O outro lado da moeda: os noivos!

Eu de novo!

Bom dia! Será que dá para ler com essa cor? Será que é a mesma cor do blog? rs Eu vou acabar perdendo o sono com isso! rs Quem é neurótica nem precisa ser noiva, não é? rs

Eu havia escrito esse texto a convite de um portal de casamentos – que até onde eu sei não o publicou nem me deu um feedback… Então resolvi publicá-lo aqui. Acho que tem a ver com toda a discussão que tivemos ontem sobre os noivos por causa do blog masculino de casamento! O timing de publicação não poderia ser melhor… 😉

O outro lado da moeda: os noivos!

Fala-se muito sobre a mudança do perfil das noivas. De submissa e romântica acima de todas as coisas no passado, a noiva de hoje tem entre 25-35 anos, carreira estabilizada, independência financeira e não raro assume o pagamento da festa ou de boa parte dela. Casar é um sonho e por isso não mede esforços para realizá-lo. Como não lhe sobra o tempo que gostaria de dedicar ao seu hobby e perfeição é palavra de ordem, a assessora é sua melhor amiga.

Entretanto, não foram elas as únicas que acompanharam a mudança dos tempos…

Diferentemente das últimas gerações, o noivo de hoje valoriza a vida familiar e consequentemente o casamento. Não que ele faça questão das lágrimas, da pompa e dos rituais – alguns fazem – mas os noivos e hoje se interessam pela festa tanto (ou mais!) que as próprias noivas.

Não estando presos a rótulos de antigamente, não são raros os homens que adoram crianças e sonham com a paternidade. E pasmem: eles escolhem suas companheiras para a vida a dedo e levam em consideração desde traços do seu corpo que poderiam indicar que você será um ótimo meio de perpetuar os genes dele no planeta (nível subconsciente e inconsciente) até suas aspirações e sonhos a curto, médio e longo prazo para ver se existem pontos em comum com os dele (nível consciente).

Esse homem gosta de sair com os amigos para o clássico futebol-cerveja e espera que você tenha seus momentos cor-de-rosa com as amigas. Mas ele não abre mão de levar os amigos em casa ou de passar o domingo todo no sofá com você, desfrutando da sua companhia e conversando nos intervalos dos programas preferidos DELE sobre coisas profundas e triviais com você. Um sonho masculino. Só não se iluda: ele te ama, mas ainda não está pronto para entregar o controle remoto…

Tal geração de homens está por aí, dando o maior trabalhão para as noivas: eles querem realizar o sonho da sua companheira e casar, mas querem também participar e ter poder de escolha. Sentem-se no mesmo direito que as moças de branco e pretendem bater o pé se fizerem questão de alguma coisa. Além disso, sonham com a casa, com os móveis… e principalmente com os eletrodomésticos e gêneros que ligam na tomada. Os olhos desse novo homem brilham quando ele fala aos amigos e companheiros de trabalho do porto-seguro de vocês. E ele o faz com uma freqüência razoável…

Não se iluda: ele vai continuar chamando a mulher que passa na frente deles  -e interrompe a conversa – de gostosa. Mas conta os minutos para o final do dia e assim poder finalmente cair no seu colo…

São filhos que nasceram quando o divórcio já existia no Brasil e aprenderam com a observação dos pais – assim como você – que as pessoas só ficam em um relacionamento se estão felizes. E que se não existe felicidade de ambos em um relacionamento, não há motivo para que o último exista.

Talvez estejamos olhando de frente para a geração mais madura no lidar com os sentimentos de todos os tempos – homens e mulheres – e que mesmo assim tem uma série de dificuldades em definir papeis e vivem perdidos com a nova ordem das coisas…

O que importa é que temos levas de homens e mulheres querendo ser felizes e acima de tudo, querendo fazer seu companheiro (a) feliz. Sem preconceitos e seguindo seus sonhos ao invés de obrigações sociais…

E viva OS NOIVOS. Eles.

