Alterando os documentos – guia prático da atualização de sobrenome para recém-casadas

AEEEEEEEEEEEE

Estive em crise de abstinência de blog nos últimos dias, quase em profunda depressão por querer falar e não poder! As professoras sabem que essa época é cretina demais para nós: final de trimestre. Além de tudo, é época de muitas aulas particulares e de tomar na cuca direto com falta de experiência matrimonial! hahahaha

Mas cá estou eu.

Parece que hoje terminei de atualizar meus documentos entón venho dar a vocês o caminho da roça, antes que a ponte quebre e eu não me lembre de mais nada! – Estou assim….passou, esqueci!

Vale lembrar que as dicas devem funcionar para as casadinhas de São Paulo (e para que as noivinhas decidam se estão prontas a encarar a nossa burocracia para pegar o sobrenome do marido) pois eu não sei, por exemplo, o que seria o equivalente ao Poupatempo nos outros estados… Alguns procedimentos são nacionais (como o CPF), mas outros não…

Bom, resuminho: quem acompanha o blog sabe que uns meses antes do casamento –  por motivos sentimentais meus e do Gustavo – optei por acrescentar o nome dele após o casamento. Quando voltamos da lua de mel, comecei o processo de alterar os documentos, só que parei pois o trabalho não me dava tempo. Hoje tive uma brechinha e lá fui de novo.

RG

É o primeiríssimo documento que você precisa alterar pois sem ele não faz nadica.

Documentos necessários:
Fotografia
01 (UMA) original; tamanho 3X4; colorida ou preto e branco; de frente; recente.

Certidão de casamento – original e cópia simples

RG de solteira – original e cópia simples

CPF – ver abaixo:
Se a numeração já constar na via anterior do RG (válido somente para RG que já possua dígito no número), não é necessária a apresentação do documento.

CARTÃO PIS/PASEP – original
a) Se desejar o número no RG; b) Se a numeração já constar na via anterior do RG (válido somente para RG que já possua dígito no número), não é necessária a apresentação do documento.

É necessário ligar para o Poupatempo e agendar um horário.

Dica: chegar uns 15 minutos antes do horário marcado e ir DIRETO ao Banco do Brasil dentro do Poupatempo e informar que você quer pagar a taxa do RG  (R$ 26,18 – em dinheiro ou cartão de débito BB) antes de se dirigir à triagem do RG em si. Vai evitar que você fique pagando de barata tonta de um lado para o outro e agilizar sua vida: meu processo todo durou 20 minutos.

Dica 2: Se você literalmente paga para não ir ao Poupatempo (eu fico desorientada no meio daquele monte de gente), vai amar saber que tudo tem um preço. Por pouco menos de 10 reais você recebe seu RG novinho EM CASA VIA SEDEX. Eu fui em uma quarta-feira e deveria voltar na sexta para buscar meu RG. Surprise: na sexta ele estava na portaria do prédio. ATENÇÃO: INFORME QUE DESEJA PAGAR A TAXA DO SEDEX QUANDO FOR PAGAR A TAXA DO RG NO BANCO E DEPOIS INFORME QUE CONTRATOU SERVIÇO SEDEX EM TODOS OS GUICHÊS POR ONDE PASSAR.

Achou que foi mais rápido do que esperava e se animou?

Pegue o protocolo do RG e corra para atualizar seu nome também na CNH, dentro do mesmo PoupaTempo!

CNH

Minha carteira venceu enquanto eu estava curtindo à moda caribenha, entón precisei também renovar a cnh com direito a exame médico e tudo. Claro, comigo sempre o mais complicado. Se não for seu caso, deve ser mais fácil ainda. A não ser que sua carta seja de antes de 1999 – aí, minha amiga…você precisa fazer o tal cursinho também. Ou a prova direto. Enfim.

Documentos:

Protocolo do RG que você acabou de atualizar.

Carteira Nacional de Habilitação (CNH) – original

CPF – original e cópia simples

Certidão de casamento – original e cópia simples

Comprovante de residência – original E cópia simples OU cópia autenticada
a) EM NOME DO HABILITADO; b) Contendo nome completo e endereço completo (inclusive CEP, cidade e bairro); c) O Comprovante deve estar datado nos três meses anteriores à solicitação do serviço; d) São aceitas contas de: água e esgoto, luz, gás, telefone (fixo e móvel), televisão por assinatura, provedores de Internet, correspondência de instituição bancária, financeira ou de cartão de crédito; e) A CÓPIA do comprovante ficará RETIDA;

Esse aqui não dá para ir pagar antes. Você primeiro precisa passar na triagem do DETRAN (dentro de qualquer Poupatempo tem, salvo a Luz – acho) porque cada caso é um caso. O valor a ser pago depende do que você vai fazer: só alterar o nome, renovar, exame médico etc etc etc Eu acho que paguei 90 reais e claro, mais o SEDEX. Há! Uma semana depois chegou, com a foto HORRÍVEL que eles tiram na hora.

Com esses documentos já em mãos você pode ir atrás do Título de Eleitor, que precisa estar com o nome novo para que você consiga tirar o CPF – Bom, foi o que me disseram umas 17 pessoas no Poupatempo. Mas NINGUÉM me pediu a porcaria do título de eleitor para atualizar a porcaria do CPF hoje na CEF. Calma, já chegou lá.

