teve muito problema (sobretudo no casamento em si) porque a noiva (eu no caso!) pagou tudo.

    Ah, sim…A lua-de-mel ficou por conta do Fê.

    No meu caso foi assim. E acabou dando tudo certo. E a gente vai começar a nossa vida zerado em termos de poupança, mas em compensação sem absolutamente NENHUMA dívida!

    Isto é uma coisa pra vcs pensarem: tenho 2 amigas q casaram e continuaram pagando o casamento depois de casada. É difícil começar a vida a dois já tendo dívidas. Pensem nisso…!

    Eu e o Fê optamos por já deixar tudo pago com antecedência. Como eu disse, a gente começa sem poupança nenhuma, mas sem dívidas também!

    Pensem nisso…!

    • Ah, mas você tem toda razão: começarmos vida de casados sem dívidas. Isso é prioridade no nosso planejamento. Como namoramos há pouco tempo e não tínhamos dinheiro guardado, tanto para comprar o apartamento quanto para a festa, usamos de uma boa vantagem: tanto eu qto o Gu temos um salário relativamente alto. Então a gente não deu praticamente entrada no apê, mas pagamos parcelas de 2 mil reais mensais – enquanto que a média das parcelas gira em torno de 400-500 reais para um apartamento como o nosso. Para a festa, optamos por um esquema parecido, graças à asessoria: nós pagamos mensais de pouco mais de 2 mil reais e elas vão fechando o contrato com os fornecedores….então na verdade, a gente paga a prazo para elas, mas não necessariamente elas pagam a prazo para eles, entende? É o que vier da negociação.
      Vamos pagar por fora o que ultrapassar nosso orçamento inicial.
      Nós nos organizamos para que não precisemos contar com os presentes…mas claro que se eles vierem, ajuda! hahaha
      Acho que foi muito legal como vocês fizeram. Mesmo. Os pais ajudaram, mas deram total autonomia.
      Eu e o Gustavo queremos escolher tudo também…Fora o fato de que vamos ter que montar nossa casa, porque vamos morar pelo menos 6 meses de aluguel até o apê ficar pronto…Então ninguém vai poder chegar e falar: tó o fogão! hahahahaha Não teremos onde por, vamos morar num flat mobiliado…..hahahahaha

  2. Que bunitinha dando aula!!! Mew, o dia que eu for casar vai ser waaay easy!!! Já estou vendo todas as dicas do mundo aki!!

  3. “quem paga, quer dar opinião”.
    E foi por isso que eu e o noivo decidimos que nós dois pagaríamos tudo. Temos um grande oráculo na família. Já é um grande oráculo (adorei isso hehe) sem pagar…Se pagasse então!
    O pior, é que como o oráculo não está dominando a situação, acha que as coisas não sairão da maneira “correta”. Sem dúvida esse oráculo irá se surpreender = ) .

    • Ah..que fique bem claro que os meus oráculos também não dão um centavo! hahahahahaha E eu de jeito nenhum estou falando dos meus pais. Certas pessoas que nasceram para cuidar da vida dos outros…e a deles????
      Eu estou com uma história familiar meio atravessada….
      Isso aí, Thaty! Surpreenda esse oráculo e volte para contar deliciosamente como foi isso….

  4. Quem pagou nosso casamento fomos nós mesmo…é claro que recebemos muitas ajudas. Também em dinheiro e em presente. Não fiz chá de cozinha mas ganhamos tantassss coisas dessas…foi uma surpresa maravilhosa. Nosso amigos deram muito apoio.

    • Eu também não vou fazer chá de cozinha não…!

      Sei lá, iria acabar ficando caro, uma outra festa, juntando as mulheres de uma família e as mulheres da outra, mais as amigas…! Isto fora q os homens queriam participar, transformando o chá de cozinha em chá bar.

