A lista de convidados – o processo

Claro que depois de postar aquele texto ensinando como fazer a lista eu entrei em crise. Sim, pois aquela é a maneira CERTA de se fazer…o que não quer dizer que eu e o Gustavo tenhamos seguido as minhas próprias instruções à risca… Conhecem o faça o que eu digo mas não façam o que eu faço? Então.

Ali a coisa parece muito simples, mas quem passou pela situação em si sabe que a prática não é nada preto no branco daquele jeito.

O que uma noiva faz quando entra em desespero e não sabe o que fazer?

Fala com a assessora. Lógico.

A primeira coisa que passou pela minha cabeça foi escrever para a Gabi: eu tinha certeza de que ela saberia o que eu tinha que fazer.

Tiro e queda. Eu escrevi e saí de casa. Fui até o metrô de carro para ir trabalhar. O caminho inteiro discutindo com os meus pais sobre como íamos cortar a lista – eu fiz questão de colocar meus pais nisso, porque eu não sei quem dos “parentes distantes” temos que convidar de fato. Eu disse para eles que não queria meu casamento cheio de gente que eu nem conheço e sei que eles são as melhores pessoas para me ajudar com isso de uma maneira politicamente correta…

Quando sentei no metrô, resolvi olhar meus e-mails. E lá estava ele. O e-mail da Gabi, certeiro e que me acalmou como sempre. Ela disse que TODA noiva passa por isso, que eu não tinha que me sentir mal…e que para chegar a 150 pessoas poderia convidar 230 tranquilamente e fazer RSVP.

230? Opa, agora sim…

No período da tarde, falei com a minha chefe que aprovou a minha ideia para convidar meus colegas de trabalho. Eu trabalho em uma escola gigante,somos em mais de 300 professores. Já imaginaram? Desses 300, uns bons 50-60 trabalham diretamente comigo. Vou dar um convite para cada um dos meus chefes, para as professoras do meu departamento e vou colocar o convite no mural da sala dos professores do prédio onde trabalho!

Ufa!

Vou dar uma olhada na lista do Gustavo agora e discutir a minha com os meus pais quando chegar em casa. Mas tenho certeza de que vai dar tudo certo…

Como vocês estão com as listas aí?

Obs.: Estamos quase batendo 20 mil acessos, gente!!!!! Eu sempre fico surpresa quando vejo os números do blog…

22 Respostas para “A lista de convidados – o processo

  1. Ise,a lista de convidados realmente é um assunto bem delicado.Pra mim por exemplo,foi impossível fazer uma festa para menos de 300 convidados.Pra vc ter uma idéia,só da minha família,família mesmo,próxima,são quase 100!Então é tenso.Tinha feito de início festa para 300,mas tivemos que aumentar para 350 e ainda estamos convidando 20% a mais,o recomendado mesmo (embora acredito que terão mais de 20% de faltantes,por experiência de casamentos de familiares e amigos).Foi inevitável. Eu tb quando fechei buffet,não havia feito lista mesmo,calculamos mais ou menos o total,depois que fomos fazer a lista que constatamos que teríamos que aumentar.É super importante mesmo fazer com antecedência,como vc está fazendo.Concordo com o que vc vai fazer no seu trabalho.Economiza convite tb!:)E por falar neles,quando for mandar fazer,faz uma quantidade a mais,porque se precisa de mais depois,fica mais caro fazer separado,eles costumam fazer um quantidade mínima.

    • Sempre tão bom contar com suas palavras carinhosas, Vê!

      Eu entendo completamente: Só a minha família deu mais de 100 pessoas também. E não estou mandando convite para todo mundo!!!! Sei que MUITOS não virão: porque não temos contato, porque alguns nem me conhecem, porque moramos longe…

      Eu acho que a minha porcentagem de faltas também será maior do que os 20%: tenho muitos amigos que virão da Itália e de outros lugares no exterior, TODOS os convidados do Gustavo são de Minas e metade dos meus convidados do interior!

      Por isso eu disse que sigo os conselhos da Gabi de olhos fechadas. Sei que ela tem toda razão quando diz que em nome de me ater à lista não posso deixar a educação de lado!

