I confetti italiani

Se antigamente a boa festa de casamento era  a festa clássica, atualmente parece que o importante é que a festa seja “personalizada”, refletindo assim os gostos pessoais dos noivos e imprimindo características únicas à celebração.

Em busca desse “toque pessoal”, o que não faltam são tópicos em comunidades de noiva trocando ideias sobre o que pode ser feito de “diferente” no casamento. E tem de tudo: desde animação contratada para os convidados até gente que joga o buquê, o sapo, o santo antônio, a agenda telefônica, a corda…

O que deve ser levado em consideração é que não só nessas inovações é que se pode personalizar a festa de casamento. Cada detalhe deve ser escolhido tendo em consideração quem é de fato o casal para que não pareça a festa de outras pessoas…

Exemplo prático: Eu simplesmente amo vermelho. Mais de metade das minhas roupas é dessa cor. Meu carro. O sofá que fiz a minha mãe comprar. As roupas da cachorra. Meus cadernos. Meus sapatos. Meu edredon preferido. Se a decoração no meu casamento fosse lilás, não seria o meu casamento… Por mais que lilás seja lindo, esteja na moda. Qualquer pessoa que me conhece, ao entrar no salão decorado vai pensar: isso é MUITO a Ise!

Importante também que não tenha só a cara da noiva. Por mais que eles tenham dificuldade em imaginar tudo montado junto, é fundamental que a personalidade do noivo esteja impressa nas escolhas também.

Uma das coisas que eu pretendo fazer com todo um significado dentro do meu casamento é servir confetti. Tive essa ideia conversando com a Erica (que é brasileira, mas mora há anos na Itália) e a Marta (italianíssima) no centro de Milão em Julho. Estávamos falando do casamento da Elisa (italianíssima e minha madrinha!) e do fato de que eu traria os confetti dela para minha mãe e minhas tias quando voltasse ao Brasil…

Os “confetti” são uma tradição, não só nos casamentos mas em qualquer comemoração italiana que se preze. De qualquer forma, está para o casamento italiano assim como os bem-casados para um casamento brasileiro…

Confetti bianchi

Dizem que sua origem é na verdade, árabe. E deve ser mesmo: existe um pedaço da península itálica que foi colonizada por eles. Como a tradição se espalhou dessa forma ninguém sabe ao certo. Mas o doce de amêndoa coberto com açúcar não pode faltar… Ele traz sorte e prosperidade aos noivos.

Costumam ser entregues já antes do casamento dentro de saquinhos (sempre em número ímpar – normalmente 5- para que o matrimônio seja indivisível!) e durante a festa é também disponibilizado aos convidados, dentro de recipientes de prata (para os mais tradicionais…) e de vidro para os mais modernosos…

Confetti

Confetti

Cada ocasião pede sua cor: casamento, crisma ou primeira comunhão, branco. Se for segundo casamento, amarelo. Batizado azul se for menino, rosa se for menina. Vermelho para formaturas e aniversários. Aí cada aniversário de casado tem uma cor, da mesma forma que temos as bodas de algodão, prata etc.

Como tudo que diz respeito ao mercado de casamentos, existe também a possibilidade de pagar mais e fazer algo muiiiiito mais especial. Vejam esse confetti trabalhados:

Ou ainda confetti com os nomes dos noivos:

Enfim, como sempre a imaginação não tem limites. Os limites são colocados única e exclusivamente pelo tamanho do seu orçamento…rs

Achei que seria legal trazer essa tradição para o meu casamento pois não só está diretamente ligada às minhas origens (Sono italo-brasiliana io…) mas está ligado também à minha profissão, à minha carreira…ao objeto de estudos que eu escolhi para a minha vida!

Não sei exatamente se vou usar os saquinhos para distribuir ou se vou deixar cestinhas nas mesas para que os convidados se sirvam à vontade. Preciso falar com a minha madrinha (que vai trazer meus confetti de Milão quando vier para o meu casamento…) e decidir esses detalhes.

