Site de Casamento – tutorial geral

Mais do que modinha, o site de casamento virou uma necessidade. Acho que é senso-comum de que é muito feio anexar mapas, convites individuais de buffet e especialmente indicativos de lista de presentes junto ao convite, não é? Para resolver essas e outras questões, eis que surgem os tais sites de casamento.

A função para cada um dos sites é definida pelo casal. Ele pode servir para dar toda a informação que vocês não querem anexar ao convite, para aproximar os preparativos de seus convidados ou ainda para fazer listas-fantasia de presentes:

1. Informações extras

Vocês podem colocar mapas dos eventos, indicar hotéis e deslocamento, lista de presentes, sugestões de salões de cabeleireiro para as convidadas de fora da cidade, além da história do casal etc.

2. Aproximar os preparativos

Alguns sites permitem que os noivos façam mini-blogs sobre os preparativos e indique quais foram os fornecedores. Atenção: não esqueça que você deve pesar o que abrir ou não aos convidados sobre o seu casamento. Evite situações desagradáveis.

3. Lista de presentes-fantasia

O ICasei ficou famoso justamente por essa possibilidade. Ao montar uma lista de presentes que não existe, o convidado clica na sua página e escolhe o que comprar, por exemplo, um conjunto de copos. Ao invés do presente chegar na sua casa, o dinheiro cai direto na sua conta. Aqui entram suas convicções pessoais: é um jeito menos estranho de pedir dinheiro, mas cabe a você e a seu noivo decidir quanto isso é o que importa para vocês…É possível também fazer cotas de lua-de-mel.

Definido o perfil do casal, é necessário encontrar quem ofereça esse serviço: Você pode contratar um webdesigner, que vai projetar e criar todo o seu site. Além de pagar pelo serviço dele, você também precisa pagar pelo domínio e pela hospedagem. Você pode ainda contratar uma das empresas especializadas, que te dão o layout pronto e você vai só adicionando e organizando as informações como te interessar. Caso você queira um domínio .com deverá pagar do mesmo jeito.

Vantagens e Desvantagens

Um webdesigner vai fazer seu site ser único, exatamente como você imaginou – ou não! – por isso conhecer o profissional é fundamental. Sempre peça para ver o portfolio e busque referências! Atenção também ao orçamento: o serviço é trabalhoso e demorado e por isso custa. A brincadeira pode beirar os R$2.000 ou R$ 3.000 – ou até mais se você for do tipo que todo dia inventa uma nova!

As empresas especializadas em sites de casamento vão te oferecer layouts já prontos. Por mais que você personalize, as chances de vários deles serem bem parecidos (ou iguais!) é alta. Por isso, é importante considerar suas prioridades: unicidade ou utilidade?

Supondo que você tenha optado por uma dessas empresas, é o momento de escolher qual delas vai ser a porta de entrada dos seus convidados ao seu casamento.

Enquanto eu estava pesquisando para fazer o meu site, achei mil empresas com poucas (ou nenhuma) diferença aparente. Algumas oferecem plano grátis. Todas que oferecem planos pagos dão aos noivos a possibilidade de testar grátis seus serviços por alguns dias. Basta escrever “sites de casamento” no Google e navegar pelos 800 mil resultados.

Acho importante verificar a idoneidade da empresa através de coisas simples, como o oferecimento ou não de suporte aos noivos e emissão de nota fiscal. São coisas que fazem a diferença no pós-compra…Procurar a opinião de quem já usou o serviço é também muito importante. Antes de montar meu site, segui a indicação da TOP e li no blog da Stella e do Vitor (que eu adoro) um bom post sobre sites de casamento.

Escolhida a empresa e o plano (preços que variam conforme a funcionalidade, o tempo que o site ficará no ar e a existência de domínio próprio), começa a diversão. Hora de sentar com o noivo e escolher tudo: desde o layout até as informações a serem colocadas.

Claro que várias das informações vocês vão acrescentando com o tempo, mas o necessário precisa estar lá na entrega dos convites: todo mundo vai entrar correndo para ver o que tem dentro daquele endereço…

Estou montando o meu com o plano máximo de funcionalidades e 1 ano no ar (visto que meu casamento é só daqui 8 meses!) no ICasei. Não está pronto, mas por enquanto está assim: www.gustavoethaise.com

Vale lembrar que, se houver indicação de alguém que já usa o serviço, o desconto é de 15%.

Todas vocês estão fazendo sites? Como estão ficando os de vocês?

Anúncios

8 Respostas para “Site de Casamento – tutorial geral

  1. OI Ise… pesquisou os sites de Casamento e achou que este ICasei é o melhor de todos mesmo?
    É tanta opção, tanta oferta, tantos sites que fico até confusa qual o melhor…
    Com certeza deve ter perquisado mto,né?
    O que mais gostas nestes sites..??
    bjinho
    Sua amiga Mineirinha,
    Mari.

    • Mari…pesquisei sim. Os preços não tem lá muita diferença. Variam no máximo 10 reais. Achei que não valeria a pena arriscar um genérico por isso…
      É justamente a impressão que tenho: o ICasei é o mais profissional, com suporte, cnpj, nota fiscal…aliás, o suporte eu já vou usar porque nossas músicas não estão sendo tocadas quando abre o site!
      É muito, mas muito simples de mexer. No melhor estilo site for dummies…tudo no site fica a seu critério, você pode mexer em absolutamente tudo…

  2. Pingback: Tweets that mention Site de Casamento – tutorial geral « NOIVA MUITO NEURÓTICA -- Topsy.com·

  3. Olá! Peguei seu contato no workshop Sensual Bride Day. Nós estávamos expondo nossos cupcakes com o tema de lingerie. Espero que se lembre e que tenha gostado! Rs.. Adorei seu blog e acho que ele deve ajudar muitas noivinhas também, não? Bom, dá uma passadinha lá para ver o meu! Bjos!

  4. Oi Thaise!!!… estava eu “passeando” pela internet, vendo coisas de casamento quando comecei a procurar fotos do Derhaus, ver se alguém fe festa lá p/ ver, enfim… dou de cara c/ o seu blog e vejo q vc vai fazer sua festa lá… mto bom gosto!!!! rs… farei a minha lá em setembro, tbm me apaixonei pelo lugar!!!…
    Queria saber, já que vc está mais “adiantada”, se poderia torcar informações, dicas… afinal, todas aqui estamos no mesmo barco e nos entendemos bem, né!!!!
    Parabéns pelo casamento e obrigada pelo blog, ainda bem que temos pessoas como vc p/ “compartilhar” nossos sonhos, medos e ansiedades de cada dia a menos p/ o “grande dia”!!!
    Bjss

  5. Estou com uma super dúvida… Devo colocar o endereço do site impresso no convite ou é melhor colocar o endereço num papelzinho com clipes?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s