Twitter para Noivas – passo a passo por Sabrina Bigão

Eu ADORO internet  e ando metida em (quase) tudo que é possível. Entretanto, como já percebemos no quesito “visual e organização” do blog, eu não chego a afundar, mas só navego. Conseguir dirigir o barco é toda uma outra coisa. A Sabrina, que é publicitária, webdesigner, especialista em mídias sociais, metida em projetos de sites de noivas personalizados etc etc etc tem me dado uma mão (duas até e mais os braços e as pernas) e eu acho que o NMN já até virou um projeto a 4 mãos. Tendo em vista a quantidade de noivinhas que me escreveu depois do post em que eu falei dos sorteios no twitter, a Sabri adaptou um conteúdo que já tinha e transforiu num passo-a-passo do “Twitter para Noivas”.  Espero que gostem! Extremamente didático e muito, mas muito útil para quem está tentando se aproveitar das mil e uma utilidades de tuítar!

Ótimo final de semana,

Ise

@ise_pregnolatto

tvpregnolatto@gmail.com

Olá meninas!

Ontem eu vi um tweet da Thaise, pedindo ajuda para duas noivinhas estreantes no Twitter, e adaptei o conteúdo de uma palestra que fiz ano passado, explicando o twitter para pessoas e empresas que não entendem muito bem como usá-lo. Eu mesma demorei um tempo para entender como funciona essa coisa de ficar “falando sozinha” na internet.

O que deixa as pessoas confusas no começo, é que os objetivos do twitter são diferentes de outras redes sociais. No twitter você busca pessoas que compartilham interesse pelos mesmo conteúdos, e a partir daí, começam a trocar figurinhas. Você acaba seguindo e sendo seguido por pessoas que nunca viu na vida. Resumidamente, é blogar podendo escrever apenas 140 caracteres.

No começo parece coisa de maluco, mas com o tempo você vai querer compartilhar muitas coisas que vê por lá: fotos, músicas, notícias, reclamações de fornecedores ruins.

Vou dividir o post em dois, básico e avançado, para não confundir muito quem nunca usou a ferramenta!

CADASTRO

Para entrar no Twitter, vocês devem acessar o site http://twitter.com/ ,entrar no campo de cadastro e escolher um nome para o seu twitter. Escolham nomes simples, para que as pessoas memorizem com facilidade e possam escrever para você sem precisar consultar listas de seguidores. Pode ser o seu nome, ou algo que goste. Assim, seu nome no Twitter será @seunomevaiaqui (Nada de Garota123%$&).

Feito isso, você deverá aguardar um e-mail do Twitter para validar a sua conta. Quando o e-mail chegar, vocês devem clicar no link indicado e este abrirá uma página igual a esta:

 

Exemplo de uma página no Twitter

CÉUS, E AGORA?

Antes de usar o twitter, vamos entender um pouco o layout para saber onde devemos procurar as coisas.

A caixa “What’s happening?” é o local que vocês vão usar para escrever. O Twitter tem um limite de 140 caracteres (contando letras + espaços + pontuações), para forçar você a ser breve na postagem.

Lá, você pode escrever textos, e colocar links para vídeos e fotos. Tudo o que você publica aqui é visto por todos que seguem você. Existem possibilidades de envio de mensagens ocultas e bloqueio de pessoas, mas esse conteúdo fica para o próximo post.

 

Onde escrever no Twitter

Abaixo desta caixa, vemos o menu que será mais utilizado por você:

Timeline: local onde visualizamos o que é escrito por nós e pelas pessoas que seguimos, atualizado segundo a segundo.

@Mentions: clicando aqui, você verá o que outras pessoas falam usando o seu nome do twitter (@seunome). É um jeito rápido de ver se alguém está te perguntando algo ou só falando de você mesmo.

Retweets ou RT: quando uma pessoa quer copiar e escrever em sua página algo que viu em outro twitter, reproduz isso em sua timeline usando RT. Isso faz parte do manual de boas maneiras, mostrando aos seus seguidores a fonte de onde tirou tal citação. Clicando, você pode ver se as pessoas estão achando o seu conteúdo interessante e multiplicando ele pela web.

Searches: Ahá! Algo importante para as noivas!

No twitter, você pode pesquisar o que as pessoas estão falando, pesquisando pela palavra. Pode ser uma marca, uma loja, ou um assunto. Para fazer a pesquisa, você escreve a palavra, frase ou @nome na caixa de search. Depois, você volta em searches, pois a ferramenta permite que vocês salvem as pesquisas mais relevantes, para consultar mais tarde.

