Manual do Casamento Civil – e algumas fotos do meu!



Sabe, eu vivo brincando e dizendo que o civil não vale nada, é casamento de mentirinha…o que vale é a cerimônia e a festa, e que o civil é mera formalidade.

Mas não é bem assim.

O casamento no civil significa declarar como você quer que sua união seja tratada pela lei e isso é uma coisa muito séria. Não só em caso de separação (que é só no que as pessoas parecem pensar), mas também em caso de morte de um dos conjuges, heranças, filhos etc.

Eu não sou advogada e estou dizendo tudo de maneira muito geral e provavelmente usando todas as palavras erradas e me expressando mal. Mas o que eu quero dizer é: o tal do papelzinho é muito importante…

Claro que com o reconhecimento da união estável, ele perdeu um pouco da sua suma-importância…mas eu sou do time do “é melhor não arriscar”.

Bom, se você vai casar na igreja católica (não sei como funciona nas outras…), você vai achar a burocracia do civil piece of cake, babinha de criança.

O processo é bem simples.

Para casar no civil, você precisa ir ao cartório do seu bairro ou do dele em um prazo entre 60 e 30 dias do casamento. Não pode ser mais de 60 dias e nem menos de 30. No dia em que você for ao cartório marcar a data, vá com seu noivo..os dois munidos de Certidão de Nascimento ATUALIZADA (é necessário ir até o cartório onde os dois foram registrados e pedi-la…custa uns R$20,00 -R$25,00), RG e comprovante de residência.  Eu levei a Certidão original para garantir. Neste dia também, vocês devem levar 2 testemunhas com seus respectivos RGs. Eu já li por aí que não pode ser os pais ou avós, mas no cartório da Vila Mariana, onde casamos (e quem puder casar aqui, recomendo: super organizado, tem uma salinha com cara de capela linda para casamentos lá no fundo!) não fizeram essa exigência. Fomos com meus pais marcar a data… Essas testemunhas vão assinar que não há impedimentos para o casamento de vocês.

No Cartório da Vila Mariana, preenchemos uma ficha com vários dados antecipadamente e enviamos via e-mail.

Atenção: Se um de vocês for divorciado, estrangeiro, viúvo ligue para o cartório onde pretende casar e confirme qual a papelada…

No nosso caso, como o cartório da minha casa era de outro bairro, eu tive de levar um documento do cartório aqui da Vila Mariana para lá, pagar uma outra taxa (uns R$50,00) para que colocassem os proclames lá também. Depois de decorridos umas 2 semanas, fui retirar um documento no cartório da minha casa e levar para a Vila Mariana…

A taxa para comunhão parcial de bens foi de quase R$300,00, a ser paga qdo vc marca a data. E cheguem já sabendo como vão ficar os nomes depois do casamento, vocês precisarão informar. Tanto o homem quanto a mulher podem pegar o nome um do outro. É possível retirar nomes de solteiro, desde que não se retirem todos. Por exemplo: a menina que se chamava Ana Maria da Silva Souza pode acrescentar o nome do marido e tirar um nome (qualquer um), desde que não retire os dois. Pelo menos um sobrenome de solteiro tem que ficar.

Temos um post sobre manter os nomes ou não. Você já leu? Clique AQUI.

Existe também a chance de contratar gente especializada para dar cabo de todo o processo do seu casamento civil… enquanto pesquisava para o meu, descobri o http://www.casamentocivil.com.br/ Além de prestar o serviço de assessoria (pago), você acha uma série de explicações no site (grátis!).

Não sei se é igual ao Cartório da Vila Mariana em todo o lugar, mas você tem a chance de mandar decorar a capelinha, colocar música e tudo mais. E me indicaram um fotógrafo.

Eu estava em um período absurdo de correria, trabalhei até o dia anterior, tinha prova do vestido naquele dia, mais mil coisas para arrumar… e acho um exagero causar no casamento civil, no meu caso, pois eu já estava com a cerimônia com todas as breguices que eu podia sonhar e a na festa idem! hahahahaha Mas o fotógrafo eu quis, pois vocês sabem como eu sou com fotos, né? É sim um momento para ser registrado, faz parte do processo todo. Importantíssimo!

Eu e o Gustavo optamos por não decorar nada, tirar as músicas e só ir ao civil com nossos pais. De lá, fomos fazer um brunch (o casamento foi às 9 da manhã…). Bem intimista e cheio de significado, como a gente queria.

