Lista de presentes…o que fazer?

Eu adoro comprar presente de casamento da lista. A gente sempre sabe que vai ajudar o casal de verdade porque vamos presenteá-los com algo que eles querem…e que depois podem até trocar se a necessidade mudar ou se forem muitos os repetidos.

Mas eu não gosto da ideia de pedir presente. Acho que fica parecendo obrigação, acho o fim da picada vincular a presença dos seus convidados queridos à oferta de presente.

E acho muito muito muito feio colocar cartãozinho de lista de casamento no convite – não sou só eu: é considerado um erro gravíssimo de etiqueta! Falta de educação mesmo…

Acontece que vai chegando perto do casamento e as pessoas vão perguntando onde estão as suas listas… e todo mundo arregala o olho e te olha feio quando você diz que não vai fazer.

Desisti e sucumbi, em nome da praticidade e da boa vontade das pessoas que tem carinho por mim e pelo Gu. No final das contas, parte disso é mesmo um exagero meu que acaba deixando chateadas pessoas queridas que torcem pela gente e que querem mostrá-lo coum um presente de boa sorte e felicidades.

Acho que fiquei meio traumatizada com o posicionamento de algumas noivas que conheci que não escondiam a questão que faziam das “prendas” e que perguntavam inúmeras vezes quais presentes ganhariam. Além do mais, até aqui no blog mesmo já teve caso de gente contando que a noiva ligou e pediu o presente que queria para os padrinhos… E é claro que tem gente que escolhe os padrinhos pelo poder aquisitivo deles, antegozando já o tamanho do pacote. Acho a coisa mais sem-noção do mundo…

Não gosto, não gosto, não gosto. Acho feio, chato e de péssimo-tom.

Mas não necessariamente precisa ser assim, certo?

Sucumbi e vou fazer lista em 3 lojas. Já fiz em duas até o momento. Procurei por aquelas que tinham variedade de produtos e preços e tenho presentes de 10 reais ad infinutum. Com raras exceções, controlei os preços dos presentes caros. Acho que fica até feio lista só com presente carésimo…

Além disso, procurei por opções que facilitariam a vida dos nossos convidados de SP e de BH, com lojas que permitiam a compra online e que até davam o frete de presente. Também tomei cuidado para que pelo menos uma delas tivesse loja física lá também. Tem gente que gosta de olhar e pegar antes de comprar, não é?

Não dá para recusar carinho de quem te quer tão bem assim!

Na prática: fiz as listas até agora na Preçolandia e na Camicado. A Preçolandia é uma loja tradicionalíssima em São Paulo desde os primórdios, que tem uma série de coisas a preços muito bons…mas também coisas mais caras do que na Camicado, que é uma loja mais chiquetosa, com lojas físicas em SP e em BH. Comparei as duas listas e mantive os itens repetidos onde eles custavam menos.

Detalhes técnicos: fiquei INCONFORMADA ao descobrir que os noivos não vão ganhando os presentes conforme forem ganhando. Você marca datas e eles entregam tudo de uma vez. Não há a possibilidade de retirada na loja. Gente que odeia arrumação e precisa ir aos poucos para não assustar – tipo eu – está com problemas sérios. Além do fato de que quase todo mundo compra o presente em cima da hora, então você tem grandes chances de recebê-lo após o casamento, só na volta da lua de mel. Preçolandia marca 3 datas, 2 antes do casamento e 1 depois. Camicado só 2, uma antes e uma depois. O convidado que compra na loja física pode levar o presente e entregar por conta.

O site da Camicado está com frete grátis para compras de itens em lista de casamento.

A Preçolandia troca 100% de presente, a Camicado 30% do que estava em lista e 100% do que você ganhar fora da lista. Sim, é permitido aos convidados comprarem coisas foram da lista.

Eu honestamente não gosto da ideia da troca. Eu sou do tipo que acredita que o presente foi pensado com carinho para a gente, em alguém que pensou em nós dois usando o mimo na nossa casa. Mas cada um é cada um…

E vocês, meninas? Estão tentando lidar com isso politicamente ou viraram ditadoras???? rs

Beijos

Ise

@ise_pregnolatto

tvpregnolatto@gmail.com

17 Respostas para “Lista de presentes…o que fazer?

  1. Ainda não pensei exatamente nisso. Pensei em fazer lista em pelo menos 2 lojas e tb variar os preços. Concordo que é de mau tom impor os presentes! Meu padrinho mesmo td vez q me ve, qr saber o q eu qro ganhar… mas eu não vou escolher! Ele tem acesso livre a minha casa e pode perceber o que estamos precisando caso queira. Acho até mais legal ele “inventar” o que vai dar do que eu já saber “meu padrinho vai me dar X”…..é isso!

