O Enxoval

Minha mãe conta que, quando começou a organizar seu casamento com meu pai (poucos meses antes do dia em si), minha vó separou um baú e começou a montar o enxoval dela. Tudo que era comprado ia para o tal baú – que a minha vó esperava que a mamis trouxesse para São Paulo logo após o casamento.

Eu consigo imaginar a cena e o tipão do baú, porque organizar as coisas dessa forma é um hábito italiano das antigas. BEEEEEEM das antigas. Da época em que se andava de carroça ou navio, sendo mais fácil transportar o baú do que no passat anos 80 do meu pai. Mas a questão nem era praticidade para a minha mãe: ela abominava o baú – mulher moderna no início dos anos 80…- pegou tudo de dentro e deixou o tal baú na casa da minha vó, na distante Bariri, interior de São Paulo. Nunca perguntei à minha tia Cris se ela levou o baú com o enxoval para casa depois de casada ou se mais uma vez a tradição macarrônica da nonna entrou pelo cano.

Tudo isso para dizer que, provavelmente influenciada pela minha mãe modernosa, eu sempre achei a expressão “fazer enxoval”  muito, mas muito brega. Para completar as neuras, eu sempre tive horror a serviço doméstico, a ser dona-de-casa…o que é bem estranho, já que eu sempre amei brincar de casinha…hahahaha Mas de qualquer forma, eu tenho que admitir, a idéia de comprar panos de prato, guardanapos e coisas do tipo nunquinha que foi meu sonho de consumo do momento pré-núpcias. Neurótica? Sim. Já avisei todo mundo que eu acho chá-de-cozinha um horror e que o primeiro que insistir em testar a minha diplomacia me fazendo procurar aliança em prato de farinha ou me pintando toda estará automaticamente cortado do festão. E tenho dito! “Mas e os presentes?” – você, leitora, pode estar se perguntando assim como alguns amigos e família… A verdade é que eu nem ligo. Acho uó fazer os convidados terem mais um gasto, mesmo que com coisas bestas, como pau-de-macarrão ou filtro de café. Acho que dá para comprar isso com o dinheiro que eu gastaria oferecendo comes e bebes no tal chá, né não? hahahahaha Talvez eu junte minhas madrinhas para uma confraternização, mas a coisa vai ter mais cara de balada ou de sex shop…porque pressupor mulher na cozinha é coisa dos anos 40. E eu puxei minha mãe! =P

Enfim, deu para perceber que os panos de prato não me animam, não é?

Mas com os anúncios oficiais do casamento correndo o mundo, muitas pessoas me perguntaram se eu já tinha enxoval pronto. Ouch. Não posso nem mudar para uma casa sem lençois e nem pedir que o Gustavo compre, correndo o risco de dormir em lençóis do Atlético Mineiro na minha noite de núpcias…

O que fazer?

Ótima pergunta. Nem sei.

Para não falar que eu não tenho nadica, eu comprei 2 jogos de toalhas gigantes, chiquérrimos, daqueles de hotel. Diga-se de passagem que a minha mãe me lembrou que no meu apartamento não teremos espaço para pendurar toalhas tão gigantes…e é verdade. Mas se eu não brincar de estrela de cinema com poucos meses de casada, não vou fazê-lo depois de 30 anos, né? hahahahaha

Minha mãe havia sugerido que eu ficasse tranquila e a medida que fosse encontrando coisas que gostasse, fosse comprando. Eu gostei da dica. Mas acho que corro um sério risco de casar sem nada….=P

De qualquer forma, tudo é muito relativo. Eu e o Gustavo pretendemos morar num flat até nosso apê ficar pronto. E aí não vou precisar de enxoval. E se precisar, o que me impede de entrar numa lojona que tem tudo, sei lá, tipo a MMartan ou a Marlene Enxovais e comprar tudo de uma vez?