      E eu sou tendencialmente neurótica com as regras de convites…

      • Ise,precisando de alguma ajuda,se eu puder ajudar,pode contar comigo!Ah e não esqueci do post não,é que tô com a vida meio enrolada aqui,resolvendo alguns probleminhas.Assim que puder eu vou escrever.

        bjs

  2. Bem, eu fiz a lista A e a lista B. Mandei fazer os convites e mandei fazer uns 35% a mais de convites em branco (sem o nome dos convidados nos tags), q serão usados à medida q eu for precisando.

    RSVP é fundamental e eu optei por confirmação passiva (até uma data específica os convidados ligam no Buffet dizendo q vão) e depois ativa (contratei uma pessoa q irá ligar para aqueles q não confirmaram via telefone no buffet q irão). À medida q algumas pessoas forem dizendo q não vão poder ir (pq eu caso em Dezembro, em uma sexta-feira, ou seja, há possibilidades de pessoas não conseguirem ir!), eu já vou convidando o pessoal da lista B.

    Mas q fazer lista não é fácil, não é mesmo!!!

    Minha festa é pra 200 pessoas, portanto serão 100 da minha lista e outros 100 da lista do Fê, o meu digníssimo noivo!

    Nossa, esta lista já mudou tanto…rsrsrs…Não tem jeito, como o Fê costuma dizer: ‘A lista não é algo estático, é algo dinâmico!’, concordo.

    Agora, se a gente for convidar toda a parentada do meu lado e do lado do Fê, vai ter q ser uma festa pra 1000 pessoas…rsrsrs…Então, não tem jeito, tem q cortar!

    Ah, sim…Eu acredito q homem seja mais fácil de cortar nomes da lista de convidados q nós, mulheres. Pelo menos, com o Fê foi assim. E com amigos nossos q já casaram foi a msm coisa…Um dos nossos amigos (casado) disse: ‘eu deixava ela ficar pensando, pensando, mirabolando…Depois, no final, eu ia lá e cortava, pronto! Ué, e tem outro jeito? Não tem como convidar todo mundo q vc conhece ou convive ou é seu parente!’

    E isto é verdade….!

  3. Nossa, lista é um dilema mesmo…
    Eu e meu noivo fizemos uma lista “oficial” das pessoas que “certamente” comparecerão e uma lista “paralela” (daqueles que quero mandar convite, por consideração, mas que possivelmente não virão por motivos diversos).
    Na lista oficial convidaremos uns 20% a mais, pois sabemos que tem sempre os que não comparecerão. Espero que dê certo!

    Nossa, no trabalho não sei como farei, pois trabalho em duas escolas (já viu o tanto de gente!!) e justo o ano que vem, mudo de escola. Então já viram, os amigos antigos e aqueles que possivelmente farei novas amizades.

      • Acho que não me expressei bem e dei a entender que o convite era por educação. Mas não foi o que eu disse, usei a palavra CONSIDERAÇAO, porque são pessoas que eu considero sim e que gostaria muito que viessem, porém por questão de doença, distancia e financeiro, tem pessoas que CONSIDERO muito e que não poderão comparecer. E que justamente por eu considerar estas pessoas, entendo perfeitamente o motivo, caso não possam estar presentes. Foi isso…
        Por EDUCAÇÃO não convidarei ninguém, nem os parentes.

  4. Cai no seu blog por intermedio do ocioso e me identifiquei de cara, passei por isso a 5 anos atras, mas valeu a pena, pq o dia do nosso casamento é realmente inesquecivel.Vc não come, não descança, não consegue falar com ninguem direito,mas ainda sim vc se sente a mulher mais feliz do mundo.Hoje tento ajudar da melhor maneira minhas amigas que casam e quando sou madrinha caio de cabeça nos preparativos, é uma delicia, dou conselhos vemos vestidos.
    O meu casamento foi para 200 pessoas coloquei 220 na lista e foram 150 é mto triste vc ver que nem todo mundo dá a importancia devida a esse acontecimento tão especial, se pudesse te dar um conselho seria, corte, mas corte sem dó parentes distantes, aqueles que vc tem zero de contato pq eles nunca vão mesmo.experiencia propria. rs
    Se pudesse mudar alguma coisa na minha festa seria exatamente a lista, ao inves de tentar lembrar eu pegaria meus albuns de fotos, quem esteve comigo o tempo todo na alegria e na tristeza?E essas pessoas sim estariam na minha lista de convidados.
    Toda sorte do mundo para vc!!!
    Bjssssssssssssss

