Ah, os convites… – parte 1

Como neurose pouca é bobagem, passei uns meses pensando em como iríamos fazer para entregar os convites, visto que 1/3 dos  nossos convidados é de fora de São Paulo, isso significa probleminhas a caminho.

Todo mundo diz para mandar pelo correio, mas queria deixar para fazer isso com os casos sem solução. Acho falta de educação e provavelmente a solução mais impessoal de todas…

Bom, fiz umas contas mentais e imaginei que precisaria de umas duas viagens de final de semana para Bariri e umas três para Belo Horizonte. No meio tempo, os convidados que vêm de fora do país vão ter mesmo que se contentar com o correio porque não tenho plano algum de entrar num avião para trajetos de mais de 1 hora antes da lua-de-mel (já contei para vocês que eu ODEIO avião? Morro de medo mesmo….). hahahaha

Continuando com as contas mentais, percebi que no prazo da etiqueta (os convites devem ser entregues aos convidados 2 meses antes da festa!) eu e o Gustavo jamais daríamos contas de tantos convidados de fora em 2 meses anteriores ao casamento. Foi aí que tive uma ideia: Mandar fazer os convites JÁ e aproveitar as festas de final de ano para começar a  distribuí-los. Pois sim, algumas pessoas vão receber o convite 6 meses antes…ninguém vai ter desculpa ao dizer que não deu tempo de se organizar para vir, não é? rs

Falei com as meninas da TOP e elas me sugeriram o save the date como alternativa. Pensei uns dias e achei que o tal cartãozinho não resolveria o meu problema: eu continuo fazendo muita questão de entregar a maioria dos convites em mãos. Mas estou ciente de que algumas pessoas podem esquecer da data com essa antecedência toda…e por isso vou contar com o mega-ultra-blaster-tdb RSVP.

Então todo mundo resolveu atender ao meu surto psicótico e passar os convites na frente de tudo: a TOP começou a reunir os fornecedores para que fossemos visitar, o Gustavo finalmente mandou a lista para os pais verem quem eles queriam acrescentar, se estava faltando alguém etc  e a procurar nomes completos e endereços de todos para mandarmos os convites de agradecimento depois.

Na semana passada, fomos à primeira reunião em uma empresa passando o Aeroporto de Congonhas (que bairro é lá?). Eu acho a primeira reunião de um item sempre meio traumática. Por mais que eu me prepare para ela, sempre me sinto um peixe fora d’água. Imagino como deve ser para quem não tem assessoria…! Os caras colocam tantas opções na sua frente, falam tantas coisas como se você fosse a expert em todos os assuntos que envolvem casamentos…que eu não me faço de rogada e viro para a Tati com um belo ponto de interrogação na cara e solto um “Hein???”. É bom ter alguém para traduzir e especialmente não enganar meu nobre coração de noiva com um monte de nomes estranhos e mil e uma possibilidades de coisas mais cara do que o que tinha no orçamento! hahahahahaha

Cerca de meia hora depois da nossa chegada a tal empresa – Art Invitte – o sr. meu noivo estava tão entendiado em meio aos papeis e especialmente à mostra de fitas de cetim que a mulher que nos atendeu deu na mão dele (justo de quem?????) que abriu o seu livro (ele está enfiado no Soccernomics ou algo assim…) e começou a ler calmamente na maior, me deixando louca em meio aos convites, aos papeis nacionais, importados e fitas! hahahahaha

Ainda bem que eu tenho a Tati…É cada uma que esse Gustavo me apronta…

Saí de lá meio encanada. Vi vários convites que me agradaram, mas nada que tivesse a cara da nossa festa. Acho que é esse o papel principal do convite (mais até do que convidar em si): antecipar para os seus convidados qual o estilo da sua festa. Oras, se nossa festa vai ser numa ex-balada, num salão todo diferente, com decoração de tulipas vermelhas… não faz lá muito sentido eu fechar um convite ultra clássico todo creme e zilhões de fitas, né?