Achei AQUI uma lista básica de enxoval, para a casa, o noivo e a noiva…como tudo no mundo, precisa ser superadaptável à realidade de cada casal (não tem santo que faça o Gustavo ter 6 pijamas, por exemplo…). Tem coisas aí que eu não sei o que, não sei se é necessário…então óbvio que vou levar minh mãe à tiracolo quando for comprar essas coisas…hahahaha

É um bom ponto de partida? É exagerado? É pouco? Estão comprando aos poucos ou vou comprar tudo de uma vez?

Enfim….NOIVAS MUITO NEUROTICAS DO SÉCULO XXI FAZEM ENXOVAL?

Não se esqueçam de que vocês podem assinar o blog e receber por e-mail o post do dia.

Para as noivinhas que estão querendo me escrever, eis meus contatos:

http://www.twitter.com/ise_pregnolatto

tvpregnolatto@gmail.com


29 Respostas para “O Enxoval

  1. Hahahah Não há nada no mundo que faça o Beto USAR pijama – que não sejam camisas de político e calças de moletom surrada!
    E eu acho o máximo! ahah

    Deve ser amor né?!

    Bjs

    • Hahahahaa eu não quis dizer assim….mas já que você disse…

      O Gustavo tem um pijama, que eu insisti para que ele comprasse….hahahahaha Ele usa quando vem dormir aqui em casa….rs

      Ele gosta de dormir de samba-canção e camiseta. If. hahahahaha

  2. Tenho um pequininho, inho,inho enxoval..Por minha mamis já teria tudo, mas dei um basta..Muita coisa não quero não, o único que fiz questão foram dois jogos de toalhas bordados, os outros serão toalhas boas porém sem tantos detalhes..rs

    Logo após o noivado ganhei umas coisinhas, que gostei muito, tudo haver..E faço conforme as dicas da sua mãe, se eu ver e gostar, compro, porém todo enxoval será pronto mais perto do casamento..Pois a casa tem necessidade de lençóis, etc e tal..não muita coisa, claro!!

    Ahhh..axo que meu noivo, não usaria pijama de – jeito – nenhum..kk

    • Essa história dos noivos e os pijamas estão dando um post a parte!!! hahahahaha

      Eu não fiz festa de noivado…sooo..nada de presentes. Poderíamos juntar umas noivas aqui e fazer uns consórcios….=P

  3. IMPOSSÍVEL o Fê dormir de pijama…AHAAHA! É mais fácil nevar em SJCampos do q o Fê dormir de pijama…! É samba-canção, camiseta também!!

    Bem, quanto ao enxoval, o apê q iremos morar só vai ficar pronto mesmo em Dezembro, mas eu já comprei algumas coisinhas…Até porque comprar tudo de uma vez sai meio caro…rs

    Então, dividi por meses. Faltam 6 meses até dezembro, então a cada mês eu compro um conjunto de toalhas, um conjunto de lençóis com edredon ou com cobre-leito, algumas calcinhas, enfim, dividi mais ou menos assim.

    Comecei mês passado. E já comprei algumas coisas, agora também não adianta comprar tudo de uma vez porque fica difícil arrumar lugar pra guardar tudo! Hoje em dia, os conjuntos de lençol, cobre-leito, edredons são bem volumosos…!!!

    Ah, lembrem-se também (parece coisa idiota, mas não custa lembrar!), q as camas hj em dia tem diferentes alturas e tamanho de colchão. Tem a casal box normal (altura do colchão cerca de 30 cm), tem a queen size e tem a king size.

    Os conjuntos de lençol box casal são mais baratos q das queen e da king. Além disso, tem conjunto de lençol pra casal q tem 20cm de altura, não cabe em nenhuma cama box em altura, aí se vc comprar, não vai servir! Vale a pena ficar esperta com isso!!!

    E pesquisar também né, lógico! Dá pra montar conjuntos bonitos, mas prefira coisas de qualidade…Por ex., percal não custuma formar ‘bolinha’, dura mais…Vale a pena! E tem marcas mais ‘em conta’ (tipo Santista, Teka) de percal, aí sai um pouco mais barato do q um conjunto da MMartan…Claro q da MMartan é lindíssimo, vale a pena ter umzinho (pelo menos, é o q eu consigo comprar…rsrsrs!).