    Bjo bjo bjo

  2. Oi Ise!

    Eu adoro a camicado mas ja ouvi tantas reclamaçoes de novinhas que fiquei meio assim viu, da uma olhada no site reclame aqui.

    Acho mais pratico fazermos lista e avisarmos as pessoas, nao vou colocar o cartaozinho da loja mas pretendo escrever no meu convite onde estara a lista de presentes.
    Foi minha prima que ligou pedindo presente, lembra? Se acredita que depois que eu falei que nao poderia dar e que meu noivo nao poderia ir, ela nao falou nada e chamou outra pessoa que deu o presente que ela queria? nem fui no casamento dela, só pela falta de consideração.
    Deixa eu te perguntar: o seu blogrool vai subindo de acordo com as postagens dos outros blogs? acabei de mudar para o wordpress e estou aprendendo a usar ainda e nao achei esse sistema de blogroll.
    bjinhusss

    • Nossa, concordo muito com isso Ise!

      Já fui madrinha algumas vezes, e em uma delas, o casamento era em outra cidade e não pude levar o presente de ônibus, sai direto do trabalho, mais de doze horas de viagem, então levei uma lembrança, para levar o presente de carro depois.
      Você acredita que o noivo falou que devia ter chamado outra pessoa???
      Não pensei duas vezes, dei o super aparelho de jantar para um casal que casou na sequência. Fiquei tão chateada.
      É esse pensamento que faz com que os casamentos sejam para muitos um evento oportunista e não uma celebração.

    • No blogspot sobe quando a pessoa coloca um post novo. Mas acho que não tem isso no wordpress não. Quem sabe de toda a parte de visual e blog é a Sabri! hahahahaha Eu não sei nada….uma analfabeta digital!!!! rs

      Eu vi muitos livros de etiqueta dizendo que escrever no convite é feio. Acho que o site serviria melhor para isso…

      E sobre as reclamações da Camicado, você tem razão. Eu já tinha visto no Reclame Aqui…Vou fazer um post disso.

  3. olha, realmente acho um absurdo ficar pedindo, isso aí já é falta de educação pra mim. Eu acredito que a maioria das mães (pelo menos as que eu conheço) sempre ensinaram os filhos a não chegar na casa de alguém e ficar pedindo tudo que podia ou não ver. Agora pq as pessoas acham que essa regra muda só pq nos tornamos adultos?!
    Quanto às lojas, na época que minha irmã e minha prima casaram (2006 e 2007), a camicado entregava o presente assim que a noiva via que havia ganhado e liberava a entrega (tinha a opção de deixar o valor como crédito e no fim decididir se pegaria o presente ou se usaria em outras coisas da loja). Quase td dia chegava presente e agora eles estão com essa coisa de 2 entregas que é só para economizar o dinheiro do frete. Minha amiga casou em junho/2010 e deixou de receber a maioria das coisas da lista dela simplesmente pq a camicado alegou que não tinha em estoque no dia da entrega dela! Bela organização e respeito não? Vc perde horas lá escolhendo, seus convidados perdem tempo escolhendo tb e no fim eles não tem preocupação nenhuma em deixar programado para ter em estoque o pedido que já foi pago e já tem data de entrega…… Eu risquei na hora a camicado das minhas opções quando ela me contou isso…. Pretendo fazer na Fast e na Tos Stok…
    bjsss

  4. Oiee Ise,

    Vc esta certissima! Tbm decidi colocar lista de presente pura e simplesmente pq as pessoas pediram. Nao estou colocando nenhum cartao indicando que criei lista ou mto menos dizendo q tenho uma lista, apenas indico no convite para pessoas visitarem nosso website, e se alguem quiser dar presente vai ver la q tenho listas disponiveis. Ainda nao fiz lista em lugar nehum e nao estou mto certa do q fazer. Meu dilema de sempre, nao estar no Brasil 😦 Se mtas pessoas no Brasil me derem presentes, eu sinceramente nao tenho como levar para casa; despachar e pagar por extra bagagem pode nao valer a pena… Eu nao faco questao de nada, poxa vida, as pessoas sao convidadas pela relacao e a importancia delas em nossas vidas e nao pela conta bancaria ou o tamanho do presente, principalmente pq acho q os convidados sempre gastam pelo simples fato de serem convidados: roupa, sapato, maquiagem e assim vai. Os convidados daqui alem de todos os outros gastos ainda precisam arcar com passagem e hotel… Mesmo sendo super cliche: a presenca deles e’ de fato o meu maior presente 🙂

    Bjuss

    • Nós também vivemos isso. Quem vier no nosso casamento, vai gastar… qse todos os convidados de fora. E entendo o super clichê, pra gente é muito válido também.

