Você é uma Bridezilla?

Eu sou um macaquinho quando começo a ler notícias na internet. Vou pulando de link em link sem me dar conta.

Acabei caindo nesta REPORTAGEM velha da Folha, que tenta caracterizar as Bridezillas – traduzido literalmente como “Noivazilla”.

De acordo com a reportagem, a Bridezilla é uma mulher que tem profunda obsessão pela festa de casamento perfeita. Entretanto, andei lendo alguns sites americanos que falam das tais neuróticas e acho que a coisa vai muito além disso.

Você é uma Bridezilla se:

1) Nada – absolutamente nada – é mais importante do que a sua festa de casamento.

Nem o futuro marido. Nem a família. Nem a saúde mental de todos ao seu redor. E o mais importante não é que todos se divirtam na sua festa: é que VOCÊ se divirta.

2) Tudo, absolutamente tudo tem que ser feito do seu jeito.

E na hora que você quer.

3) As pessoas precisam te obedecer e fazer tudo o que você mandar.

Afinal, você é A noiva.

Noivo? Hein? Quem, o figurante?

4) Você tem certeza de que ninguém te entende e que as pessoas te irritam de propósito.

Mas você nunca se pergunta o quanto irrita as pessoas 😉

5) Wedding X Marriage

A festa de casamento é mais importante do que o casamento em si.

Noivo? Hein?

6) Você acredita que as suas madrinhas tem por obrigação viver todos os preparativos do seu casamento com você.

Má notícia: People do have a life.

7) Você acha que todos que não podem/querer gastar com seu casamento são verdadeiros mãos-de-vaca.

Os custos do seu casamento não pertecem aos convidados. E eles também não tem a obrigação de devolver seus gastos em presentes.

8) Você sabe exatamente o que cada um ao seu redor tem que fazer: e não esquece de dizer a eles – em forma de ordens fascistas.

Má notícia, parte 2: Hitler, a chance das pessoas não te levarem a sério é BEEEEEEM alta.

9) É capaz de falar somente sobre um assunto: adivinham qual?

Eu tocaria a música do Law and Order aqui para mostrar que eu sou culpada. Mas se posso melhorar a minha situação, o blog nasceu justamente para isso: encontrar um bando de noivas que quisesse ficar falando disso comigo para que eu não enchesse a paciência alheia. =P

10) Toda Bridezilla sabe tudo sobre tudo. Mais do que todo mundo.

Não adianta tentar convencê-la de nada. São mulheres “inconvencíveis”. Não dê sugestões se tiver amor à vida.

Falando sério, salvo algumas exceções como as que vocês podem ver AQUI – afinal gente doida existe em todo lugar – acho que ser uma Bridezilla é algo cultural. Somos muito diferente das americanas. Por mais sem noção que seja a moça, ela jamais falaria ou faria coisas que a gente vê acontecer com frequência lá no Discovery Home and Health. Não sei se há uma explicação sociológica para isso. Eu diria que somos muito, mas muito mais flexíveis. E de maneira geral, muito mais românticas…

Claro que cada uma de nós quer a festa perfeita. Mas o chá de Simancol a gente toma todo dia de manhã.

Ou não?

No dia em que vocês estiverem se sentindo neuróticas o suficiente, não deixem de ler ESTE link. São confissões anônimas de Bridezillas americanas. Provavelmente vocês cheguem à conclusão que eu cheguei: nossos problemas (e nossa forma de lidar com eles) são outros.

Concordam ou tem alguma bridezilla por aqui?

Beijos,

Ise

OBS.: Já se inscreveu no sorteio do trip de calcinhas Hope? Participe, clicando AQUI

14 Respostas para “Você é uma Bridezilla?

  1. Bem, eu acho q nem tanto nem tão pouco…! Concordo q não somos como as noivas americanas (eu pelo menos sempre assisto os programas da Discovery Home & Health como o Vestido Perfeito, Whose Wedding is it anyway, Platinum Weddings e por aí vai…E concordo q há sempre uma Bridezilla nos programas…rsrsrs), mas eu vejo pelo lado financeiro também!

    Quem já viu estes programas, já notou quanto saem os casamentos americanos? Principalmente estes, que as noivas querem tudo mega perfeito e com um exagero absurdo em muitas coisas…! É 60 mil dólares de decoração, mais cerca de outros 80 mil com o buffet…Meu, páááára!!!! Quando se gasta taaaanto assim (não que vc tenha o direito de ser bridezilla), mas você acaba criando isso… Agora, aqui, muitas de nós vão fazer um casamento com bem menos de R$ 25 mil…Tá, tem outras q irão gastar mais, porém a grande maioria não vai gastar nem um décimo do que as americanas gastam…! Então, eu acho q a gente fica ‘menos fresca’ também…rsrsrs

    Agora, desta lista aí de 10 itens, acho que todas nós, noivas, se identificam com pelo menos 1 ou 2 itens aí…rsrs…Eu sei q pra mim, no momento, não existe nada mais importante q meu casamento e falo muuuuito sobre casamento…Guilty as charged!!! Confesso…Sou culpadíssima disso!