    Eu vou ter chá-de-lingerie. Também não quis chá-de-cozinha. Optei por ter chá-de-lingerie só pra 10 amigas minhas (inclusive, é uma delas q está organizando).

    Mandei fazer lembrancinhas p/ chá-de-lingerie. Se alguém quiser ver, olha o link:

    http://twitpic.com/1zcdww

    Bjos a todas!!!

    • A ideia do chá-de-lingerie eu não abomino!!! Depois de contar às minhas madrinhas que elas o são, vou combinar algo desse tipo!!! =P Vi uns pacotes em sex shop, com aulas de poll dance e strip!!! Já viram???

      Como sempre, a Thaís merece um post inteiro, não um comentário. Essa coisa da cama é supercerta…um dos motivos que não me deixaram comprar nada para a cama ainda. Não sabemos nem se vai caber mesmo uma cama no quarto! hahahahaha

  4. Descobri seu blog agora.
    Haha, eu tb acho o termo “fazer enxoval” super mega brega. Mas, na verdade, já ganhei várias coisas. Mas não estou fazendo enxoval, estou ganhando presentes rs.

      • Olha, eu já ganhei muita coisa mesmo (e olha q ainda falta mais de um ano), mas sempre falta algo, né? Ainda mais depois de saber que preciso de muitos panos de chão e toalhas de piso rs.

        Incrivelmente (pq sou muito chata) ainda não ganhei nada que não gostasse. E minha sogra me enche de coisinhas diferentes e bonitas (reparou no último post do meu blog? Lá tem um exemplar dos presentes dela). Mas com certeza esse dia chegará haha. Mas, por enqt, vou curtindo…

        Bjos

  5. Como na primeira ocasião eu casei-num-arroubo-romeu-e-julieta-e-sem-festa-celebração-ou-aviso-prévio, minha mãe acabou me dando meu enxoval quando eu finalmente mudei: 10 meses depois. Porque, claro, em nosso momento de romantismo caótico, nós casamos (apenas no religioso) primeiro e depois consideramos o que fazer a respeito de moradia. HAHHAA. Olha o caos.

    Tinha um apartamento familiar vazio, mas ele entrou em obras. Que deveriam ser rápidas, basicamente repintar e recolocar o piso do corredor. E lá se foram 10 meses, nos quais eu tive o tempo de engravidar e virar mãe de um menino (embora, honestamente, eu já tenha saido da noite de núpcias assim). Opa, mais enxoval à ser feito. E um que dá muito mais trabalho, aliás.

    Enfim, voltando ao assunto original, do enxoval da casa, minha mãe fez as contas básicas e comprou sem-nem-me-perguntar: 3 conjuntos de toalha, 3 de cama, mais duas toalhas de chão avulsa. Aos poucos, eu fui acrescentando mais itens, mas é importante lembrar que essas coisas não duram tanto assim (não hoje em dia). Logo, você acrescenta e tira, quase igualmente.

    Geralmente os conjuntos de banho que vem com toalha de piso vem com apenas UMA toalha, então é importante checar isso também. Além do que, eu acho a tradicional conta de toalha de piso muito baixa: ninguém quer a toalha do chão molhada. E qualquer acidentezinho é motivo para trocá-las. Então, o ideal, é ter ao menos duas DUPLAS avulsas, caso ocorra alguma tragédia (e elas vão ocorrer, eventualmente, pode acreditar. Em prédios novos ou velhos, você uma hora vai descobrir o box vazando, ou derrubar um pote aberto em cima da toalha, e lá vamos nós.)

    Às vezes a gente acha que o protetor de colchão é uma bobagem, que pode ser adiado, que só é preciso quanto tem criança, e todo esse blablabla. Mas não tendo, você corre o risco de num vazamento noturno manchar seu colchão com sangue. E colchão não se lava, e sem poder esfregar, a mancha jamais vai embora.

    Aliás, eu não posso deixar de lembrar da importância de se ter MAIS panos de chão. A gente geralmente conta com um ‘mínimo’, sem pensar no dia-que-a-janela-for-esquecida-aberta. É importante considerar que acidentes acontecem. E, principalmente, e importante que tenham qualidade ou não secam porcaria nenhuma.