      De novo seu caso é muito complicado….talvez aí valesse o ICasei para fazer a lista falsa….já pensou nisso?

  5. Oi Ise!!
    coloquei duas listas no meu site, uma de cotas para viagem (acho democratico, pois cada um dá o valor q quer) e na Tok Stok, adorei, pq vende de td, desde eletro domesticos, edredons, moveis e coisas basiquinhas como suplatss, taças etc. e eles dao de presente o presente ja montado, fora 10% do valor total em presentes ainda por cima, o frete “de gratis”hehe… adorei, adorei,adorei!!! bjokass!

  6. Eu não tinha intenção de fazer lista…mas meu casamento é só em 2013 e já tem gente perguntando oq “eu preciso”, acredita?!!
    Mas jamais, nunquinha mesmo vou anexar um cartãozinho no meu convite! Acaba com o visual e acho que dá a impressão de “convite individual:” só entra quem trouxe
    rsrsrs
    Acho que vou acabar criando um site e quem entrar ve q eu tenho a lista.

    Bjo

  7. Eu concordo que pedir presente é desagradável, mas as listas facilitam e muito antes a vida dos convidados. Pretendo fazer, sim, em duas ou três lojas. Coloco a relação no site da gente, aviso pais e padrinhos e pronto. Deixe que o boca-a-boca espalha (pq cartãozinho com nome da loja, peloamor, é de matar!).

    Eu particularmente acho pior pedir dinheiro, mas isso tem estado muito na moda também. Mesmo que seja através de cotas e tal, não consigo achar elegante. Então não vou fazer. Mas isso é uma opinião minha muito particular, mesmo.

    Bj

  8. Meu noivo e eu ainda não começamos a fazer a lista, mas devemos colocar em 3 lojas também: Americanas, Zelo e Camicado.

    Eu também não gosto da ideia de colocar cartão da lista de presente no convite, é feio demais, indelicado, e também nossos pais, tios e alguns padrinhos já falaram o que darão de presente ou perguntaram o que queremos, por serem nossos super amigos há muitos anos.

    E como há pessoas com menos condição financeira, teremos de colocar presentes de vários preços também.

    Final de semana vamos tentar fechar nossa lista íntima de 100 convidados (aiiiii, é muito difícil), ver as lojas onde colocaremos lista e os possíveis destinos da lua de mel para começarmos a pesquisar preços.

    Beijos.

  9. Comentário dos comentários: ainda não me conformo de lista intima ser 100 convidados!! acho que eu nem conheço tanta gente assim!!!!!
    convite individual eu acho uma coisa bizarra no estilo “passe-banheiro de escola infantil”

  10. Oi Ise!
    Desde agosto do ano passado quando fiquei noiva e descobri seu blog pesquisando sobre casamento na internet, sempre leio seus posts, apesar desse ser meu primeiro comentário!
    E vou fazer um comentário é sobre uma dúvida que está me perturbando! Meu casamento é em setembro, e logo em seguida meu noivo e eu vamos morar no Canadá.
    De início descartei a ideia de fazer listas em lojas físicas por que é muito difícil levarmos todos os presentes. Em seguida pensei nas cotas de lua de mel. E por último tem predominado fazer uma lista falsa no ICasei ou na Loja dos Noivos. Por mais que seja uma forma indireta de “pedir” dinheiro, também é um pouco deselegante. Embora no Brasil seja tradição dar presentes de casamento e ajudar os recém-casados a montarem a casa, receber esses presentes em dinheiro nos ajudariam bastante a começar nossa vida lá, pois com o dinheiro compraríamos tudo que precisaríamos para casa…
    Gostaria de uma opinião sua sobre esses sites (ICasei e Loja dos Noivos) e saber o que acha dessas listas falsas!
    Parabéns pelo blog! É ótimo poder acompanhar todos os passos da organização do seu casamento e por tudo que eu li, tenho certeza que vai ser lindo!
    Um beijo
    Larissa

Deixe um comentário