Conversando com a minha mãe (um talento nato que faz absolutamente qualquer coisa de artesanato e companhia) chegamos à conclusão de que poderíamos fazer uma cestinha de renda como essa, com as cores da minha decoração:

Cestino porta-confetti

A verdade é que temos um tempão para pensar – e temos que conversar com a Tati. Verdade seja dita: eu fico inventando, inventando e inventando…e ela que vai me dizer como colocar tudo junto no mesmo espaço físico! hahaha

Caso a minha ideia interesse alguma noiva (italiana e non…rs) por aí, fiquem à vontade para usá-la. Não sei no resto do Brasil, mas sei que aqui em São Paulo esses confetti estão disponíveis por aí sim. Já vi no Mercado Municipal, em uma casa de produtos àrabes (!) no Paraíso e até em uma loja de doces nas imediações da 25 de Março.

E você, o que vai fazer de especial no seu casamento?

Beijão,

Ise

Obs.: Nem deu tempo de comemorar os 12 mil acessos e já estamos em quase 14 mil! É mesmo muita gente. Eu não poderia estar mais feliz: esse blog é como se fosse meu filho. Cuido dele com muito carinho e através dele conheci pessoas especialíssimas, de todo o Brasil. Obrigada mesmo, pessoal!

Para os próximos dias, devo finalmente migrar o NMN para um domínio só nosso. Com isso espero não só facilitar o endereço do blog, mas poder mexer no layout, colocar uma série de outras funcionalidades e interagir mais com vocês! Aguardem!

Estou também quase fechando algumas parcerias. Em breve, muitas novidades por aí!

26 Respostas para “I confetti italiani

  1. concordo plenamento com q disse…cada noiva tem o seu toque especial…o casamento será conforme a personalidade do noivo e da noiva… eu por exemplo não sou chegada num vermelho…imagina as pessoas chegando no meu casamento e vendo tuuudo no tom q nem no seu? quem me conhece bem olhará e falará “esse não é o casamento da “Fernanda e Diogo”.
    Gosto de amarelo, lilás, rosa claro… enfim… cada casamento é único! e sou daquelas que por mais que tem as tendências da “moda” quero, gosto do tradicional..exemplo: bolo! acho q tem q ser branco…mas já tem noivas que gostam dele colorido (ando vendo mt isso aqui no ES). ando vendo tb noivas casando de sapato colorido….já eu não sairia do tradicional sapato branco.

    essa do confetti italiani eu não sabia da tradicão….adorei saber..bem legal… mt diferente e autêntico.

  2. Isso significa que o dia que eu casar, se eu casar, eu vou poder usar preto que nem voce usou o vermelho????

  3. Que bom que vai ter confetti!! lembrei da nossa conversa em Milao, e se precisar de alguma coisa daqui se puder ajudar vai ser um prazer, voce sabe! estou entre as 14mil!! mesmo se essa è a primeira vez que comento aqui, leio todos os post e amo seu blog! estou curtindo muito seguir os preparativos porque vejo seu sonho se realizar…voce merece!!
    Baci!! a presto Ti voglio bene!! 🙂

  4. Aqui em Brasília às vezes os confetti aparecem nos casamentos, inclusive nas caixinhas que vc falou… não sabia da tradição. Muito legal!
    Beijos

  5. Ise, Muito legal a ideia dos confetti’s ..Uma particularidade muito elegante..Confesso que ainda estou pensando em tudo, até nas peculiaridades..vamos ver como vai ser..

    Adorei o comentário sobre o cabelo da noiva no meu Blog..Me deu tantaaa confiança..E daí que o cabelo vai estar solto? eu vou estar mais linda! hehe

    Obrigada pelas dicas

    • Wal…sabe o que é estranho? Eu coloco seu blog nos meus links do blog e ele simplesmente some! Por quê? Você programou algo para que eu não consiga te adicionar????

      Manda um selinho do seu blog que eu crio um link à força..pode ser? É até mais fácil de eu visitá-lo…senão acabo me perdendo da minha (des)organização.

      Nos próximos dias devo migrar o blog para .com ou .com.br. Será que aí vai dar?

      • Programar nao programei não..Mas vou olhar nas configurações..
        E sobre o selinho a blogueira aqui ainda não sabe como fazer..hahaha..Vou procurar um tutorial..rsrs
        Ise, acho que com a migração, vai ficar mais fácil..não tenho certeza, mas espero que sim! De qualquer forma vou tentando aqui resolver esse “nosso problema”rsrs

        Obrigada querida!!

