E quando as pessoas se convidam para a festa?

Outro dia, uma noiva que eu sigo no twitter estava reclamando que, com a proximidade do casamento, muitas pessoas estavam “se convidando” para a festa, e que ela não sabia mais o que fazer. Como estou começando a organizar o meu casamento, pensando nas pessoas que gostaria de convidar, comecei a me imaginar nessa situação.

Fui criada com simplicidade, mas como educação não depende de dinheiro, e sim, de bom senso, acredito que nesse tipo de situação, não tem como ter medo de responder de forma grosseira. A grosseria já se instala no momento em que uma pessoa se convida para a sua festa de casamento, como se fosse um churrasquinho na laje (Opa, eu apareço lá com umas cervejas, beleza???).

Só você e o seu noivo sabem o quanto ralaram para se dar esse momento especial. Não cabe aqui, uma questão de custos e sim, de ter a presença de pessoas, que ao longo da vida do casal, estavam lá, apoiando e torcendo pela felicidade de ambos. Encher um salão com 300 pessoas que não fazem parte da sua intimidade para ser “educada” não vale a pena. E isso serve para pessoas da família e colegas de trabalho que não são próximos, entre outros exemplos.

Para responder uma pessoa dessas sem perder a linha, sugiro para vocês o mesmo que sugeri para a noiva em questão: Diga que você e o noivo optaram por uma festa simples, reservada apenas para a família e pessoas mais próximas.

Agora, se a pessoa insistir na grosseria e fazer comentários do tipo “não seja mesquinha, uma pessoa a mais não faz diferença”, bem…Aí eu acho que vale a pena responder daquele jeito rsrs

E vocês, já passaram por alguma situação do tipo nessa trilha rumo ao casamento??? Contem para nós como foi e como conseguiram sair da situação.

Um grande beijo!

Sabrina Bigão

@info_SabrinaBA

12 Respostas para “E quando as pessoas se convidam para a festa?

  1. Bom dia, meninas

    Então, e às vezes a pessoa nem se convida, simplesmente está por perto mas não tão perto – colegas de trabalho, por exemplo.
    Optei já desde o começo em frisar que seria uma cerimônia íntima. Já que os seus conhecidos não tem como avaliar o quão íntima será a festa – se terá amigos ou se serão somente familiares, isso me deu até agora uma certa liberdade para falar do assunto ‘casamento’ sem ter que me comprometer em convidar todos que estiverem participando da conversa!
    Vocês me desculpem por não me identificar, mas já pensou se meus colegas de trampo lêem isso com meu nome, que chatinho seria? Então vou deixar a dica, mas ficarei reservada como “A Noivinha”!

    Sucesso, garotas, e sejam simples ao dizer: “ah, eu não teria condições de fazer uma festa legal se fosse convidar a todos que conheço, então faremos somente com a família e os padrinhos, mesmo…”
    E ponto final, que pra bom entendedor meia palavra basta, né? Pois se a pessoa tem capacidade de criar indiretas pra ‘ser convidada’, também tem capacidade pra compreender as indiretas de que ‘não será’.

    Beijos e espero ter ajudado… 🙂

    A Noivinha

  2. Minha irmã convidou apenas os amigos próximos do trabalho dela e os que não foram convidados ficavam fazendo comentarios inconvenientes… Depois do casamento, quando ela voltou de lua de mel e voltou a trabalhar ela escutou: “é, fiquei sabendo que casou, fez mó festão e nem convidou os amigos né?”, ela, com a maior tranquilidade respondeu: “meus amigos estavam todos lá”. Depois dessa pararam as piadinhas….

  3. Oie Sabrina,

    Acho o cumulo as pessoas se convidarem para festa dos outros, e pode ser ainda pior…

    Tenho uma grande amiga do meu trabalho antigo, ficamos mto proximas e eu faco questao dela em meu casamento sim, mas como convidada, eis que qndo falei q iria me casar a pergunta dela foi: Eu sou sua madrinha ne?? Foi super chate e fiquei super sem jeito, expliquei q fazia questao q ela participasse do casamento, mas q minhas madrinhas ja estavam escolhidas fazia algum tempo… Juro q nao sabia nem o q falar… Juro q nao entendo esssa postura de se auto-convidar.