    • Concordo que elas gastam muito, mas acho que a frequência com que isso ocorre está diminuindo cada vez mais.

      Claro que os casamentos que vão aparecer na TV são justamente esses onde se gasta tanto. Mas se você entrar nesse site de bridezillas que eu passei, vai ver que são MUITOS os casamentos onde se gastam 8 mil, 10 mil dolares…e eu vou gastar mais do que isso! Mesmo porque aqui em São Paulo não existe casamento de menos de 25 mil…

      O Gustavo me mostrou um artigo de um dos caras que apresenta o Manhattan Connection escreveu numa dessas revistas especializadas…E ele dizia justamente isso: que ao oposto do que acontece aqui, as pessoas lá estão se casando cada vez menos e justamente gastando cada vez menos. A quantidade de casamentos e o gasto deles está diretamente ligado ao momento economico do país!

      Então acho que é uma questão comportamental, muito mais do que financeira mesmo…

      • Ok, questão comportamental eu diria diretamente ligado ao aspecto financeiro…! Mesmo se o casamento irá custar 8 mil dólares, provavelmente, este casal ganha mais do q um casal cujo casamento irá custar 8 mil reais…8 mil dólares ainda é mais q 8 mil reais… E algumas coisas nos EUA custam mais q no Brasil…!

        Eu morei 1 ano e meio da minha vida no Canadá. Tá certo q o Canadá é ‘parecido’ com os EUA, mas não totalmente igual, mas tive a oportunidade de ir em 2 casamentos neste período, um até q acompanhei bem de perto, pois era minha vizinha…!

        Concordo q há hábitos totalmente diferentes (e aqui incluo os hábitos do casamento em si, como as ‘madrinhas’, o próprio bolo q é sempre de pasta americana – não existe aquela história de ter um bolo decorativo com um andar verdadeiro e outro falso e o bolo servido é o q vem da cozinha…), mas mto também é ligado diretamente à questão financeira… Por ex., o próprio pedido de noivado q tem q ter a aliança de diamantes ( e quanto maior o diamante, mais imponente será o casamento), isto não tem no Brasil. Comportamental sim, mas ligado tb à questão financeira.

  2. Olá Ise, não teria um groonzilla, um noivozilla por ai também?? (risos) No meu caso, acho que serei aquele que vai encher o saco já que a Cris é super tranquila e já me disse que o que eu quiser para nosso casamento está bom demais! Olha que maravilha!!!! É por isso que eu amo tanto essa minha mocinha linda!!! Ahahahahah, Mil beijos – Fernando Belletti – http://www.edream.com.br

  3. E está diminuindo o número de casamentos lá (e aumentando aqui) exatamente pela questão financeira também. Lá um casamento custa X (e a crise econômica diminuiu o poder de compra de mtos casais). Aqui, cada vez mais os buffets e demais profissionais envolvidos tem n preços e orçamentos pra vc, inclusive alguns bem facilitados, somando-se ao fato q com a política econômica adotada há alguns anos no país, as classes mais baixas tiveram um pequeno aumento no padrão de vida, então é de se esperar q o número de casamentos no Brasil tenha aumentado mesmo, porque pra quem antes casar era caríssimo e completamente fora de questão, agora já pode até pensar em fazer uma festinha simples…Algo q nos EUA não tem mto disso não…Uso o Canadá como exemplo, mas não vi na época q morei lá Buffets com n orçamentos, dividindo em n vezes, opções se vc quisesse baratear a festa… Sinceramente, não vi mesmo isto por lá.

    • Não existe parcelamento por um simples motivo: eles não precisam. O poder de compra é outro.
      E eu discordo absolutamente: uma festa para eles (assim como um carro, uma casa…) custa bem menos para eles do que para a gente. É muito mais fácil um americano médio levantar 8 mil dolares do que um brasileiro médio levantar 20 mil reais.
      Mas acho que desviou totalmente da questão principal…
      Não importa o quanto um casamento custe, eu nunca vi uma noiva brasileira gritando: Você tem que fazer tudo do jeito que eu quero porque EU sou a noiva…

      • Vc concordou totalmente com o meu ponto de vista e não percebeu Ise…rs… O q eu disse foi exatamente isso, q é mto mais fácil para o americano médio levantar 8 mil do q para o brasileiro médio levantar 20 mil… Exatamente pelo lado financeiro…!

