Sabrina – Aprendendo mais sobre cores para decorar

Boa tarde gente!!

Esqueci de um detalhe sobre o sorteio do Save the Date, o código foi gerado pelo twitter da Ise, então eu não consigo fazer sem ela. Assim que ela voltar, ela faz o sorteio, tá???? Desculpa pela confusão gente, não justifica, mas imprevistos acontecem.

Bom, notei que vocês gostam demais das inspirações de decoração e que as maiores dúvidas são a respeito de como combinar as cores entre si e os tons das mesmas cores.

Com tanta coisa para vocês fazerem, não vou querer dar uma de louca e explicar em um texto tudo sobre teoria das cores. Mas como são garotas espertas, vou dar duas dicas muito legais que vão ajudar vocês.

Existem alguns esquemas que ajudam desenhistas, designers, decoradores e afins na escolha das melhores cores e combinações para elas. A maioria conhece eles por roda de cores, esquema de cores ou círculo de cores.

Fiquei horas tentando escrever de uma forma fácil, mas no final, recorri ao nosso querido e amado Google e peguei o texto abaixo que explica bem como funcionam esses sistemas para escolher tons em uma mesma cor ou cores que se complementam.

Leiam com atenção para depois olharem uma ferramenta bem legal, que eu uso bastante.

“Como trabalhar com Círculo de CoresCom o Círculo de Cores é possível criar um número virtualmente infinito de esquemas de cor. Quase todas estas cores enquadram-se em um dos quatro sistemas gerais, assim chamados pelos especialistas:
Monocromático: esquema em que se usa uma única cor. É o sistema de cores mais fácil de entender e pode oferecer um visual “clássico”, sempre moderno. Por exemplo, um degradé de azuis.
Cores Análogas: é o esquema utiliza duas ou mais cores “vizinhas” no Círculo de Cores. Um desses pigmentos é sempre dominante. Este esquema é usado, muitas vezes, para criar uma atmosfera repousante. Por exemplo, combinações de verdes e azuis.
Cores Complementares: esquemas de cor que combinam duas cores opostas no Círculo de Cores. Por exemplo, verde e vermelho.

Às vezes, quando duas cores não oferecem toda a variedade necessária, é possível recorrer ao esquema de Complementares Divididas (três cores) ou ao deDuplas Complementares (quatro cores) que proporcionam maiores possibilidades de combinações de cores.A vantagem de um maior número de cores é evidente quando na combinação com mobília e outros acessórios com flexibilidade de escolha muito maior.

Os Esquemas de Trios combinam três cores eqüidistantes no Círculo de Cores. Mais uma vez, o princípio básico de utilizar sempre uma cor dominante é importante. Este esquema funciona igualmente bem com cores pastel.
Finalmente, preto, branco e cinzas não aparecem no círculo cromático. Porque não são realmente cores, no sentido estrito do termo. São chamados de neutros.Nesta categoria de neutros, podem ser incluídas outras cores como os marrons, beges e cremes. Além de sua importância na mistura com outras cores, criando tons mais escuros e cores neutralizadas, os neutros são muito úteis na criação de contrastes com qualquer cor do esquema.”Texto original publicado no site : http://www.pqi.com.br/md/mdp1_2.html

 

Legal, né?

Agora que entenderam mais ou menos esses esquemas, vou falar rapidinho da escala Pantone. Essa escala é um padrão muito reconhecido e usado no mundo todo para catalogar as cores, atribuindo códigos para elas. Tá, mas o que isso tem a ver com o meu casamento???

Muitas empresas adotam o Pantone, incluindo gráficas e empresas de tecidos. Portanto queridas, se vocês quiserem manter o mesmo tom para tudo, é bom saber o código Pantone da cor escolhida, pois você saberá que em qualquer lugar do mundo vão imprimir sua papelaria com a cor exata que você escolheu ou fazer tecidos na cor que você quer.

Não precisam ficar neuróticas com isso, mas é bom saber que essa possibilidade existe. Quando forem na gráfica, perguntem qual é o Pantone da cor. Se forem fazer lembrancinhas com outra empresa, tendo o código, ela poderá fazer na mesma cor. Se ficar complicado demais, vocês me gritam rs

Agora sim,

vem a super ferramenta divertida!