    Bjusss

    • Eu achando que já tinha visto de tudo nessa vida!
      Se convidar para ser madrinha além de falta de educação, é falta de bom senso!
      Não consigo nem imaginar a sua situação diante de uma atitude dessas!
      Resposta a gente sempre encontra, mas sempre fica no ar aquela sensação de estar, sei lá, deslocada, não é???
      Obrigada por nos mostrar outras possíveis situações desconforto!
      bjs

  4. Ah,no meu casamento eu tive isso tb,acho que quase todo mundo passa por isso.No meu acabamos convidando a pessoa por consideração a mãe do meu marido (a pessoa era parente) e detalhe se convidou e não deu nem uma colher!Não que a pessoa seja obrigada a dar presente,se presenteia por consideração,mas é muita cara de pau se convidar e não dar nada.Tem tb um tal de pedir convite individual pra um pra outro que se der espaço tem que fazer uma festa pra 1000 pessoas!!Um horror!Pra mim foi tenso!!rsrsrs. Cuidado com isso meninas!

  5. A lista sempre é uma complicação enorme por menor que seja o casamento.

    Meu noivo e eu noivamos dia 27 de março de 2010, e quando estávamos com alguma previsão da data do casamento, algumas pessoas começaram a falar “Quero muito ir ao casamento de vocês”. Sendo que são pessoas que conheço desde criança, mas que deixaram de ser minhas amigas, hoje são amigas da minha irmã. Tá, são pessoas por quem tenho muito carinho e com certeza gostaria de convidar, mas se fizermos isso com todos por quem temos carinho e conhecemos desde criança ou há muitos anos, sem dúvida teríamos de fazer uma recepção para mais de 100 pessoas.

    Desde quando noivamos eu comecei a fazer uma prévia da lista (chegou a 172 pessoas já com cortes), mas em dezembro dei uma enxugada boa e, em março, com a data marcada, meu noivo e eu fizemos a lista “definitiva” depois de muito pensar, conversar, avaliar, e resolvemos realizar um casamento para familiares próximos (nada de pessoas que vemos uma vez ao ano ou que não vemos desde crianças, primos de 2° ou 3° grau) que tenhamos convivência e amigos de verdade, íntimos, que acompanharam nossa história, nosso amor, nosso amadurecimento, nossas lutas, as bênçãos recebidas por Deus.

    No trabalho não chamarei ninguém por ter muita gente no meu setor. Prefiro não chamar ninguém a ter de escolher um ou outro para ir. Explicarei que será familiar e pequeno e pronto.
    Meu noivo, por estar há mais tempo na mesma empresa e ter amigos lá, chamará 4 pessoas (com noivos e marido dará 7).

    Estou com uma dúvida enorme sobre chamar o pessoal do trabalho (e outras pessoas) para a cerimônia, pois não gosto disso. É tudo ou nada. Mas aí terça-feira minha psico deu a sugestão de colocar um convite em um mural na sala para todos e eu conversar com cada um e explicar a situação. Me ajudem, por favor.

    Beijos.

    • Oi Rô!

      Eu sei que é uma situação delicada, mas acho melhor você manter a lista na qual pensou, de pessoas mais próximas. É muito melhor você explicar para as pessoas no trabalho que será uma festa para familiares e amigos do casal do que colocar um aviso e ficar enlouquecida com depois com todo mundo confirmando presença.
      O dia é seu e você deve pensar nas pessoas que ajudaram você a construir ele.

      • Sa, com certeza ajudou demais. Li seu e-mail e já te respondi.

        Manteremos a lista e se, de última hora, alguém não puder ir, chamaremos outras pessoas mais próximas.

        Obrigada.

  6. Estou passando uma situação como esta, e como vi acima, parece ser muito comum, mas eu não consigo engolir tanta falta de educação!
    Mas vou fazer isso mesmo que a Sabrina falou, vou comunicar que é reservado, quem realmente gostar de nós, vai entender! De gente interessada eu já estou de saco cheio! rs

Deixe um comentário