    Aventais, no entanto, provavelmente não serão usados. Eles ficarão na sua gaveta depois de sua terceira ou quarta incursão na cozinha, ocupando espaço e juntando mofo.

    É preciso considerar o que vocês realmente usam na cama: edredon? lençol? Colcha? Cobertor? Minha mãe tem toda paciência do mundo para retirar colchas lindas antes de dormir. Eu não, então cubro com edredon. Só que ai ele suja bem mais rápido. Resultado: tenho 3 edredons de casal, mais 2 de solteiro para me enrolar em caso de frio.

    Acho 3 toalhas para uso diário um desperdício de tempo e dinheiro. A toalha plastificada é muito melhor para ser usada diariamente, e é importante lembrar que vocês só vão jantar em casa. O jogo americano também é bem útil. Além do que, é preciso notar nas particularidades: eu escolhi uma mesa redonda, com tampo giratório. NÃO HÁ toalha para esse tipo de mesa, e realmente cobri-la tira seu charme.

    E, adianto logo, o gosto pelo enxoval vem mais tarde. Não quando você está no momento de sonhar com o casamento, e tudo mais, mas eventualmente você descobre o prazer de deixar sua casa bonita e com sua cara. Principalmente, em escolher seus lençóis e suas toalhas. Aliás, toalhas devem ser o luxo que você se dá: escolha aquelas que você gostou do toque, que vai usar com gosto. E lave-as bem antes, para garantir que não ficarão soltando pelinhos em você.

    Céus, deixe-me calar a boca porque isso já virou um testamento.

    • EU SIMPLESMENTE AMEEEEEI TUDO ISSO.
      Sério.
      Dicas MARAVILHOSAS que vão servir para todas na mesma situação que eu, tenho certeza absoluta!!!
      E fiquei curiosa com essa história de amor e correria….=)
      Obrigada. Mesmo.

      • Hahaha, de nada! E olha que eu escrevi isso meio correndo, depois fiquei lembrando de mais detalhes interessantes de se considerar. Mas fica muito grande colocar tudo em um comentário; se você estiver interessada, te mando por email!

  6. Lendo este post, lembrei que semanas antes de minha irmã se casar, minha vó montou um “kit-casa-primeiros-socorros” e foi extremamente útil! Como os noivos ficam atrás de um monte de coisas, acabam esquecendo de que é preciso ter coisas básicas numa casa, como, detergente, escova de dentes, band-aid, esponjinhas, escovinhas de limpeza, panos de prato, papel higiênico, sabonetes, entre outros itens, rs… enfim, todas essas coisas que os noivos só lembram quando voltam da lua de mel!

  7. Oi Meninas,um pouco sumida mas estou de volta. Falando sobre o enxoval,estou fazendo desde do noivado a 1 ano e meio atrás! Então tenho muiiiita coisa mesmo,me pergunto até onde vou guardar tudo!Ganhei muita coisa tb,fiz um jantar de noivado na época e ganhei algumas coisas,e graças a Deus coisas muito boas,a sogra me deu um cobreleito da MMartan lindo!No meu aniversário preferi coisas de enxoval tb.Ganhei até aparelho de jantar,taças, copos.Devo ter uns 7 jogos de toalha,e mais 2 toalhas avulsas,um tapete,5 cobreleitos,2 edredons,só ia ficar com um mais ganhei o outro (acho que edredon não é vantagem ter mais que isso n,ocupa muito espaço) 2 mantas,uns 6 jogos de lençol(uns mais para o dia-a-dia,outros para ocasiões mais especiais),um roupão e muitos,muitos panos de prato rsrs.Lingerie,camisolas,baby dolls,tb ganhei um bocado,tudo tão lindo gente!Já olhei 500 vezes rsrsr.É muito gostoso essa fase de comprar coisas de enxoval,de casa,só fico imaginando a minha casa,toda arrumadinha do meu jeito.A um tempo atrás,comprei um armarinho multiuso pra ir guardando as coisas,mas acabou que não deu pra guardar tudo e então coloquei o resto em cima do guarda-roupa. Agora preciso comprar algumas coisas de solteiro pra quando tiver visitas e toalha de mesa ainda não comprei,pq preciso definir como será a mesa. Ahh,e o noivo tb tem algumas coisinhas ,pq já morava sozinho.Eu sou uma noiva clássica,sou a favor do enxoval sim, e de ir comprando aos poucos as coisas porque as coisas geralmente não são baratinhas não,tamanho queen pelo menos não é não.A questão da qualidade que as outras noivinhas já falavam acho q tb é muito importante. Não aconselho comprar lençóis de malha não,não amassam,mas furam com muita facilidade.
    Quanto ao pijama, meu noivo usa pijama!rsrs,minha mãe deu um pra ele de presente,lindo,que nem parece pijama.Olhem os pijamas masculinos,camisolas,daquela marca recco,são lindas as coisas,os pijamas masculinos nem parecem pijamas,dá quase pra sair na rua!rrsrs. É isso meninas,boa sorte e boas compras!!E amo muito tudo isso!!rrss