As fotos do fotógrafo chegaram hoje. Paguei 100 reais no dia por 10 fotos e mais a filmagem em dvd. Hoje paguei mais 100 reais pelos extras: as fotos extras e o CD com todas as fotos em alta-resolução. Achei justo… e gostei muito do serviço do fotógrafo, que funciona também como assessoria do dia! Recomendo. Vocês vão encontrar os contatos dele no final do post!

Tem que registrar, né?

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Contatos do fotógrafo/cinegrafista especializado em casamento civil (mas que faz também aniversários, fotojornalismo etc):

Marcelo Novo

marcelofotolab@yahoo.com.br

(11)3253-4726

(11) 9842-4638

Beijos,

@ise_pregnolatto

tvpregnolatto@gmail.com

 

9 Respostas para “Manual do Casamento Civil – e algumas fotos do meu!

  1. Oi Thaise, as fotos ficaram ótimas. Parabéns.
    Gostei muito do post. Depois que li só tenho uma dúvida ainda.
    Meu namorado quer que eu adote o nome do meio dele. Será que pode? Eu acredito que não.
    Mas no que li no site de casamento no civil, vai depende do promotor na hora.
    Mais uma vez obrigada. bjs
    Fabiana

  2. Quanto tempo antes de casar na Igreja você casou no civil?? Tenho sempre essa dúvida…
    Fotos lindass!!
    Valeu pelas dicas!!

    Que Deus te abençõe.

  3. eu ainda to na duvida se irei ou não adotar o sobrenome…..

    que cartório bonito…

    Por aqui nunca vi essa de decorar ou coloca uma música.

    claro q fotos não pode faltar!!

    Bjo!

  4. Meu casamento foi religioso com efeito civil.O processo é bem semelhante,dei entrada no cartório 3 meses antes da data da Igreja,com as testemunhas,correram os proclamas,a diferença é que depois é emitida uma habilitação civil,dizendo que os noivos estão aptos para o casamento.Então eu peguei esse documento levei na Igreja que casei e esse documento é anexado na documentação do casamento religioso e eu só casei no dia mesmo do religioso,tudo junto.Acredito que é como se o padre representasse o juiz.Depois do casamento,é preciso pegar o documento na Igreja e levar de volta ao cartório para pegar a certidão de casamento,e claro,tem uma taxa que aqui foi de R$20,00 para pegar e devolver o documento.
    Quanto aos nomes,é possível sim pegar o nome do marido,pelo menos no cartório que casei é.Eu peguei o último mesmo pelo costume.Pode até pegar o nome todo.
    bjs a todas

  5. Quanto aos nomes,é possível sim pegar o nome do MEIO do marido,pelo menos no cartório que casei é.Eu peguei o último mesmo pelo costume.Pode até pegar o nome todo.

  6. Oiii Ise! Venho aqui desde março deste ano +/-. Leio, releio, salvo dicas… e resolvi fazer meu 1º comentário hoje! rsrs
    Seu blog/site é muitooooo booooM! E ‘sua história’ muito cuty. Chega suspirei agora. =)
    A maneira como você falou sobre a assessoria, genteeeee foiii demais, me emocionei. E espero que no meu grande dia seja assim também.
    Minha história não é lá um conto de fadas mas foi postada do Diário de Casal tbm. http://www.diariodecasal.com.br/posts/texto-de-leitora-minha-historia-de-amor/
    Sei que pra muitos falar em casamento para mim ainda é cedo, e o que mais ouço é as pessoas perguntando como vou em casar com alguém que não conheço e blá blá blá, por causa da distância…
    Mas penso que se não fosse, ou não for pra dar certo não vai dar, porque Deus faz tudo perfeitamente.
    (desculpa o desabafo)
    E volta logo pra contar mais!!
    BeejoO

  7. Thaise,
    Tudo bem?

    Como esta a vida de casada?…não é maravilhoso?
    Espero feed back sobre o Buffet. Espero que tenham gostado e que tenhamos atendido as suas expectativas.
    Acredita que casamos no mesmo cartório? rs..Fiquei feliz pela coincidência!

    Beijos e muitas FELICIDADES de todo CORAÇÃO!

    Camila

Deixe um comentário