Beijos,

Ise

@ise_pregnolatto

tvpregnolatto@gmail.com

18 Respostas para “O outro lado da moeda: os noivos!

  1. Também acho que atualmente temos uma nova geração de casais de noivos, com alguns papéis misturados. Acho bacana a preocupação masculina com a casa, a cerimônia, a festa, a lua-de-mel (assim como gosto da preocupação feminina). Como sempre digo, os dois se casarão e não somente a mulher. Portanto, devem compartilhar tudo, risos e lágrimas, afinal, homens também choram.

  2. Ise, amei o post.
    Nesses quase 8 anos com o meu noivo, sem contar o tempo que éramos apenas amigos (nos conhecemos desde crianças), descobri aos poucos um homem doce, gentil, amoroso, amigo, companheiro, participante, incrível, romântico… O Ronaldo sempre esteve certo de criar uma família linda e abençoada comigo, sempre foi apaixonado por crianças e é doido para ser pai, há alguns anos (nem estávamos com data prevista para o casamento) ele já ficava escolhendo os móveis e eletros para nossa casa…
    Agora, com os preparativos do casamento, está participando, opinando, dizendo o que quer ou não, diz o que posso resolver sozinha, pergunta, se interessa. Fico muito feliz com essa atitude, pois não precisei pedir a colaboração para realizarmos tudo com muito amor e carinho para o dia mais feliz e abençoado de nossas vidas.
    E tenho visto essa mudança dos noivos desde 2009, com os preparativos dos casamentos dos nossos melhores amigos e da minha prima (fomos padrinhos de ambos ano passado).
    É muito importante que o casal trabalhe junto para conquistar um sonho.

    Beijos.

    • Eu acho importante que seja algo feito como um time. E por experiência própria, acho que funciona bem como um treino do que vem por aí. Decisões conjuntas, contas, divide daqui cobre de lá, companheirismo, briga….e especialmente auto-conhecimento. Eu não espero que o Gustavo se interesse pela decoração ou em escolher flores… Mas eu acho lindo que ele fique louco para experimentar e escolher o bar….mesmo porque eu não bebo e não saberia nem por onde começar!!! hahaha Team work, certo? Cada um na sua, cada um com seus interesses e suas habilidades… Como muito bem disse em seu blog o amigo XY aí de cima “é um casamento…não é festa de aniversário”. Não tem graça fazer tudo sozinha, não é? 😉
      O meu XY especificamente não gosta muito da igreja, mas gosta da festa! hahahaha E não vê a hora de irmos juntos para Cuba e de morarmos na nossa casa, que ainda não existe…..rsrsrsrsrs

    • Concordo com vocês gente!
      O Rafa me ajuda com tudo, cozinhar, limpar, cuidar do Biel. Não existe mais esse papo de isso é coisa de homem e aquilo é coisa de mulher. Tem espaço para os dois na manutenção do casamento.

  3. Olha, posso dizer que meu noivo foi bastante influente na escolha do buffet e do espaço, quando fizemos a degustação no buffet que contratamos ele elogiava tanto que até achei que ele deu uma forçada para eu escolher aquele buffet, rs.

  4. esse post foi ótimo.. meu noivo quer participar d tudo..e ás vezes pego ele preocupado com os móveis.. mandar fazer… se vai ficar bonito… td preocupado.. me ajuda em td… e sei q na cozinha se bobear ele comanda.

    e ahh sonha em ser pai… não para de falar que por ele já voltamos da lua de mel com um baby encomendado.. eu q sou cautelosa até dmais em falar não, calma espera.. não é bem assim..rs
    mas a certeza é q sei q ele será um ótimo pai…

    bj

  5. Super concordo Ise! Eu vejo umas – ou muitas – dessas características no meu noivo… Principalmente o olhar, o interesse e o quase colapso se não estiver com o controle remoto na mão… kkkk
    Amei!
    Bjão!

  6. Concordo plenamente com vc! Atualmente ser um homem “moderno” ou uma mulher “moderna” consiste em ser descolado (a). É a ditadura do “ser de ninguém”, onde todo mundo é de todo mundo e qdo encontramos alguém disposto a dividir esse momento tão esperado para a maioria das mulheres (sim a maioria por mais que algumas dizem que casar está por fora) fica mais facíl encontrar a felicidade e fazer a vida valer a pena!

  7. Pingback: O outro lado da moeda: os noivos! « Assuntos Diversos « Mulher de Qualidade·

Deixe um comentário

