Fazendo a lista de convidados para o seu casamento!

Provavelmente a tarefa mais importante para a organização do casamento é fazer a lista de convidados. Todos os cálculos que envolverem a festa depois serão baseados nela.

Não é fácil. Logo de cara você vai ter que tomar decisões grandes, como o tipo de casamento que quer. Uma grande festa cheia de pessoas que você não conhece, parentes distantes que você encontrou uma vez na vida (ou nenhuma!) mas todos devidamente convidados como manda a boa educação –  ou uma festa mais íntima para compartilhar esse momento com aqueles que você conhece, convive e que acompanham sua história?

Começando:

1.Rasbisquem, risquem, escrevam, apaguem.

Separem os nomes em categorias (Família da noiva, família do noivo, amigos da noiva, amigos do noivo etc).

2. Não façam de última hora.

Vocês vão precisar de uns meses para ir lembrando de todo mundo…

3. Como? Onde? Hein?

Vocês podem fazer suas listas separadamente ou criar uma lista compartilhada online que noiva e noivo podem acessar e preencher concomitantemente. Vários portais de casamento dão estrutura para isso (por exemplo, Organize seu casamento) ou ainda colocar uma planilha no Google Docs.

4. Xii…

Tenha certeza de que não esqueceu ninguém. Olhe seus contatos do orkut, facebook, msn…procure aquela agenda velha…

5. Manhêê…

Fale com seus pais: eles provavelmente vão te indicar quais são os membros mais distante da família a serem convidados – assim como algum amigo mais próximo que tiverem. O acontecimento é da família e não só dos noivos…

6. Saia-justa

Decidir como proceder com os colegas de trabalho. Todos serão convidados? Lembre-se de que levarão acompanhantes. Vai convidar só alguns? Como será feito o convite? Qual será sua postura com reação aos outros?

7. Separe as crianças!

Normalmente os buffets cobram metade do preço para elas…

8. A lista ficou enorme, não é?

Parte chata: comece a cortar. Não vou entrar no mérito de qual deveria ser o critério usado para fazê-lo pois acredito que isso seja muito pessoal. De qualquer forma, vai chegar em momento em que você provavelmente terá de escolher entre a boa educação ou as pessoas de quem realmente gosta! hahahahaha Claro, considere sempre o tamanho do seu orçamento.

Mas como ter noção de quantas pessoas cabem no seu orçamento? Tenha em mente que, para uma festa de 100 a 200 convidados, cada um deles custará cerca de 200 reais (e esse número pode subir mais se você mora em São Paulo!). Calculou gastar 30 mil e pensou em chamar 300 pessoas? Pode começar a cortar ou a fazer hora-extra! rs

9.  Não dá, não dá, não dá.

Não consegue fazer a lista caber dentro do orçamento? Calma. Espera-se já que uma porcentagem dos convidados faltem, como você pode ver AQUI. Isso significa que se você calculou 150 convidados, pode chamar até 180. A lista está passando disso ainda? Respire fundo e corte.

10a. Lista pronta? Organize-a!

Separe pelas famílias para conseguir visualizar a quantidade de convites que deverá fazer. Feito isso, pegue os nomes completos e endereços de todos. Além de ajudar muito na fase convite, vai pemitir que você mande um cartão agradecendo pelo presente e/ou presença no casamento!

10b. RSVP já!

Com uma confirmação de presença bem-feitinha você evita sustos: seja de entrar na igreja VAZIA, seja de ter mais convidados do que você esperava (mesmo porque o buffet se prepara só para 10% a mais de convidados além do que foi contratado…). Se contar com uma assessoria, ótimo. Problema resolvido. Senão, peça com delicadeza e simpatia para que seus convidados confirmem a presença com antecedência…

Acho legal lembrar também que somos noivas uma vez (teoricamente…rs), mas somos convidadas tantas e tantas outras durante a nossa vida. Não façamos com a noiva da vez o que não gostaríamos que fizessem com nós…regrinha básica para a vida!

Um beijão,

Ise

Obs.: Quem ainda não se inscreveu, não perca a chance de participar do sorteio do Trio Hope. Clique AQUI.

Anúncios

10 Respostas para “Fazendo a lista de convidados para o seu casamento!

  1. Como seu blog cresceu! É até independente agora.

    Acho que a lista de convidados é a parte mais chatinha mesmo da preparação do casamento. Conhecemos tanta gente mas poucas são as que estão realmente presentes nas nossas vidas.

    Quanto ao último item, quer coisa mais elegante para confirmar a presença com um “Respondez s’il vous plait”. Não é por nada que o francês é a língua da elegância! 😀

    Boa sorte com a preparação do casamento e não me exclua da lista! 😛

  2. Nem gosto de pensa nisso..Familias Grandes e Unidas dos noivos.Isso mesmo..Amigos, trabalho, tanta gente..rsrs
    Minha lista está enorme, a do noivo vai ser grande..Ai ai ..penso na hora de cortar..A dor no coração..^^
    O que me alivia é saber que uns vamos convidar porém nao virão e (tem q convidar) moram longe..e bem possivel faltarem..Massss..Tem que fazer a temida lista né?? Quando estiver com elas prontas, vou fazer um post anunciando a quantidade..hehehe

    • Wal querida!! Faça JÁ! Sem ela você não consegue dimensionar o seu casamento e logo, não pode começar com nenhum preparativo! Na hora de escolher o salão, você precisa saber se as pessoas cabem lá e como ficarão posicionadas… Na hora de contratar o buffet, o preço vai depender do número de pessoas (e se você contratar a mais não vai ter seu dinheiro de volta!!!) e o preço de todas as outras coisas será por unidade…dependendo da qtde de convidados! Faça uma lista geral, para ter uma ideia e dimensionar…Aí você tem um ano para ir ajeitando!

  3. Poxa vida! Falou e disse, não é nada fácil preparar a lista de convidados, principalmente quando você quer chamar todos e o dinheiro só dá para poucos. Por isso deve se pensar direitinho nas escolhas e fazer todas estas análises que você passou.
    Parabéns.

  4. Pingback: Os números de 2010 « NOIVA MUITO NEURÓTICA·

  5. Olha, digo para ficarem mais sossegadas…
    Eu estava quase pirando com a minha lista….
    Fechei festa para 150 pessoas e já tínhamos convidado por volta de 194….
    O RSVP passivo confirmou pouquíssimo… (ai, q raiva!)
    O RSV ativo entrou em ação…. Confirmaram 164 pessoas.
    Ainda bem q resolvi não aumentar! No dia foram 140, e olha q a festa foi no sábado durante o dia.
    Bjos!

  6. Nossa, que coisa dificil!
    Gente, preciso mesmo de um help… seguinte, temos orcamento super ultra limitado, ate muitas coisas nos mesmos faremos, e a lista de convidados ta dando muita dor de cabeca! Eu sou super discreta com minha vida e nao tenho muita intimidade com os colegas de servico, apesar de serem super bacanas e prestativos sempre que precisei, mas nada do tipo confidentes de coisas pessoais, entendem? Ai que ta um dos Xs da questao, tanto os meus colegas, quanto os do meu futuro marido (ambos somos discretos), convida-los ou nao convida-los?
    Por mim nao convidava, nao, rs! Dizia que seria apenas algo para os intimos, de repente, ate diria sobre o orcamento ser bemmm limitado.
    Alguem ja passou por algo parecido?? Help me!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s