Cartões de agradecimento…in or out?

Minha mãe sempre fez muita questão de boas maneiras e etiqueta. E esse é o tipo de coisa que a gente pega sem perceber. Não estou falando de saber usar os mil talheres à mesa ou de não usar branco em dia de chuva, mas sim de educação de lady.

Por mais que eu fale alto, ria escandalosamente (sou italiana…não tem salvação!) e gesticule enquanto falo, não consigo abrir mão de certas coisas, como não deixar de mandar o convite para ninguém da família, ligar para agradecer presentes, escrever notas/bilhetes/agradecimentos – acho que saí até pior do que a minha mãe em alguns desses quesitos. Ela é mais desencanada do que eu.

Nos últimos tempos, tenho visto por aí uma discussão sobre mandar ou não cartões de agradecimento pela presença e um eventual presente no pós-festa e vou explicar porque sou tão a favor disso:

1. Não acredito que as pessoas possam partir do princípio de que os convidados tem obrigação de dar presentes. Não têm. Sendo assim, acho que é muito válido agradecer a quem faz um gesto dessa natureza a você e ao seu noivo.

2. E-mails e telefonemas são aceitáveis, mas com certeza não vão dar o impacto e mostrar toda sua classe como uma nota escrita à mão, com todo o carinho.

3. Os cartões de agradecimento servem inclusive para mostrar ao mundo se você aderiu ao sobrenome do marido ou se vai manter seu nome de solteira. Da mesma, informa a nova residência do casal.

4. No final das contas, os convidados nunca recebem um feedback sobre seus presentes. O silêncio tende a ser tamanho que às vezes você simplesmente nem sabe se o presente foi devidamente entregue. O cartão evita que seus convidados sintam-se esquecidos e saibam que vocês apreciaram sua escolha (e seu investimento!).

5. As pessoas preocupam-se sempre com o pré-casamento e demonstra elegância pensar também no pós. É delicado e atencioso. E todo mundo gosta disso, não é?

Memória de elefante…

Reza a lenda que noiva nenhuma é capaz de lembrar de todos os presentes que ganhou. Se você não quiser pagar para ver, é legal ir anotando atrás do cartão e passando para uma planilha quais foram os presentes recebidos e por quem. Mesmo que você escolha trocar, o convidado nunca ficará sabendo disso. Basta que ele saiba que você e seu- agora- marido gostaram do presente que ele escolheu.

Hein? Como? Quando? Hein de novo?

Os cartões vão pelo correio enquanto os noivos estão em lua-de-mel. Por isso é legal escolher um tamanho/modelo que seja aceito pelos correios. Em último caso, você pode colocar o cartão dentro de um envelope maior. Imagina a surpresa das pessoas ao receber um cartão agradecendo o presente e a presença na sua festa enquanto você está fora? Vai mostrar que o ato foi pensado e consequentemente que você se preocupou e cuidou de cada um dos seus convidados. Vai ser a noiva da vez!

Detalhes tão pequenos de nós dois

Os correios fazem selos PERSONALIZADOS. Você pode colocar um selo nos seus cartões com as fotos que quiser: do seu ensaio, do buquê, uma foto informal de vocês dois, das alianças, do bolo…o céu é o limite e os preços não são absurdos. A primeira folha sai por volta de 30 reais e as outras iguais, 20. Corra já para os correios com seu CD de fotos.

Ideia

Se você optar por mandar os cartões após a lua-de-mel, tem a opção de fazer uma espécie de cartão postal com uma foto do seu casamento e escrever atrás…moderno e descolado.

O que escrever?

Não consigo imaginar alguém que não saiba o que escrever (hahahahahaha vide meus posts gigantes), mas a julgar pelos meus alunos, isso ocorre com frequência por aí! O recadinho deve ser curto (ouch!) e o tom de formalidade deve ser adequado ao tipo de relação que tem com o convidado: o cartão de agradecimento para sua amiga de infância com certeza terá um tom diferente do cartão do seu chefe.

As mensagens devem ser personalizadas e individuais. Sim, sim: cacholas à todo vapor! E SEMPRE, mas SEMPRE mesmo, o presente deve ser mencionado.

Para o chefe

Sr. Silva,

Agradecemos o elegante jogo de sobremesa. Colocamos nossa residência à disposição.

Para os padrinhos

Paulo e Ana,

Agradecemos a presença, o apoio e o maravilhoso jogo de sobremesa! Esperamos estreá-lo logo com vocês em um jantarzinho aqui em casa!

Cotas de lua-de-mel não devem ter o valor mencionado. Agradeça a contribuição.

E assim por diante…

Um detalhe que com certeza fará toda a diferença na percepção das pessoas com relação à sua sensibilidade e elegância…Um MUST, na minha opinião.