  6. Oie Ise,

    Olha eu aqui de novo rsrsrsrs

    Achei mto interessante saber sobre a tradicao dos confetti! Acho mto bacana qndo os noivos incorporam algo que mostre nao apenas a personalidade deles, mas tbm fazem questao de incorporar suas raizes e tradicoes!!
    Como considero a parte cultural do casal importante, faco questao de ter simbolos sobre minha tradicao e do noivo. E isto esta enlouquecendo esta noiva aqui! Para entender melhor… Eu brasileira (um mix cultural por si so), o noivo japones e moramos nos USA. Como incorporar tudo isso no casamento??!! Desafio para mim e para as meninas da TOP rsrsrs
    Qnto a cores, corro na mao contraria da sua rsrs Amo o roxo e todas as suas variacoes. Todos q me conhecem sabem disso… Metade do meu guarda-roupa e inclusive meu material de trabalho vao do lilas ao roxo rsrs. Saber q esta e’ a cor da moda me incomoda (a ideia de querer um casamento diferente e unico e bla bla bla) por isso cheguei a considerar a decoracao do casamento com uma cor totalmente diferente… N durou mto, n consigo largar meu roxo rsrsrs mesmo q tenha milhoes de casamentos e festa de debutantes com a mesma cor… Fazer o q? Mais vale um casamento com caracteristicas minhas do q diferente de tudo, inclusive de mim rsrsrs

    E continuamos, nessa nossa busca do casamento personalizado e original sem perder a tradicao!!!

    Bjussss

    • E dane-se se é modinha! Mais importante do que isso é o fato de que é a sua cor…

      Eu gosto também da questão de valorizar as raízes e a origem, por isso pensei nos confetti. A ideia é servir algo de pão-de-queijo também (o Gustavo é mineiro…). Acho fofo. Acho que valoriza nossas famílias. Agrada quem é importante na nossa história!

      Seu casamento vai ser das coisas mais interessantes, hein? Conta para a gente o que você está fazendo!!! rs

      • Oie Ise,

        Achei mtooo fofa a ideia do pao-de-queijo!! Como disse antes, acho importante qndo os noivos se preocupam em representar, nao apenas a eles, mas tbm as familias e tradicoes. Na minha opiniao, em varios aspectos somos o reflexo da nossa familia e acredito que eles merecem se ver representados neste dia tao importante, nao so para os noivos, mas tbm para eles. Muito bacana vc e o Gustavo estarem preocupados com estes detalhes!!

        Devido a grande mistureba q o meu casamento vai ser rsrsrs, tenho medo de acabar abarrotando de informacoes… Estou montando a super lista de tradicoes, lendo blogs, revistas e virando uma amiga (best friend ever) do Sr. Google rsrsrs Um exemplo pratico: Por aqui eles tem a made of honor e o best man que fazem um discurso na hora da recepcao. Acho super fofo e quero incorporar no casamento. Outra ideia, no momento dos votos (no casamento japones) enquanto os noivos juram lealdade, as familias dos noivos se olham entre si e nao para os noivos. Sao coisas assim, detalhes nas tradicoes que quero incorporar… mas como disse antes, tenho q tomar cuidado para nao exagerar na dose… Praticamente nada esta decidido, mas o caderno so aumenta com as possibilidades rsrsrs
        E por isso, novamente, agradeco a vc por compartilhar tantas ideias e opinioes super interessantes e esclarecedoras. Como vc comentou antes, e’ dificil encontrar noivas paulistanas neste mundo “internetico” rsrs e com a minha distancia, poder ler sugestoes de alguem que tem uma situacao mto proxima a sua e’ de uma ajuda inestimavel!!

        Obrigada 😉
        Bjuss

  7. Acho o casamento uma coisa divina, e uma das primeiras coisas que já escolhi para o meu, foram as amêndoas! Mas colocarei junto o bem-casado. Dizem que as 5 amêndoas representam saúde, riqueza, vida longa, fecundidade e felicidade! Como no mercado há amêndoa prata e dourada, fiquei na dúvida se faço com a clássica branca!
    Adorei o site! ;D
    Beijos