  8. nossa, minha cabeça tah girando com tanta informação!!!!!

    ateh esqueci o que eu ia falar!!! mas, sinceramente, espero um dia ser uma noiva tao empolgada qto todas vcs!!!!

    ah! lembrei uma das coisas: em vez de cha de lingerie (que eu acho uma coisa mto estranha de se ganhar…) faz um cha bar!!!!!! qdooo eu for casar eh isso o que eu pretendo fazer.. tem coisa melhor do que ganhar e dividir com as amigas??? hehehehe

  9. Olá!
    Um recado à todas as noivas que passam por aqui….

    Se precisarem de uma empresa de bar, façam a escolha certa. Escolham pela Ibiza Bartenders.
    Será uma honra participar de um evento tão importante!

    Estamos à disposição,

    Equipe Ibiza Bartenders.

  10. Não fiz nem chá de cozinha nem lingerie nem de nada…nada contra mas, sinceramente não fez falta…foi bom eu ter escolhido tudo. O bom mesmo é a cia. das amigas, mas isso a gente pode fazer sempre né.

  11. Hahaha
    EU achei que era a única a achar brega a expressão “Fazer enxoval”! rs
    Sério, acho brega, feia a expressão e a própria palavra “enxoval”! rs
    Mas… há males necessários! rs
    Beijos.

  12. Isso é muito relativo, eu por exemplo, adooooro comprar essas coisas, e comecei uns seis meses antes do meu noivo me pedir em casamento…
    Ele foi embora, e os planos de eu ir embora e ir morar com ele, começaram a ser cogitados, então a cada pano de prato que eu comprava parecia que ficava mais perto de poder dar um beijinho de boa noite nele, e não de simplesmente mandar um beijinho pelo telefone sabe?
    O enxoval pra mim, veio cheio de significados, de uma espera menos dolorosa sabe? Mas cada um é cada um né…
    Beijinhos

  13. Ahhhh….eu gosto ! kkkkk
    Adoro comprar coisinhas assim….eu tenho meu “baú”, que não é bem um baú e sim uma caixona colorida =P
    Já comprei várias xicaras pra mim, bem gay hahahaha de bolinhas, de coração, de bonequinha….e uma mais sóbria pro meu namorado.
    Tenho paixão em ver edredons tb rsrsrs
    Tenho pano de prato bordado e algumas toalhas tb !
    Mas é pq adoro artesanato, então gosto de fazer essas coisas…penso na casa toda decorada, cheia de bordados, patchwork !

    Apesar de saber que quase nunca vou ficar na cozinha, pq definitivamente não nasci pra ser Amélia….gosto de escolher as coisas pra minha casa !

    Enfim…..acho que sou brega kkkk

    beijosssss

  14. Chá de lingerie eu acho muuuitissimo íntimo, chá de panela ou chá bar o válido mesmo é a reunião com os amigos, uma baguncinha…pq os gastos são os msm q vc comprar as suas coisinhas.
    Acho que não farei nada disso não…ah não ser que alguma das amigas e primas tomasse frente.heheee

Deixe um comentário