E não adianta dar a desculpa do orçamento: algumas empresas oferecem os cartões de brinde na negociação dos convites. Caso isso não aconteça, você não vai gastar mais de 100 reais na gráfica para recebê-los já impressos, no envelopinho, com papel liso ou telado!

Não basta ser neurótica. Tem que ser chique! hahahaha

Um ótimo feriado para vocês,

Ise

Anúncios

23 Respostas para “Cartões de agradecimento…in or out?

  1. adooorei esse post…. pq penso mt nisso… quero mt fazer isso. adorei as dicas e vou pesquisar mais sobre o assunto.. acho q nesse ponto sou bem neurótica meeeeesmo.
    pra t falar a verdade eu recebi um agradecimento de presente somente uma vez… uma amiga que dps q voltou da lua de mel me mandou um email agradecendo. somente.

    acho válido.

    bj. t mandei um email ontem

  2. Ise!!!

    Adorei seu Post e concordo plenamente com vc!

    Minha irmã fez exatamente o que vc citou… ela imprimiu em formato de cartão postal uma foto dela e do noivo saindo da cerimonia… estavam rodeador por bolinhas de sabão e ficou linda a foto… fizeram como cartão e mandaram a todos agradecendo presentes, ajuda no casamento e etc…

    Com certeza uma delicadeza fundamental.

    Guardo o cartão dela em minha mesa de trabalho e sempre quando olho me emociono…

    Parabéns pelo seu post!
    Beijijnhos da amiga mineira!
    Mari!

  3. Olá Meninas…
    Bom eu já recebi um rs… minha prima se casou e mandou um cartão de agradecimento… eu nunca tinha ouvido falar, mas achei um mimo…
    Entãooo quando decidi me casar, eles se tornaram tão importantes quanto o próprio convite…
    Bom como sou ansiosa ao extremooooo eles já estão lá em casa rs…
    São lindinhos… mandei fazer em uma gráfica super de boa e não achei nada caro… pra quem quiser dar uma sapiada http://www.vippapers.com.br, é legal pq eles tem milharesss de modelos de envelope dai eles cortam o papel do mesmo tamanho…
    Ai Ai esse meu casamento que não chega rs…
    Bjsss ótimo feriado a todas!

  4. Eu amo tudo que mostra carinho e dedicação, essa é uma ótima maneira de mostrar nossa atenção por quem demostrou por nós.

    Outra coisa que acho impresindível no meu casamento é ir na mesa de cada convidado, pois como cerimônia e recepção serão juntos, não haverá fila para cumprimentos e queremos eu e o meu noivinho agradecer cada um por dividir esse momento conosco, pois na correria que anda a vida de todos, a pessoa que dedica um dia inteiro pra voce é muito especial.

    Assim como escutamos que gastar parte do orçamento com os cartões de agradecimento é bobagem, escutei que tenho de aproveitar a festa e não ficar andando atrás dos outros, perdendo tempo, não é o cúmulo do egoísmo.Quero dançar, comer, me diverti, mas junto com as pessoas que eu amo, essa é a idéia do casamento, dividir a alegria da união.

    bjossss bom fds..

  5. Atitude delicada e fina! A idéia é realmente ótima e eu nao tinha pensado nisso!!
    Nunca recebi um, taí um bom motivo para “inovar”..rs

  6. Oi Ise tudo bem ?
    Primeira vez que venho aqui, e me apaixonei pelo seu site, você escreve muito bem… parabéns !
    Só uma coisa me deixou triste, aqui não tem como seguir você né ? Ai que terrível, subi e desci a rolagem na sede de achar algum botãozinho e nada =/
    Enfim… vou te linkar de algum jeito no meu blog, pra não perder de vista hahahaha

    Ah, tmb acho bem chic esse tal de cartão de agradecimento, não tem coisa mais desagradável do que você presentear alguém e esse alguém não te agradecer… fico de cara !
    Por isso no meu, terá !

    Beijão linda (:

  7. Oii!
    Concordo com vc! É indispensavel agradecer essas pessoas que fizeram parte do seu dia de alguma forma….. Aii só de pensar em começar a escrever esses cartões, fico arrepiada!!

    Que delicia!!
    Tbm estou noiva, e tenho um blog!! Quando puder, me visite!

    http://www.sayido.com.br

    Bjss

  8. Lógico que teremos cartão de agradecimento… é legal e bem educado… eu só não sabia desse lance dos selos…

  9. Estou com um problemão com os correios.
    Minha assessoria pesquisou quais formatos de envelopes/ cartões eram aceitos pelos Correior – e se certificou novamente após minha escolha.

    Agora, a agência que me atende está reclamando, dizendo que só vai enviar essa primeira leva, pois “se o fiscal pega, proíbe o envio”!

    Já fucei o site dos Correios e não encontro essa informação… Alguém sabe onde encontro?

  10. Pingback: Cartões de agradecimento….IN! – comentários sobre a papelaria | NOIVA MUITO NEURÓTICA·

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s