Claro que eu também eventualmente preciso alimentar o bicho da neurose. Ele tem fome. Sabem como eu sempre cismo com um item? Por exemplo: o salão tem que estar no térreo, o buffet não pode ter coxinhas, as tulipas tem que estar sozinhas na decoração…sabem quando eu cismo com alguma coisa? Pois é. Eu agora cismei que não quero as clássicas iniciais no convite. HAHAHAHAHA

Raciocina comigo: inicias para quê? Nós não vivemos no século XIX onde cada recado que saur da nossa casa vai ser fechado com a cera de vela e carimbado com o nosso emblema. Essas inicias me fazem sentir em meio a um romance de José de Alencar. Não me entendam mal, eu adoro os romances de e para mulherzinhas do José Martiniano, mas com certeza não é esse ar que eu quero para o meu casamento. TG? WTF?

Quero o clássico sim, mas acho que chique é aliar o tradicional ao nosso tempo. Não pretendo ter papel de carta personalizado do Sr. e Sra. Gustavo Olavo de Mello para convidar alguém para jantar. Eu mando e-mail. E do meu telefone!

Eu sei que exagero às vezes, mas essas coisas podem me tirar o sono. Como o Gustavo me apoiou com a coisa das inicias (Abre parênteses aqui: é ótimo contar com o Gustavo como termômetro. Como ele nunca ligou nem uma vírgula para casamento, ele nunca reparou em absolutamente nada antes, então é como se eu tivesse um livro em branco para opinar sobre o que é legal e o que não é. Quando eu pergunto de iniciais no convite ele jamais para para – e acharam que o acento diferencial não mudava nada, hein?- pensar que todo mundo faz e que é clássico. Ele nunca ouviu nem falar disso. Nunca viu. Non ecziste. Então ele solta um “Credo! Pra quê?”), chegamos à conclusão de que o nosso modelo era aquele que o envelope não é de fato um envelope, mas uma capa….sabe?  Tipo esse:

Quando tira a capa, o nome faz parte do próprio convite...

Sem essas inicias aí no papel que cobre, claro….hahahahahaha

Mas eis que entramos no outro ponto: os únicos papeis que me atraíam mais ou menos eram os….muito caros! hahahaha

Thaise, há 26 com habilidade para escolher tudo de mais caro que pode haver em uma determinada loja!

E eu honestamente não vejo tanta prioridade assim nos convites. Quero dizer, tenho a minha verbinha lá para eles e não pretendo ultrapassá-la e nem fazer algo feioso. Se for para aumentar a verba, que seja no buffet servindo mais coisas…ou em algo do tipo.

Lá na TOP, achamos um convite nesse modelo, só que o papel de dentro é uma lâmina transparente. Eu e o Gustavo adoramos! Daria para usar com uma capa vermelha, como a nossa decoração de tulipas e neutralizar o choque com uma cor em branco!!!! Dentro, os dizeres clássicos e a forma mais modernosa. Bem como o nosso casamento. Bem a nossa cara.

Agora a Tati está cotando enquanto eu e o Gustavo escolhemos mais ou menos a forma. Vai ter um pedaço de um poema do Vinícius de Moraes, que adoramos, que diz:

Amo-te afim, de um calmo amor prestante
E te amo além, presente na saudade
Amo-te, enfim, como grande liberdade
Dentro da eternidade e a cada instante.

Vinicius de Moraes

Apesar de estarmos pagando tudo, optamos por manter nossos pais convidando. Além de ser tradicional, achamos que seria uma maneira de homenageá-los…

Minha nova neurose é com a escrita. Eu acho que um tag, como no convite acima, deixa a coisa muito informal. Em contrapartida, com esse modelo, o calígrafo escreveria nas costas do convite…e não sei se eu gosto disso.

Nos próximos dias conto o que decidimos!

