O noivo desistiu. E agora?

“Acompanho o blog há alguns meses apesar de nunca ter comentado e iria me casar em abril. Entretanto meu noivo terminou comigo há uma semana. Chorei muito, passei mal, fiquei no hospital. Ele simplesmente desistiu. Já entregamos quase todos os convites…e eu estou perdida. Não sei o que fazer…”

Com a promessa de sigilo sobre sua identidade e autorização da noiva, publiquei esse trecho do que provavelmente foi o e-mail mais difícil de responder de todos os tempos. E o fiz por um motivo: aparentemente, é mais comum do que a gente imagina…

E não, acho que nem eu nem ninguém conseguimos imaginar o  desespero. Não por causa da festa, dos convites ou sei lá o que…mas porque a gente faz planos de uma vida inteira juntos quando decidimos casar e imaginamos estar para sempre com essa pessoa. Lidar com os novos fatos e ACEITAR que a situação mudou é provavelmente a pior parte. Afinal, ninguém (espero!) casa-se por causa da festa. As pessoas casam pensando em ter a pessoa amada como companheiro 24 horas por dia, dividir tudo, formar uma família. A festa na verdade serve para comemorar a decisão e o compromisso, certo?

Imagem retirada de http://botequimpoetico.zip.net/images/9b3_BORIS_KOSSOY2.JPG, último acesso em 9/2/11.

Ah….a dificuldade humana no honrar de compromissos…

Namorar é um compromisso. Estar noivo é um compromisso. Casar ou morar junto é um SUPER compromisso.

Pensando friamente como só quem está de fora consegue, que bom que ele te liberou antes de assumir um outro compromisso mais sério. Quem bom que ele não esperou que vocês tivessem filhos para criar coragem de desistir. Quem bom que ele teve a coragem de dizer que não estava pronto para aquilo ao invés de fazê-lo por pura pressão e continuar te magoando constantemente. Talvez daqui um tempo você consiga achar isso também. Quem é que nunca olhou um ex-namorado e pensou: “Meu Deus, como eu pude?! Onde estava a minha noção?!”.

Todo esse nosso súbito ataque de razão e pseudo-compreensão da subjetiva psiquê alheia entretanto não eximem a criatura de assumir responsabilidade pelos seus atos. Não, não se pode criar um compromisso tão sério com uma pessoa e simplesmente desistir sem consequência.

Hora de colocar a cabeça no lugar.

Casamento marcado, convites enviados…noivo ou noiva desistem às vésperas (ou não aparecem…) são descumprimento da promessa de casamento que constitui dano moral à figura da pessoa abandonada. É isso mesmo: ninguém tem o direito de colocar ninguém em uma situação vexatória desse tipo.

Todo cidadão tem direito à proteção da sua honra, dignidade e imagem assegurados na Constituição. O responsável pelo cancelamento do casamento deverá SIM arcar com os danos morais e materiais que causou (artigos 186 e 927 do Código Civil e artigo 5º, inciso X, da Constituição Federal da República Brasileira).

A vítima deve procurar um advogado para entrar com uma ação de reparação contra o doido (ou doida) irresponsável, pedindo reembolso dos prejuízos materiais (gastos com a festa e lua-de-mel, por exemplo) e uma indenização por danos morais (se julgar que cabem danos morais, o valor é decidido pelo próprio juiz quando não quantificado na petição incial).

E não acaba aí: quem quebra um compromisso desse tipo paga os custos, despesas processuais e honorários advocatícios. Afinal, se não fosse sua irresponsabilidade, nem existiria processo…

Casamento é coisa séria, é compromisso. Não é só bom-senso esperar que alguém pense muito antes de tomar uma decisão que envolva seriamente a sua vida e de outra pessoa, mas desistir tem consequências legais e financeiras previstas.

Casar é coisa de gente grande…e assumir responsabilidades também.

Beijos,

Ise

@ise_pregnolatto

tvpregnolatto@gmail.com

Obs.: O blog NNM agradece à Dra. Débora Chaves Martines Fernandes de SP e ao Dr. José Francisco Barbosa Lemos Júnior do RJ, pela consultoria legal, simpatia e disponibilidade!

23 Respostas para “O noivo desistiu. E agora?

  1. Caraca, não sabia que eh dano moral!!! que bizarro!!! vou marcar casamento com algum rico e infernizar e fazer ele desistir dai eu fico rica tb!!! auhhuaahuu e posso pegar o jardineiro depois!!! hehe

    mas, falando serio, coitada da guria.. espero que ela consiga ficar de boa… força na peruca!!!

  2. Que coisa terrível essa moça passou… Legal q vc tá respondendo desorientadas, Ise.
    O mínimo q espero é q ela saia dessa recuperada emocionalmente.