O círculo de cores on line \o/

Existem muitos sites assim, mas eu gosto de usar esse para fazer sites.

Simplificando:

– Vocês clicam em color space e selecionam Pantone;

– Escolhem o esquema (nesses círculos que são iguais aos do começo do post);

– Lá no círculo maior, bem colorido tem umas bolinhas, vocês clicam nelas e no quadrado gigante ao lado

vocês verão todas as combinações legais entre as cores pelas quais você passar /

– Clicando em Adjust Scheme, vocês podem controlar a luz, para cores mais vibrantes ou mais fechadas;

– Clicando em Color List, vocês pegam o Pantone de cada cor indicada;

– E no final, clica em Export, text e pega os códigos em texto \o/\o/\o/

Olha o site aqui: http://colorschemedesigner.com/

Não é para vocês serem profissionais, mas dá para brincar muito, né? Cliquem em todos os círculos, quanto mais cores, mais legal é.

Diz se eu não sou legal ein????? rsrsrsrs

Não dá para falar de cor aqui o tempo todo, acaba não dando tempo para falar de outras coisas. Então, toda segunda eu vou postar fotos gerais para cada combinação de cor, e ao longo da semana lá no Vai ter Casório eu coloco coisas específicas sobre as cores da semana (bouquets na segunda, mesas na terça, papelaria na quarta etc). Ia deixar o blog de lá para isso mesmo, com frequência menor, mas agora fica direto. Vou adorar ficar falando de cores  a semana toda \o/

Espero que gostem e continuem mandando sugestões. Quem já tiver fotos, manda para mim. A super Pri já mandou, então semana que vem, só vai dar as cores dela por aqui rs

É isso meninas. Espero que se divirtam no final de semana 🙂

Bjokas

@info_SabrinaBA

@vaitercasorio

http://vaitercasorio.com.br/

Anúncios

6 Respostas para “Sabrina – Aprendendo mais sobre cores para decorar

  1. Sa, é muito legal esse site das cores. Fiquei brincando um tempinho, aí voltei a trabalhar.

    Ainda bem que eu sempre fui decidida, determinada… antes de marcar a data já sabia as cores do casamento.

    Beijos.

  2. Sempre leio o blog, mas nunca comentei. Conversei sobre cerimonial com a Ise pelo e-mail, e foi de grande ajuda. Decidi mudar todo o foco do casamento e fazer um Mini Wedding. Pensamos em fazer em uma Pousada na praia de Taquaras aqui em Balneário Camboriú-SC. Lá é um rústico mais chique. Você podia fazer um post sobre isso, né? Casamentos mais roots, só que chiques – hauhauha, confuso. Ainda não decidi sobre as cores, mas penso em vermelho com laranja e amarelo, levando em conta a madeira da pousada. Fica brega? Ou azul com amarelo. Ou alguma combinação assim… com estampa floral. Tô confusa?
    Beijos.

  3. Adorei o site das cores!! e que bom q semana q vem vai ser td da cor da minha decoracao… recebi mts criticas qd disse q queria emu casamento preto e prata… mas qd vi o preto com amarelo me apaixonei!!!
    bom fds para tds!!
    bjinhoss

  4. Sá, amei esse post! Não só por causa das cores do casamento, porque essas eu já tinha definido faz tempo! Mas porque eu estou no processo de escolha das cores para os ambientes da nossa casa! Já estou usando o site indicado!!! Valeu!

  5. Pantone é vida! Uso muito no dia a dia. Agora que vou fazer bodas de estanho, aja ferramenta pra combinar essa cor que pode ser bem estranha, né?hahaha. Adorei o site, fica o convite pra conhecer minha boutique de guardanapos personalizados! bjss

  6. Que bacana.. da pra brincar com as cores,rsrs
    eu já escolhi a do meu casamento e vai ser verde e branco as cores principais, mas vou querer colocar alguns detalhes em outra cor que conbine, rs ainda não sei…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s