Aliás, estou cheia de coisas para contar: nosso novo buffet foi escolhido e estamos fazendo o site do casamento. Estou com vários posts e vários assuntos atrasados. Ah…e amanhã tem reunião de foto e vídeo na TOP!

Ufa!

Mas querem saber? Quanto mais coisa do casamento para ver, mais feliz eu fico.

Daqui a 8 meses, estarei acordando depois da nossa festa! Casadíssima.

 

17 Respostas para “Ah, os convites… – parte 1

  1. Já pensou em fazer um tag COM calígrafo?
    (pq eu tb acho estranho o nome nas costas do convite)
    Uma amiga fez o tag com calígrafo e ficou bonito e delicado.
    Bj

  2. Oii Isee…

    Já passei por essa parte rs… meooo eu gostei de um convite e o Gui gostou de outro… daí veio o primeiro problema… mas depois de tanto conversar e rever os convites tive que concordar com ele… a nossa festa tb vai ter uma carinha de balada… então optamos por um convite informal… sem iniciais… rs
    Se quiser dar uma olhadinha, fechamos na loja http://www.boaslembrancas.com.br, é uma loja de produtos super atuais… o nosso convite é o long by… nossa cara…

    Aiii o site do casamento… o meu ficou pronto… se quiser curiar rs

    http://www.guilhermeerenata.com

    Ai gente é mto bom trocar figurinhas com vcs…

    Bjss

    • Fui fuçar tudo.

      Lindo e diferente seu convite! Eu teria problemas com ele pois meu senhor noivo não gosta de convites de puxar. Ele diz que parece o Silvio Santos mostrando o valor do prêmio ou o tema do debate em época de eleição. Diz se eu mereço…

      Já dei uma primeira fuçada no site e ADOREI! Depois vou ler tudo com calma…adoro!!!! rs

      Assim que terminar o meu, faço um post e mando o endereço!

  3. Eu achei que a essas alturas vc jah tinha quase td decidido.. uhahuhau

    realmente naum entendo nada de casamentos!! fala pra tati pra ela continuar no ramo daki uns cinco ou dez anos, pq certeza q eu precisarei dela e das outras meninas da TOP!! ahuhuahua

    ps. faz muuuita diferença a falta do acento de ‘para’
    ps2. o q eh TG? WTF ou sei! 😀

  4. Ai Ise, estou me sentindo um pouco como vc rsrsrs Cri-cri rsrsrs. Estou enlouquecendo a Tati com a historia do salao kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk ainda n consegui escolher o meu… e’ fogo, pq infelizmente n vai dar para eu ir no lugar e rolar o click de q “sera’ aqui” entao preciso q este click venha atraves de fotos rsrsrs tbm tenho varias neuroses hahahahah e para n enlouquecer com os convites, ja estou indo atras disso rsrsrs a Tati me deu uma sugestao maravilhosa e nosso convite sera’ mais ou menos nos moldes by Super Tati-ativar rsrsrs Meu cunhado q esta montando todo o design para nos, agora so preciso escolher o papel (ta complicado kkkkk) mas eu chego la rsrsrs
    Eu tbm acho super bacana entregar os convites pessoalmente, mas n vai rolar, vai ter q ser tudo via correio 😦 Eu ja mandei um Save the date para o pessoal, para planejarem viagem, mas foi um save the date on line hahahaha e depois os convites via email… Espero q todo os convidados entendam a situacao e n se sintam chocados com o meu certo tom de impessoalidade, mas juro q n e’ a intencao, so estou tendo q ser criativa devido a forca maior kkkkkkkkkkkk
    E vamos q vamos nas neuroses casamenticias rsrsrs Ainda bem q tenho vc para desbravar o mundo e me dar dicas e a TOP!!!

    Bjusss

    • Se quiser opiniões sinceras de noiva sobre os salões, eu posso te ajudar.