  3. Pingback: Tweets that mention O noivo desistiu. E agora? « NOIVA MUITO NEURÓTICA -- Topsy.com·

  4. poxa q post triste:/
    o que tenho a dizer a noivinha é Força! Sei que será dificil encarar essa realidade…. mas confie em Deus e tudo q ele faz na nossa vida tem próposito. Confie nele e ele tudo fará!

  5. A gente nunca imagina isso… mas não é o primeiro caso que eu escuto.
    Deve ser uma situação desesperadora… como vc mesma falou não apenas pelo fato de convites e festa… mas pelo sentimento… ninguém se casa por casar… nos casamos por amor… e deve ser uma dor horrível saber que quem vc tanto ama não te ama mais… a pior te avisa meses antes do casamento…
    Enfim… o que gostaria de dizer a esta noivinha é força neste momento tão dificil… mas não deixe de ir atrás dos seus direitos afinal além dos rombos na conta bancária tem o rombo que fica no seu coração…
    Muita força e muia fé… e que vc encontre uma pessoa realmente digna do seu amor e da sua companhia.

  6. Mta honra ser linkada no seu blog, Ise.
    Mas é isso aí mesmo, danos morais e materiais. Acho que é o mínimo pra que passa por uma situação como esse (que, do meu ponto de vista, é bem difícil ajeitar só pagando uma indenização)!

    Saindo do papel de advogada e sendo só mulher agora – devia ter pena de chibata pra quem faz isso! 😛

    Bjsss

  7. Meninas,

    isto é mais comum do que se parece eu como cerimoalista passei por dois casos em um ano só. Na maioria das vezes eles(elas) surtam e ficam na indecisão se continuam ou não, muitas vezes a pressão de toda a rotina do casamento também os afetam. Mas falando friamente esta moça deve tentar ficar calma, não ir atras do rapaz e dar um tempo pra ver o que ele faz, se ele não voltar atrás ai sim, ela pode ir a justiça procurar seus direitos.

  8. Que Deus conforte o coração dessa moça e pode ter certeza que Ele tem preparado algo muito melhor para ela!!

    Realmente quando a gente pensa nos ex namorados é o “como eu pude?” que vem na cabeça rsss

    Já avisei meu noivo sobre essa possibilidade, se ele me largar no altar, leva processo na cabeça e faço questao de entrar em causa propria rss

    otimo post!

    bjinhusss

  9. Que triste essa situaçao!
    Mas vou dizer que enfrentamos na familia uma dessas, digamos um pouco pior(se existe esse grau em um momento como este!)
    A irma da minha cunhada, chegou na Igreja e o noivo atrasou, nao chegava nunca! Resultado: A Igreja lotada, tudo pronto e o “moleque” nao apareceu.
    Quando o encontraram, sabe qual foi a resposta?
    – Nao estava preparado!
    Pois é…isso acontece!
    Ainda bem que existe essa lei, que defende a pessoa prejudicada neste momento.

    Nada na vida é por acaso, algo melhor vira para essa e para outras pessoas que passam por essa situaçao!

    Beijos

    Obs: Desculpem a falta de acentos, o meu teclado nao esta formatado!

  10. Um absurdo…infelizmente depois do trauma acho que ela deve agir com a razão por mais doa! Processe o idiota! pelo menos Ele pensará duas vezes antes de “achar” que é um adulto responsável, ou pelo menos Ele vai parar de brincar de ser “gente grande”…Força!

  11. Não vou entrar em detalhes sobre os danos materiais, mas apenas sobre o dano emocional.
    Como conhecedora de causa (Sim, eu já passei por isso..lembra que eu não iria fazer formatura por causa do casamento? Seria dia 13/12/2008 e não foi pq ele decidiu que não em amava mais) a única coisa que eu posso dizer a essa ex-noivinha é: Foi muito melhor assim!!!!
    Vai demorar, porque a dor de “não merecer” ser a escolha dele é horrível, mas vai passar e quando passar, vai ser tão bom.
    Daqui a 2 anos, você vai estar rindo porque agora ele depila o peito e usa cabelo moicano aos 32 anos e vai ter dó da mulher feia que ele escolheu pra ser coadjuvante da vida dele (um homem covarde assim não sabe dividir o papel principal).
    Você vai ficar bem e vai ser feliz, assim como eu sou hoje!
    Força!!!

  12. Imagino o quanto ela deve tá sofrendo, pois toda perda é dificil e quando existe amor a coisa fica mais complicada. Mas TUDO concorre para o bem daqueles que amam a Deus, na Bíblia fala que TUDO não são apenas as coisas boas, mas as ruins também então tenha fé em Deus que Ele tem um propósito para sua vida e nesse seu ex-noivo não está incluído por isso Deus permitiu que vc passasse por isso.
    Fica com Deus.