        Agora, sinceramente, vc nunca viu noiva falar isso? Eu já…rsrs…Inclusive, esta noiva é uma colega minha e ela falou EXATAMENTE esta frase quando percebeu q as flores da decoração da Igreja não estava do jeito q ela queria…E falou isto bem na porta da Igreja, onde eu estava…Então, tem no Brasil noiva q fala isso SIM (e eu sou a testemunha ocular…rsrs)…

      • Oiee Meninas,

        entrando no debate rsrsrsrs

        Eu tbm sempre acompanhei programas de noivas, e acho q as noivas americanas sao meio surtadinhas sim rsrsrs e acredito que e’ comportamental e nao financeiro.

        A Thais comentou no poste la em cima q 8000 dolares vale mais q 8000 reais. A verdade e’ que vale se eu gastar estes 8000 dolares no Brasil, se eles forem gastos nos USA e’ 1/1. Acredito que sempre ficamos com a ilusao de q o dinheiro americano tem mais valor, mas a verdade e’ que com salario em dolares vc tbm o estara gastando em dolares… Concordo que e’ mais facil para o americano levantar dinheiro do que o Brasileiro, pois as coisas aqui sao (geralmente) mto mais baratas do q no Brasil, pois os produtos nao tem as taxacoes exorbitantes da maioria dos produtos que compramos no Brasil (mas fica doente nos USA para vc ver, perde ate sua casa). Mas acredito que mesmo esta ideia de comprar a vista e’ cultural e nao relacionada ao dinheiro. Para os americanos e’: se vc tem o dinheiro todo para comprar vc compra, senao, vc espera ate’ ter. A verdade e’ q a familia americana tem o habito de guardar dinheiro algo que nao e’ mto estimulado no Brasil. Mto longe de mim criticar o Brasil, estou na verdade so expondo fatos que vejo. Sou super brasielira e amo meu pai’s. Por reviravoltas da vida moro no USA faz 3 anos e acredito q deu para eu perceber algumas fundamentais diferencas culturais entre os dois paises.

        Aqui eles aprendem desde cedo a guardar uma parte de seus salarios para o futuro, a fazerem fundo de aposentadoria… qntas pessoas vcs conhecem q faz isso no Brasil?? Eu sinceramente, n conheco mtas…

        Qnto a casamentos serem mais caros aqui do que no Brasil, nananica nao, mesmo sem parecelar tudo custa mtoooooooo mais barato! A Thais comentou sobre o anel de diamante, que por ai ja comeca os super precos, mas a verdade e’ que os aneis custam mto mais barato que um anel de diamante no Brasil, e na verdade nao e’ o tamanho da pedra e sim a qualidade que vai determinar seu preco e o quao imponente o casamento sera. Vc pode ter um anel super pequeno, mas se a claridade do anel for a maxima, isso mostra q seu anel foi hiper caro. Concordo que para os americanos (maioria dos casos) e’ uma competicao sobre melhor, maior e mais caro casamento mas esta nao e’ uma realidade geral. Mto vai depender do casal. Ja participei de varios casamentos e ja vi de tudo por aqui.
        Fiquei noiva no ultimo mes de julho e sim ganhei um anel de diamante q n custou o olho da cara, pq meu noivo sabe q eu teria um troco se ele comprasse um anel caro. N sei o valor exato, mas sei q o anel mais as aliancas para o casamento ficaram mto mais baratas do q um par de aliancas sem diamante na maioria das lojas do Brasil. Meu casamento vai ser no Brasil (por ser meu pai’s e faco questao q seja ai) se fosse basear no preco, n pensaria duas vezes em fazer aqui. Vestido de noiva e’ um outro exemplo. Tinha pensado em alugar vestido no Brasil mas tenho visto noivas falando q vao pagar R$4000 no aluguel! Quase cai de quatro, estou COMPRANDO meu vestido aqui, um Maggie Sottero autentico por US$750. Entao na minha simples opiniao, as noivas daqui sao surtadas mesmo e nao e’ por conta do financeiro!! Eu acredito q tem noiva surtada no Brasil sim, mas acredito q a Ise esta certa qndo diz q e’ algo cultural, pois nos brasileiras somos mais maleaveis sim e temos uma visao mais romantica do casamento e nao exibicionista como os americanos.

        Bjussss

  4. Pingback: Os números de 2010 « NOIVA MUITO NEURÓTICA·

  5. Ola Aline…
    tambem vou me casar, e não entra na minha cabeça gastarmos tanto com um vestido, estou indo viajar agora em março para os eua, e gostaria de saber, onde você conseguiu comprar o vestido da maggie por esse preço?

    Obrigada
    beijooo
    Lu

    • Ola Lu,
      me manda um email q te conto todos os detalhes. No final eu consegui ainda mais desconto e o vestido ficou ainda mais barato rsrs.
      Eu descobri a loja onde comprei meu vestido pelo site da propria Maggie, la eles mostram onde existem todos os revendedores.
      Enfim, me manda um email que te explico tudo.
      alineosouza@gmail.com
      Bjuss

Deixe um comentário