  5. Bom…muito dificillll…estamos pensando em casamento a menos de um mes…e esse blog é perfeitoo!! Muitas dicas ótimaaass. Ontem vendo os posts resolvi fazer a lista…já passou de 200 convidados, e eu nem mostrei a lista p noivo ainda! hehehehe Espero saber ‘cortar’ algumas pessoas… Beijinhoss 🙂

  6. Nossa,achei seu blog na comunidade do orkut e to pasando pelo mesmo drama q vc!rs
    Apesar de já ter fechado com o buffet um número…n sei como adivinhar qtas pessoas vão e na minha cidade n tem a tradição do save the date!
    estou no bico do urubu!!
    🙂
    c tem msn
    beijo

  7. Ise,
    Achei o seu blog no blog do mundo dos eventos, e vou te falar uma coisa…AMEI!
    Não tenho muitas amigas envolvidas com o meu casamento… daí me sinto meia deslocada as vezes… e vi aqui a possibilidade de trocar figurinhas com váriasss noivas…
    Meu casamento será no dia 16/04/11, fechamos o buffet para 250 e na nossa lista tem 302 pessoas já com os cortes… então ainda estou tranquila, afinal até o prazo de confirmação já vou ter uma idéia de quantas pessoas vão… daíii caso mais pessoas confirmem eu aumento a quantidade de pessoas no buffet… mas por enquanto minha assessora me disse para ficar calma…
    Mas é muitooo dificil rs…
    Com certeza o nosso casamento será lindo e maravilhoso… afinalll somos noivas mega dedicadas!
    Beijoss

  8. Oi Thaise!
    Achei sei blog “do nada” e adorei!
    Em janeiro vou fazer 3 anos de casada e até hoje meu casamento é motivo de piada entre meus pais…tínhamos fechado tudo para 350, mas convidamos 400…afinal, seria em Janeiro e todo mundo viaja!
    Bom, foram exatamente 488 pessoas!!!! Muitos que não tinham confirmado, muuuuuitos penetras…mas Graças a Deus deu tudo certo…todos ficaram bem acomodados e teve comida pra todo mundo…mas foi um sufoco!! Pior que isso? Eu e meu marido tivemos que cumprimentar todos!
    Faz parte! O mais importante é manter a cabeça relaxada e não fazer disso um estress (apesar de ser uma Noiva Neurótica)…e depois não se aborreça de ter visto pessoas que não foram convidadas ou aquela que jurou que não dava pra ir…
    Agora estou lutanto com a lista do 1º ano do meu filho…então, é o tipo de coisa que a gente vai passar pra sempre!
    Beijos e tudo de bom pra vcs!

  9. Ise,
    Para ter 150 chamou 230?
    Que cálculo sua assessora fez?
    Estou ficando de cabelo em pé com a minha lista de convidados…
    Descobre qual o cálculo que ela fez,please…

    Beijos!

    • Ela levou em consideração o perfil dos meus convidados…2/3 de fora de São Paulo, idade e proximidade… A julgar pelo que tenho sentido de retorno deles, ela não errou não… Além do mais, ela negociou com o buffet em caso de quantidade ultrapassada de convidados. Já fez isso? Bem importante. Mas pode chamar 20% a mais, não tem erro…

  10. Fechei o buffet para 170 pessoas e minha lista está com 240 convidados… É bem mais que 20%… 😦
    A família inteira do meu noivo mora em uma cidade, aqui em SP mesmo, que os convidados irão levar 1 hora e 40 minutos para chegar até o local da cerimônia e recepção.
    Acredito que teremos + que 20% de faltosos, mas tenho medo de confiar e ter mais convidados que o planejado. Será ruim tanto para a organização do evento como para o bolso, não posso pagar mais que isso…

Deixe um comentário