      Até aí tudo bem, mas iria acabar saindo tudo do meu bolso e do Fernando, aí achei q iria acabar ficando bem carinho…Aí minha super melhor amiga Luciana me apontou mais um detalhe: ‘Thá, mas se tiver o chá bar, com os amigos do Fê e mais sua mãe, avó, todo mundo, nós, suas amigas, não vamos poder zoar com vc, nem fazer aquelas brincadeiras bobas…’

      Aí eu fiquei pensando nisso…Era verdade mesmo!

      Aí a Lú como é muito minha amiga, resolveu o problema pra mim: ‘Thá, esquece este chá-de-cozinha e deixa eu te dar um chá-de-ligerie!!! A gente faz lá em casa, só com a amigas e mais as madrinhas, pra a gente poder zoar muito com vc! E os presentes, ao invés de ser coisa pra casa, cada uma dá uma lingerie pra vc e mais um presente tosco!’.

      Eu tenho até medo de saber o q vem a ser estes ‘presentes toscos’, mas deve ser coisa pra dar risada, coisa de sex shop, enfim…!

      Mas eu confesso q fiquei muito mais feliz assim e até o Fernando, porque ele sabia q eu queria uma coisa q minhas amigas pudesse zoar e tal. Ele achou legal também!

      Aí a Lú q vai me dar o chá-de-lingerie, vai ser pra pouca gente, vou convidar só umas 10 pessoas, mas pra dar um help financeiro também pra ela (sacanagem ela ter q pagar por absolutamente tudo do chá de lingerie: bebida, comida, decoração…É muita coisa pra uma única pessoa pagar também!!!!), eu q encomendarei um bolo bem legal!

      Meu chá de lingerie vai ter até lembrancinha…Quem quiser eu posto o link de onde comprei as lembrancinhas, ficaram lindas!!!

      Enfim, fica a dica aí pessoal!

      • Eu não gosto do chá-de-cozinha por alguns motivos:

        -Não consigo achar graça nas brincadeiras. Fico absurdamente entediada ao assistir alguém procurar aliança no meio da farinha….

        -Quero escolher TUDINHO o que vai na minha casa.

        -Acho sem noção o povo dar presente duas vezes.

        A ideia do chá de lingerie só para as amigas e madrinhas é muito legal, eu já estou pensando nisso também. Estou pensando em de repente fazer um curso de poll dance ou strip com minhas amigas….algo assim! hahaha Mas ainda tenho tempo para pensar…

  5. Olá adorei seu blog..
    Já estou casada a 1 ano e 6 meses e agora estou gravida de 6 meses rss (mais esse não é o assunto rss)
    Então eu e meu marido também decidimos nos casar com +- 5 meses de namoro, foi quando saimos para procurar AP e decidimos por construir nossa casa pois era o que dava para pagarmos….
    Parcelamos o terreno, contratamos arquiteto e começamos a construção….foram 2 anos e meio até a casa ficar pronta e casarmos, nossa divida ficou dividida da seguinte forma, ele arcou com os gastos da construção e eu com o casamento, nesse meio tempo a familia resolveu ajudar, então ficou assim os pais da noiva ajudaram com a festa e os pais do noivo com a construção…… eu paguei toda a mobilia da casa e ganhei alguns presentes muito bom de padrinho (nada foi pedido tudo ganhado por livre e expontânea vontade) rss Paguei a festa, igreja e tudo mais com um pouco de ajuda de meus pais…
    Nossa casa ainda não esta totalmente acabada falta a parte externa ainda, mais estou muito feliz com tudo que conquistamos….e nosso casamento foi lindo e perfeito…to até ficando com raiva que todo mundo tá copiando rsss
    Tente casar sem dividas é a melhor coisa que vc faz.
    Bjossss
    Camila

    • QUE LINDO!!!!! Eu quero tanto tanto tanto ter um filho com o Gustavo! hahahahaha Se começar a pensar nisso, fico com vontade de queimar etapas….=)

      Eu e o Gustavo compramos nosso apartamento com quase 4 meses de namoro. Na maior certeza 😉 E por essas e outras não tínhamos dinheiro guardado.