Vamos partir do princípio que podem te pedir o título. Você precisa descobrir qual o cartório eleitoral mais próximo da sua nova casa. Sugiro fazer todo o procedimento da página do TSE. Bom, vou ser bem honesta com vocês: não era necessário no cartório da Vila Mariana. Passei as mesmas informações de boca – para os funcionários mais simpáticos que eu já vi, diga-se de passagem! Mas eu sou do tipo que pretende levar zilhões de documentos desnecessários do que voltar outro dia.

Não me pediram comprovante de residência e nem o RG atualizado. Mas eu levei. Vaique.

Puft! Saí com o título de lá na hora e com um feeling de que pelo papo eu vou ser mesária. Deus sabe como eu preciso dos domingos para estar com meu marido, então espero que novo milagre seja operado em minha existência eleitoral.

PIS

Quando fui alterar meus dados no meu trabalho, me informaram de que eu deveria ir pessoalmente à CEF pedir atualização dos dados para que eles pudessem alterar tudo. E lá fui eu, pensando em matar dois coelhos com uma cajadada só (péssima expressão: eu jamais mataria um bichinho a não ser um inseto ou aracnídeo) pois me lembrei que poderia pedir atualização do CPF lá também – não precisaria sair caçando um Correio. Aliás, eu acho que os Correios são, de longe, o serviço mais escasso do país. Eu sempre preciso e NUNCA tem um perto de mim! Eles pesquisam quais os lugares mais fora-de-mão da cidade antes de abrir um correio…

Para essa alteração na Caixa é necessário ter cópia da certidão de casamento, RG já atualizado e número de todos os documentos do mundo.

Já pedi para atualizar também o Cartão Cidadão. A gente nunca sabe quando vai rolar sacar uns jurinhos de PIS ou quando vai precisar do FGTS para comprar uma nova mansão e tals.. =P Chega em casa, sem custo.

CPF

Reza a lenda que você pode alterar nos Correios, Banco do Brasil ou Caixa Econômica Federal. Eu ia alterar nos Correios do Poupatempo, porque lá dentro tinha a Receita Federal também e tals…mas a Sé estava longe demais da minha vida e dos meus horários hoje.

Ninguém me pediu o Título de Eleitor, mas desconfio que isso tenha acontecido pois o atendente disse que meu cadastro estava completíssimo, com número de todos os documentos possíveis. Lembra do meu hábito de levar sempre todos os documentos que podem ou não ser úteis? Entón.

Paguei R$ 5,70 na própria Caixa e disse o moço que a Receita não manda mais cartõeszinhos. Agora o que vale é o número, tipo no meu RG. Ou mesmo o número do cartão. Pelo número eles puxam todas as alterações. Entón tá. Vou testar quando for alterar o nome na Eletropaulo e eles puxam pelo CPF… Mas acho que deve estar ok porque o nome no boleto de pagamento já veio com o sobrenome do Gustavo.

Bom, meu novo nome está todo documentado.

O passaporte resolvi segurar um pouco com o nome de solteira. Explico: eu acabei de renová-lo (tinha vencido e alguém precisava viajar em lua de mel, não podendo esperar para renovar agora!) e provavelmente viaje mês que vem. Será uma viagem em que não precisarei de visto, então não vou precisar apresentar nenhum documento além do passaporte, evitando confusão. Se eu for atualizar o passaporte agora que estou finalmente com todos os outros docs atualizados, ele não fica pronto antes de eu ir viajar. Quando volto, atualizo com calma.

Espero não ter esquecido documento nenhum. Pelo menos com tudo em mãos, agora consigo ir mudando o que eu for lembrando.

Próxima urgência: alterar dados no banco! Isso é bem sério… Imagina a bagunça com o cheque em nome de solteira e RG com nome de casada? E a assinatura? Melhor nem arriscar.

Banco, aí vou eu.

Mas hoje não.

Conclusão: Dá um trabalhinho, mas não foi difícil atualizar os documentos. MESMO. Se alguém estiver pensando duas vezes em pegar o nome do marido simplesmente porque está com medo de enfrentar a burocracia, não precisa mais nem pensar… mole, mole. Resolvi tudo em 2 dias só porque não tinha muito tempo livre (meus horários são picados) e porque me irrita sair em deslocamente absoluto por SP. Bom, e também porque precisa esperar o RG ficar pronto para sair resolvendo o resto…mas é das coisas mais factíveis do mundo.

Espero que vocês fiquem menos no escuro para alterar os documentos do que eu.

Beijos no coração e prometo fazer de tudo para voltar logo – com todos os posts que prometi do casamento.

Ise

@ise_pregnolatto

tvpregnolatto@gmail.com

<script type=”text/javascript” src=”http://www.ocioso.com.br/compartilhe.php?id=49023&imgsz=80&nlinks=5&bgc=000&cor=fff&categoria=32″></script&gt;

Anúncios

8 Respostas para “Alterando os documentos – guia prático da atualização de sobrenome para recém-casadas

  1. òtimaaa dica… mas uma marotona que parece não ter fim, rsrs
    tudo para ter o sobrenome do amado, rsrs…
    já vou me preparando, rs

  2. Iseeee, saudades de vc!! Menina, espero conseguir fazer toda essa transição de documentos nos 12 dias que ficarei no Brasil, e detalhe, tbm tenho que casar neste tempo, será que consigo?? Já vou deixar um check list montado para que viaje com tudo certinho! Bjusss

  3. Pingback: Alteração de documentos | cadeotempo·

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s