Síndrome de Noiva Muito Neurótica tem nome!

É isso mesmo, meninas. Ela se chama TPN – Tensão pré-nupcial e, apesar de atacar as noivas em maior escala (alguém aí duvida?) ataca também nossos amores.

Especialistas dizem que a ansiedade da noiva é dupla: pela festa dos sonhos, com as quais muitas sonham desde pequenas (de novo: alguém aí duvida?) e pela nova fase, que inclui não só uma provável mudança radical no estilo de vida mas também pela organização da nova casa.

Ainda segundos esses estudos publicados, as noivas que buscam a perfeição são mais propensas a sofrer com a crise. Como se existisse noiva que se contente com uma festa meia-boca! hahahaha

Além disso, ao mesmo tempo em que se experimenta a felicidade da realização do sonho romântico, as noivas tem que lidar com o fato de que estão saindo da casa dos pais. É o processo de ruptura – e este também gera conflitos.

Não sei vocês, mas só nas descrições eu já vejo motivos suficientes para o surto! hahahaha Mas não, ainda não termina aí:

Muitos pais – especialmente mães – são acometidos pela síndrome do ninho vazio, uma profunda tristeza que eles enfrentam ao perceberem que os filhos deixaram o lar e começam a questionar sua utilidade como pessoas. Um quadro ruim? Sim, sim…mas ainda pode piorar mais: época de menopausa potencializa a crise existencial das mamis.

Os noivos, por sua vez, ficam estressados ao lidar com os conflitos familiares (os estudos dizem que são os noivos que resolvem tudo…eu, honestamente, sou meio incrédula com essa pseudo-habilidade masculina!) e ao pensar na responsabilidade de sustentar uma família. Não achei referências ao fato de que essa responsabilidade deixou de ser unilateral há umas boas décadas. Mas enfim, vamos deixá-los vestir calças e sofrer um pouquinho também, né? hahaha

Ao ouvir um colega de trabalho do meu pai – que conversava com ele e a minha mãe sobre uma tal Crise do Enxoval: fato de que os casais brigam mais às vésperas do casamento e que é normal terminarem o relacionamento às vésperas do grande dia, como aconteceu com ele recentemente – não tinha noção de que ele estava tão certo. Os psicólogos dizem por aí que é muito difícil para as mulheres lidarem com o fato de que não só os noivos não ligam para a cor da fita do bem-casado, eles ainda não conseguem entender porque algo tão “insignificante” (Santo Antônio, perdoe-me o uso do termo!) possa ser tão importante para suas queridas e frequentemente interpretam as exigências do processo como FRESCURA.

Puft. Dá-lhe crise. E dá-lhe noiva incompreendida mandando o sapo princípe passear…bem longe!

Tenho muita sorte. Além do meu noivo ser bastante participativo e, na medida do possível para um XY, curtir os preparativos do nosso casamento, ele tem uma teoria que leva para a vida (e eu adoro): Uma mulher frustrada reclama a vida inteira. Então ele quer que tudo saia exatamente como nos meus sonhos de infância! hahahahaha Já viram noivo com motivos mais nobres do que esse? hahahaha

Solução para as síndromes? Não tem. Dizem que é possível amenizar com psicoterapia, remédios e atividades relaxantes (tipo yoga…mas só para quem tem saco. Senão o efeito é inverso – experiência própria de neurose!).

Pessoalmente, para mim funciona pensar que no fundo, nada importa mais do que eu ficar com o Gustavo – aprendi com a minha mãe. Não importa se não vou ter banda, se vou ter que trabalhar 3 dias entre o casamento e a lua-de-mel, se não decidimos como fazer com o hotel e o transporte dos convidados. Todos esses preparativos e preocupações (que são muiiiiiiito amenizados para aquelas que contam com uma assessoria competente) só significam que loguinho seremos marido e mulher. O resto só serve para comemorar isso…

Baci,

Ise

Obs.: Meu msn nunca mais funcionou direito depois da atualização. Nem com uma conta nova hoje. Se vocês não me viram online no último mês, NÃO É PESSOAL!!! No meio tempo, vocês me encontram sempre no e-mail tvpregnolatto@gmail.com e no twitter @ise_pregnolatto.

 

Anúncios

6 Respostas para “Síndrome de Noiva Muito Neurótica tem nome!

  1. Amiga, essa síndrome é do cão!rsrs. Tá faltando um mês para o meu casamento, e já não estou dormindo muito bem.Essa noite acordei 4 horas da manhã, e fiquei rolando na cama.São muitas coisas,ansiedades no nosso coração de noiva!São muitos sonhos a serem realizados em uma noite!Esperança e expectativa que dê tudo certo,principalmente que a nova vida dê certo.E eu ainda nem parei para pensar na minha primeira semana de casada na minha casa,em outra cidade.Haja coração!

  2. Minha irmã está me enloquecendo Ise!!! O casamento dela é dia 04 e eu espero que cheguemos vivos até lá. Ela pode matar um a qualquer minuto…rs
    Salvem as irmãs das noivas!

  3. hj seu post foi especial pra mim..kkk por td q já t contei né? tá lembrada???rsrsrs

    pois é… vc deixou d ser professora nesse post para passar por psicóloga =)

    bj bj

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s