      Conte da sua vidinha de casada aqui. Que tal escrever um post sobre as primeiras semanas de casada após o casamento para as noivinhas daqui???

      • Oiee
        Pode deixar, vou tentar escrever algo sobre as primeiras semanas de casada, apesar que não tenho muito o que escrever pq nossa vida é uma rotina louca rss mais tarde conto…bjossssss

  6. Como é bom ver uma noiva com pé no chão!!
    rsrs
    eu que paguei minhas contas (casa e casamento)
    claro que tive ajuda, mas mesmo assim fui franca
    “se que ajudar que seja de coração, pq o casamento será do meu jeito”
    falava na lata mesmo, pq o dia é meu e do meu marido
    e quem paga realmente se mete, vejo muito isso com as noivinhas p/ quem trabalho.

    sobre o post de mini casamento, me passa um e-mail que eu mando o post p/ vc.
    Bjus!!

  7. Idem a Patricia rsrsrs
    Que dicas ÓTIMASSS, não apague o blog dps que casar hein?
    Vai ser mto útil ehehehe

    O tema citado “pagar as contas”, é o principal motivo de ainda não termos o casamento em planos próximos =(
    Ainda estamos juntando $ pro apê, me formei em Direito agora…quero concurso, estou estudando sem trabalhar, então tá tudo bem travado !!!
    E antes do nosso apê, não queremos casar…afinal “quem casa, quer casa”
    Ainda tem a mobília, que claro, vai mais uma graninha….
    E a festa que não é nada barata…claro que tem opções mais baratas , mas pra ser do jeitinho que quero…sei que ia ficar pesado =/
    Quero casar na igreja…isso incontestável, e queria a Igreja do Embaré aqui em Santos , onde casou minha vó e minha mãe ( e é concorridíssima)
    E claro, é ótimo se bancassemos tudo pq não ia aguentar muitos palpites de quem bancasse.. sou bem neurótica tb hahaha

    Enfim, tô mais longe desse sonho….mas eu chego lá 😀 rsrsrs

    Adoro seu blog e o jeito que escreve !
    Beijos

    • Rafa,

      Eu entendo bem o seu momento, porque eu namoro o Fernando, meu noivo, há 7 anos. Há 3 anos eu comecei a juntar din-din pra pagar o meu casamento!
      Antes eu e o Fê estávamos fazendo pós, a grana era curta (bem, a grana sempre é curta…rsrs), não estávamos com muita perspectiva porque era mto estudo e pouco retorno!

      Aí finalmente acabou, o Fê passou em concurso e agora q estamos um pouco mais tranquilos, mas profissionalmente eu ainda ganho pouco, espero estar bem melhor daqui a alguns anos!

      Mas eu entendo perfeitamente o q vc está passando porque eu passei exatamente pela mesma coisa há alguns anos…!

      Força aí! Vale a pena esperar pelo momento mais adequado pra se casar!
      Bjcas!!!

    • Olá, Rafa! Bom te ver por aqui também!!!! =)
      Eu e o Gustavo compramos o apê sem guardar dinheiro – Dá uma lida no tópico QUEM CASA QUER CASA?- mas nós dois estamos trabalhando em ótimos lugares, isso facilita muuuuuuuuuito. Aliás, foi o que tornou tudo possível.
      Então não se preocupe…estude para os seus concursos mesmo e aí, com o seu salário rechonchudo, você faz tudo de uma vez…=) Com salário alto, nem precisa dinheiro guardado!
      Venha sempre! Gosto muito dos seus comentários também no Diário de Casal. Vai ser ótimo ter você por aqui também!

  8. Se a pergunta é: “Quem paga a conta?” te respondo com outra pergunta: Quem quer casar?. Com certeza ajudas são muito bem vindas e se quiserem fazer festa, pagar lua de mel, ninguém vai reclamar não é? Mas é bom os noivos não ficarem contando com isso e procurar seus meios que são mais certos e assim o que vier é lucro de acordo com o gosto do casal.

Deixe um comentário