      Ah, no seu caso o convite é totalmente diferente, né? Poxa, ngm vai achar impessoal!!!! Mas pensa bem…estando eu em Bariri e entregando os convites para algumas pessoas, por que mandaria para outras pelo correio???? Minha festa é pequena…

      A Top faz mesmo a diferença nas nossas vidas, né?

      Vc vem pra cá em algum momento antes do seu casamento? Queria mt te conhecer!

      • Aiiii Ise, pode mandar rsrsrsrs me fala o q te agradou e o q nao agradou, sem do’ nem piedade dos saloes rsrsrsrs
        Eu acho q vc esta certissima de entregar seus convites pessoalmente, acho um cuidado ssuper bacana da parte dos noivos!! N vejo nenhum problema em vc entregar os convites com 6 meses de antecedencia, eu nao consigo imaginar ngm q vai ser convidado para o casamento esquecer, pq afinal de contas, os convidados sao amigos bastante proximos e familia (pelo menos os meu e acredito q os seus tbm) entao meio q estao todos no processo de casamento tanto qnto nos e acho mto dificil eles esquecerem.

        A TOP e’ TOP rsrsrs sei q a frase e’ super “lame” mas e’ a mais pura verdade rsrsrs!

        Ise, eu preciso e quero ir para o Brasil antes do casamento. Tenho varias coisas, do casamento, q preciso comprar ai e tbm estou morrendooooo de saudades da familia!! Eu tbm qro mto te conhecer! Estou planejando em ir agora em Dezembro e provavelmente em Marco, eu te aviso e a gente da um jeito, nem q seja na TOP resolvendo detalhes de casamento rsrsrsrs
        Bjussss

  5. Ise,eu acho meio perigoso enviar os convites com 6 meses de antecedência.Como você disse,as pessoas podem esquecer da data.O save the date seria uma boa opção mesmo.
    Você é muito engraçada,rsrs,pobres coitadas das iniciais!rsrs.Ah não eu acho tão lindos os convites bem clássicos e com as iniciais!Meu convite é em estilo carteira,branco,em papel acetinado importado, fechando com uma fita com laço chanel prata e as nossas iniciais no laço,que por sinal são iguais V & V.Lindo demais!
    Mas concordo contigo,o convite deve ter a cara dos noivos e do estilo da festa. Só cuidado com convite com capa vermelha,acho que pode ficar meio” pesado”.Procura ver se existem na loja convites prontos nessa cor,ou pedir uma prova antes de mandar fazer,pra ver se o resultado é como imaginava.As letras em vermelho com o papel branco,acho que também poderia ser uma outra opção.
    Boa sorte na suas escolhas.Você vai ver, a sensãção de pegar o convite do seu casamento na mão depois de pronta é muito emocionante.
    bjs querida

    • Não quero entregar o save the date em mãos e mandar o convite pelo correio!! Acho que não tem cambimento. Entrego o convite logo em mãos. Paciência!

      Na teoria as pessoas esquecem, mas na prática…com rsvp e a família todo se organizando pra ver quem vai com quem? Duvido…. Se alguém esquecer sinal de que não se importava e não tinha que estar lá…

      Essas pessoas que vão começar a receber o convite antes são pessoas que estão longe, mas que são próximas a gente… Não tem como as tias do Gustavo esquecerem a data, entende?

      Vou pedir uma prova do convite antes mesmo. Mas se vier como está na minha cabeça, vai ficar bom!

  6. Eu gostei do convite e os textos que escolhemos… pelo menos agora falta só definir as fontes. Acho que logo terminaremos essa parte

  7. Meu Deeeeeus, só de imaginar como dá trabalho já me cansa… huaihauihauihauihauihuai
    Não é à toa que noivas ficam neuróticas, né? É muita coisa pra decidir.. hehehehe
    Põe uma foto do convite aqui depois!! Beijos!

Deixe um comentário