  8. Estou lendo seu blog. Menina, como vc escreve! rs Tinha que ser formada em Letras mesmo, hehehe. Eu também começo e não paro, 🙂
    Estou lendo sempre que tenho um tempinho. E estou adorando. Já li tudo de junho, os de outubro, de setembro, agora estou em julho.
    Vc sabia que os confetti sao 5 porque cada um tem um significado? Fertilidade, felicidade, longevidade, fidelidade e sucesso. Já tem mais de 1 ano que pesquisei e decidi que faria os confetti de lembrança ao invés dos bem-casados, que não tem um significado tão bonito, pq as pessoas comem o 5 confetti pra desejar sorte e todas essas 5 coisas pros noivos. Mto lindo né?
    Eu fiz Latim na faculdade e sou apaixonada por mitologia greco-romana, símbolos, simbologias… Quero o bolo de 3 andares porque simbolizam cada parte do relacionamento… Símbolos e mais símbolos… rs
    Bjocas

  9. Ise, você sabia que são dados 5 confetti porque cada um tem um significado diferente? São eles: saúde, riqueza, felicidade, fecundidade e longevidade.
    São comidas pelas famílias dos noivos para desejar-lhes todas essas coisas.
    Amo simbologias e símbolos, apesar de ser um tanto “do contra” e querer fugir de algumas coisas que são tradicionais. Fiz Latim na faculdade e estudei muita mitologia greco-romana, por isso achei que tinha tudo a ver oferecer os confetti como lembrança ao invés dos bem-casados (que já me vejo um pouco enjoada porque virou “arroz de festa” – todo casamento tem). Quero fazer algo diferente e que tenha mais significado pra mim.
    Também peguei quatro palavras gregas para comporem todo o meu stationery para o casamento. São quatro palavras que significam AMOR, mas diferentes – de amantes, família, amigos…
    O meu noivo (Thiago), quando viu as tags pro noivado ficou com os olhinhos brilhando e amou!
    Falando nisso, nosso noivado seria um almoço com pais e irmãos, mas acabou sendo só nós dois porque não conseguimos juntar todos para fazer o comunicado. Mas, como já tinha encomendado as lembrancinhas (macarrons, você deve conhecer imagino), demos para eles mesmo assim, e anunciamos nosso noivado (que até então era segredo e ninguém sabia, hihihihi).
    Ah, outra coisa que vamos fazer de diferente, é que nosso casamento será beeeem íntimo, e, fuçando, fiquei sabendo (e seu blog confirma), que mini-weddings estão em alta. Acredito que nosso casamento será bem charmoso e único. Nossos padrinhos serão estilo USA – bridesmaids e best men.
    Será no cartório, mas terá o cortejo como na igreja, com direito a entrada das bridesmaids com os buquês, do Thi com a mãe, bolinha de sabão quando eu entrar com meu pai, músicas que escolherei, pétalas de rosa caindo do teto para quando trocarmos alianças e nos beijarmos.
    Tudo isso acontecerá de manhã e depois serviremos um almoço numa trattoria. Acho que já comentei.
    Ah, by the way, moro em Ribeirão Preto. Estou que conto e não disse de onde sou…
    Farei também os Save the Date. Na verdade, eles já estão prontos, mas ainda não enviei. Mas minhas bridesmaids já foram convidadas e disseram sim. Yay!
    Toda essa coisa de fazer cerimônia com uns toques americanos é porque morei lá dois anos e, nesse meio tempo, fui aprimorando minhas ideias sobre meu casório, que venho idealizando desde 200 e pouco, mais ou menos (sem mesmo namorado. Neurótica é apelido, hahaha).
    Comprei livros nos USA, pesquisei inúmeros sites com vestidos de noiva, fui pra Las Vegas e acabei voltando com uma boa ideia do que queria. E o Thi gostou da grande maioria delas.
    Uma das coisas é o nosso casamento religioso, mas isso conto num outro pos, vi que você escreveu sobre religiões diferentes… Depois volto nesse assunto.
    Grande beijo,
    Naná

  10. Ih… vi que o post que achei que não tinha saído, está aí. Então tem algumas repetições. Mas foi bom porque procurei nos meus documentos sobre os confetti e tinha escrito uns significados errados, mas no segundo post eu corrigi.
    Bjs

  11. Ise,
    tudo bem??
    Nos da Tucci Confetti estamos trazendo da Italia os verdadeiros confetti italiano e lindas lembrancinhas para nascimento, batizado, casamento, aniversarios………
    Quando eu casei (maio/09) ainda não tinhamos a empresa e trouxemos tudo da Italia (confetti e lembrancinha). Fez o maior sucesso!!!
    Se você precisar de confetti é só nos contatar. Estamos em SP no Itaim.
    Bj Polyana

Deixe um comentário