  13. Nossa, realmente… que coisa horrível, pelo menos o meu terminou antes de decidirmos sobre isso.

    Beijos

  14. É terrivel mesmo!! Mandei para o meu namorido, o post e excrevi no final “Coitadinha dela” e ele respondeu. “Sorte a dela, pois é melhor ele falar agora, do que casar sem amor ou trata-la mal quando casarem e outra tem milhões de homens por ai, com certeza ela vai encontrar alguém que vai ama-la de verdade”. É bem por ai mesmo, é um momento bem dificil, mas pensa assim ele não te merece, não merece seu amor, não merece nada além do seu desprezo.
    Já vi algo parecido, mas uma situação bem pior, aqui mesmo acompanhando um blog de uma noivinha, o noivo dela teve um acidente, ficou em coma, mas infelizmente faleceu.
    Bom noivinha, o que posso de te dizer é cabeça erguida bola pra frente, não fica encanada e não ache que todos os homens sào iguais pois não são. Tenho certeza que Deus esta preparando uma pessoa que realmente te merece!!!
    Bjs

  15. Bem difícil mesmo você escrever algo num momento desse… mas é sempre bom ver o lado positivo das coisas… conheço gente que casou sem estar com vontade e desde o início do casamento o empurra com a barriga, vivem brigando e só mantêm o casamento por conta do filho.
    Enfim, todo sofrimento é um aprendizado e por mais que nós pensemos que algo não é bom para nós, na verdade da dificuldade pode surgir oportunidades para algo melhor e tenho certeza que é isso o que vai acontecer com essa noivinha.

    Beijos

  16. Pois é, passei a mesma coisa… meu casamento estava marcado para o dia 13/11/2010, tudo pago, organizado, vestido de noiva pronto… para minha surpresa, no dia 05/09/2010 o noivo desistiu! Fazer o que? Passei vergonha sim mas estou aqui! Por enquanto ainda estou arcando com o prejuízo, pois as compras da mobília foram todas em meu cartão e tenho suaves prestações a serem cumpridas ainda… mas enfim, o importante é que agora o bonito se arrependeu e está igual a uma cobra se rastejando pra me conquistar novamente…
    Nem me preocupo em tomar uma decisão quanto a ele. Estou vivendo a minha vida, mesmo com ele no meu pé. Só sei que agora (e por um bom tempo) ele não me terá de volta não. Se tiver que ser, será. Eu sou mais eu! Bjs

      • Olá Ana, se puder em contrato em contato cmg eu ficaria feliz…queria conversar c vc, passo hj por uma situação dificil como vc passou..

  17. … Que bom tambem que ele não esperou a lua de mel para falar que não queria casar, e ficou curtindo a viagem para Disney, indo pro parque todos os dias enquanto ela ficava no Hotel, na cama, à base de calmantes, como já vi acontecer.

  18. estou na mesma situação que essa noiva, meu noivo desistiu a semana passada, chegando em casa depois do trabalho ele não estava me traiu dizendo que me amava e horas depois estava bem longe de casa, os convites entregues, buffet contratato, fotos e videos contratados e aluguel da casa á pagar, não sei o que faço,

  19. Posso imaginar como noiva esta se sentido agora, eu tambem passei por isso como muitas outras mulheres. namorei este homem desde os meus 13 anos, estavamos juntos a 12 anos, e então ano passado resolvemos casar, estavamos mais apaixonados do que nunca e este ano em maio eu fiquei doente tive embolia pumonar e quase morrir, ele estava comigo todo o tempo e mais do que nunca percebi o quanto ele me amava. Marcamos o casamento para setembro eu me recuperei, e resolvi tudo do casamento convites, igreja, padrinhos, vestido, nosso apartamento etc…e mais ou menos umas 2 semanas passadas ele simplismente chegou pra mim e me disse que não me amava mais que sintia por mim o mesmo que ele sente pela irmã, que não quer se casar. Na hora não tive resposta estava meio em choque, ja estava com depressão acho que por causa da doença que tive e tudo mais e mesmo assim ele não se importou, na frente dele me mantive forte, pois não ia dar pra ele o prazer de ve uma so lagrima escorrer no meu rosto, mais quando cheguei em casa parecia que meu mundo tinha desabado, voce se sente a pessoa mais sozinha e perdida do mundo, todos os planos que voce levou anos fazendo se acabam em alguns minutos, todo aquele amor se transforma em desprezo e magoa e a vontade de chorar não passa.
    Sofri muito, pois eu sei que eu o amei de verdade e me dediquei a este amor, ainda lembro dos momentos que tivemos juntos e me da uma sensação de solidão e tristeza, mais eu sei se Deus quiz tirar ele da minha vida e por que em meu caminho Ele vai colocar um homem digno do meu amor. Eu confio em Deus e sei que Ele sempre vai estar comigo.

Deixe um comentário