 

Onde buscar nomes de pessoas, empresas e assuntos variados


Lists: Aqui você cria listas, e separa as pessoas dentro dela. No caso das noivas, vocês podem fazem por exemplo três listas: amigas blogueiras, fornecedores de doces e empresas de filmagem. E a medida que for adicionando outras listas, vai separando os seguidos nela. Isso faz com que, os conteúdos não se misturem na timeline. Você lê por categorias, como um jornal.

Em searches e lists, vai aparecer um Learn More caso cliquem no menu. Entrem no Learn More e verão dicas passo a passo de como utilizar as duas ferramentas.

MAS, COMO ENCONTRO PESSOAS?

O Twitter nos dá dois tipos de busca: pelo nome (@nomedofulano) ou por interesses em comum. Para quem está começando, eu sugiro avisar aos amigos que está no twitter. Envie um e-mail com @seunome, coloque no blog, facebook, orkut, msn etc. Assim, eles te adicionam. Muito mais simples.

Mas, você também pode procurar pelo nome deles na Caixa de Busca, citada anteriormente.

Depois que achar os amigos, busque empresas e pessoas que falam sobre coisas que você gosta, é só pesquisar em Browse popular accounts by interest . Se você escrever em português, dá certo.

 

Encontrando pessoas pela primeira vez no Twitter

ACHEI, COMO ADICIONO?

Ao entrar no perfil da pessoa, você verá um botão FOLLOW, abaixo da foto. Clique nele e a pessoa será seguida por você.

Você terá duas listas a partir daí: FOLLOWERS (Seguidores) e FOLLOWING (Seguidos). Assim você sabe quantas pessoas segue e quantas pessoas te seguem. Eu recomendo seguir no máximo, estourando 200 pessoas. Do contrário, você não vai dar conta.

Seguindo perfis no Twitter

TT, ou Trends Topics

Assuntos mais comentados no Twitter

Nessa listinha, você verá os assuntos mais falados no twitter naquele momento. Em Change, você escolhe a cidade ou país que quiser e sempre verá as palavras mais comentadas no local.

Eu prefiro ficar no mundial, assim vejo que que falam no mundo todo, e não o que as pessoas falam apenas em SP ou no Brasil. É um jeito bom de ver notícias. Mas, se ver algo do tipo “Silvio Santos morreu”, abra o jornal antes de ligar para a sua avó. Muitas vezes, o assunto que está bombando não é verdadeiro, pode ser uma brincadeira apenas (procurem o caso cala boca galvão depois).

WHO TO FOLLOW

Baseando-se nos seus posts, nas pessoas que você e seus seguidores seguem, o Twitter indica pessoas para você acompanhar. Entre, olhe e veja se o conteúdo lhe interessa. Caso não tenha relevância, basta fechar e ele vai indicando outras pessoas.

Opções para seguir relacionadas aos seus interesses

Bem, vou ficar por aqui, antes que vocês enlouqueçam com tanta informação! No próximo post vou ensinar como usar melhor essas ferramentas e outras coisas. Se precisarem de ajuda, me adicionem no @info_SabrinaBA ou no twitter da Thaise, o @ise_pregnolatto

Espero ter ajudado um pouquinho. Um grande beijo!

Sabrina Bigão




Anúncios

9 Respostas para “Twitter para Noivas – passo a passo por Sabrina Bigão

  1. Pingback: Tweets that mention Twitter para Noivas – passo a passo por Sabrina Bigão | NOIVA MUITO NEURÓTICA -- Topsy.com·

    • Oi Emanuelle!

      Para postar esses links simplificados, usamos algo que o pessoal costuma chamar de encurtador de URL. Se você procurar no Google, vai encontrar vários, mas eu gosto do http://migre.me/
      Você copia o endereço que quer compartilhar, vai até a página no migre me (ou outro que escolher), cola em um espaço onde está escrito “insira a url a ser encurtada” e clica em migre!
      Vai aparecer uma página com um link simplificado, que você poderá publicar no seu twitter.
      No próximo post, explicarei com mais detalhes 😉
      Bjos

  2. ai minha nossa… ensinando mais noivas a se viciar nesse mundo virtual..rsrsrsrs
    loucura loucura! adorei;)
    bjbj

  3. Eu criei o meu twitter em setembro/outubro de 2009 e tinha dificuldade de mexer. Por impaciênica somente comecei a mexer em setembro de 2010, e isso por causa do meu trabalho. Sou redatora e revisora da Universidade Gama Filho e quando publicava alguma notícia, evento, etc eu tinha que colocar no twitter da Gama Filho também. Então em uns 3 meses eu já estava viciada e comecei a entrar sempre com o meu perfil.

    Beijos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s