A roupa DO NOIVO – Guia prático!

O post no blog da Gabi me fez pensar em como meu noivo achou que meio-fraque fosse uma tentativa minha de boicotá-lo para ser a única a chamar a atenção na cerimônia por estar bonitona, visto que eu não daria um fraque inteiro para ele. Pensei em fazer um post bem didático para as noivinhas e para os noivinhos (afinal é a roupa DELES), apresentando a vocês resultados das minhas pesquisas sobre o assunto nos últimos meses… Preparado(a)s?

Independente de gosto pessoal, as duas primeiras perguntas a serem feitas antes de QUALQUER EVENTO são:

-Qual o horário do evento?

-Qual o nível de formalidade do evento?

São essas respostas que vão te guiar até a roupa ideal, seja você a noiva, o noivo, a madrinha, o padrinho, um convidado ou simplesmente alguém que precisa comparecer a um evento da empresa.

Atenção: o casamento ganhou uma cara muito pessoal nos últimos anos, onde cada um dá “sua cara” à festa. Isso é ótimo, mas não quer dizer que qualquer coisa seja permitida. As tais regrinhas existem justamente para evitar que você erre em cheio e acabe por transformar sua festa em algo inapropriado e porque não dizer, brega. Afinal chique é estar com tudo adequado e em consonância, certo?

Especialistas em costura e etiqueta social são unânimes quando determinam o padrão de elegância de um homem: o homem elegante é justamente aquele que passa sem ser notado em meio as convidados em eventos formais ou solenidades. Não importa como você vê o seu casamento, mas ele é as duas coisas por definição! Portanto, calça jeans e camisa polo fora de cogitação! E atenção: não é porque o noivo é a figura mais importante da festa (juntamente à noiva, óbvio) que ele deva estar vestido de maneira a se destacar dos outros convidados. Dizem os mais tradicionais que é de bom-tom que o noivo deixe sua noiva…brilhar!

Sabendo disso, voltemos às questões iniciais e suas respostas:

-Cerimônia formal à noite (e atenção ao horário de verão! “À noite” significa tudo escuro e não depois das 18h00!):

SMOKING

FRAQUE

CASACA

Nenhuma dessas alternativas pode ser usada se não haverá recepção após a cerimônia. Nem mesmo para bolo e champagne. “Formal” significa de fato um evento “formal” –  e em geral, não muito comuns na cultura brasileira. Somos um povo informal cuturalmente. Nesses eventos, os convidados devem ser devidamente avisados sobre o uso de traje a rigor e tudo na festa deve estar na mesma sintonia: desde o modelo do convite mais clássico até o que será servido.

Atenção especial ao fraque: a gravata deve ser cinza texturizada e os sapatos de couro liso.

-Cerimônia semi-formal à noite (e aqui se encaixam 90% dos casamentos brasileiros!):

MEIO-FRAQUE

JAQUETÕES

SUMMER

Se eu, com a mais profunda humildade, pudesse dar um conselho a qualquer noivo seria: fuja do branco. Muito fácil de errar. Muito fácil ficar brega. Muito fácil ser confundido com pai-de-santo ou médico-chique.

-Cerimônias durante o dia:

TERNOS

A calça e o paletó devem ser do mesmo tecido e cor e a melhor opção é a gravata lisa. Texturizadas estão liberadas também.

Espero que tenha sido útil para vocês.

Beijos,

Ise

@ise_pregnolatto

tvpregnolatto@gmail.com

 

Anúncios

3 Respostas para “A roupa DO NOIVO – Guia prático!

  1. Ise!!!! dah um helps, faz um post sobre madrinhas (serei em abril.. e naum tenho a menor ideia do que comprar… a unica exigencia da noiva eh que seja longo.. e eh nessa que eu tenho medo de comprar algo que eu me ache o maximo e depois descobrir que errei master!!!)

    a unica coisa (sobre madrinhas) eh que coisas brilhantes no altar (na minha opiniao) eh zuado.. parece que quer aparecer mais que a noiva, sei lah..

  2. Amiga!!!! Gostaria q os modelos viessem dentro da roupa pra subir no altar… ai essa fase solteira q me mata

    Como Antigamente:

    Ps.: Conclusão depois de meses lendo seu blog e te conhecendo como ninguem: o Gustavo eh o CARA!

    Ps 2.: Não comentei no post da Rua São Caetano pq não tinha condição de digitar rindo… Mesmo sem a acessoria, foi TOP master a breguice da loja.

    Ps 3.: Nenhuma novidade do seu filho que esta a venda???

    Mil bjs

    deh

  3. Pingback: A roupa do noivo: guia prático! « Casamento « Mulher de Qualidade·

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s