Palavra de assessora – por Gabriela Castro

Meninas,

Dentre os e-mails que recebo, a maior quantidade de perguntas diz respeito ao serviço de assessoria. Acho bastante compreensível, é um mercado relativamente novo aqui no Brasil, hábito que sai um pouco dos parâmetros tradicionais das nossas festas de casamento.

Por inúmeros motivos, o mercado começou a se popularizar. No bom e no mau sentido: no bom sentido porque gente que nunca havia ido a um casamento organizado por assessoria (tipo eu!), começou a descobrir que ele existe e depois de muita pesquisa, a descobrir que ele não é um artigo de luxo como várias pessoas ainda imaginam. No mau sentido porque qualquer pessoa que gosta de festa decide que virou empresa de assessoria. E aí a gente cai numa questão x: se uma das ideias da assessoria é ter uma festa mais profissionalizada, não sei quanto adianta ter alguém sem lá muita experiência profissional organizando-a – aliás, é de experiência e contatos que vive um bom assessor. Prever problemas e solucioná-los é seu objeto de trabalho.

Como eu sempre digo, não acho que o fator tempo tenha sido o principal fator do boom no serviço de assessoria – toda noiva arruma tempo para organizar seu casamento. Mas provavelmente a saída da mulher para o mercado de trabalho e sua independência financeira (que resultou no assumir dos gastos da festa com muita frequência – ou sozinha ou com a ajuda do noivo) tenham contribuído bastante. Nenhuma noiva quer um casamento meia-boca e hoje se gasta muito mais em casamento do que há anos atrás. Quando você quer algo muito legal no seu casamento, pode pagar por isso (não entendam mal: não estou dizendo que seja fácil! Mas organização e ajuda profissional são TUDO nessa vida…) e toma as decisões finais, a tendência é que de fato você procure a maneira mais profissional de fazê-lo. Estamos habituadas a fazer isso nas nossas carreiras e tantas vezes trazemos essa visão para a nossa vida pessoal…

Pensando em tudo isso, nas perguntas que me fazem (a maioria, assim como eu quando comecei a organizar o casamento, não tem ideia de como funciona ou quanto custa uma assessoria especializada de primeira linha), nos posts do blog, nos tweets…pedi para que a Gabi, uma das mulheres à frente da TOP – que foi a assessoria que eu contratei para o meu casamento – falasse sobre o outro lado da moeda, com ênfase especial na decoração que foi totalmente assumida pela TOP já que algumas noivas (tipo eu) querem tudo personalizado e com a sua cara.

Vale lembrar que esse foi o único item com o qual tratei 100% sem a opinião do Gustavo, que não queria nem ouvir falar de flor e velas penduradas. Ele caía no sono antes que eu terminasse de dizer “árvore francesa”. Claro que, como todo noivo que se preze, ele me perguntou com um bom tom de sarcasmo se eu não achava que era exagero demais decorar TUDO com as flores mais caras da época. hahahahaha Eu tive de lembrá-lo várias vezes que desde a primeira vez em que falamos de casar falamos da tulipa vermelha. E sim, FALAMOS. Ele achou a escolha toda estilosa, porque lembrava Amsterdã e tals…claro, antes de saber do preço diferenciado da tulipa com relação às outras flores! hahahaha É impressão minha ou noivo acha o que é mais barato mais legal, sempre? hahahaha A encanação com a tulipa foi tanta de minha parte, que ela acabou virando meio que “tema” do casamento, estando presente no cardápio, nos cartões de agradecimento, no papel de carta dos padrinhos, no kit do banheiro…hahahahaha Até nos brigadeiros que eu ganhei de presente de casamento da Renata Volpi (hoje Sarafian), leitora do blog.

Menu com tema das tulipinhas vermelhas

Reuniões e visitas técnicas depois, resolvemos de maneira geral como seria a decoração, o que eu queria, o que estava em orçamento e a TOP se encarregou de fazer. Para uma mulher controladora como eu, foi difícil não imaginar como estaria cada pedacinho do salão e ser capaz de controlar eventuais mudanças. Mas outra vantagem da assessoria a longo prazo: assinamos contrato com a TOP um ano antes do casamento. Um ano, com contato diário e filosofias mil, é tempo suficiente para que pessoas atentas conheçam seus gostos e suas encanações (e seus vetos) com profundidade. Eu sabia que elas escolheriam cada detalhezinho como se fossem eu.

E que lindo que foi chegar no DER HAUS e ver de dentro do carro um pedaço da minha mesa do bolo. E a cara do Gustavo vendo-a. E de repente, ele achando as minhas tulipas solitárias O MÁXIMO. Bom, como representante dos XYs que é, ele não viu especificamente as TULIPAS, mas viu o resultado TOTAL. hahahaha

A Karina foi a primeira que veio falar comigo quando o carro chegou em frente à igreja e me contou que o Gu estava uma pilha, mas todo feliz! E foi a Gabi quem me tirou do carro...

Vale explicar o que era a nossa teoria do caos: eu e o Gustavo estipulamos um orçamento teto, o tanto de dinheiro que a gente iria gastar no casamento e que não deixaria a gente em uma situação ruim caso as coisas não dessem certo na nossa vida. Assumir uma responsabilidade financeira durante um ano inteiro, com um plano que só vai ser concretizado em 365 dias é muito difícil. A gente sempre pensa: “ah, mas daqui um ano eu vou estar ganhando mais…” ou sei lá o que. Nossa teoria do caos era pensar o oposto: se daqui um ano eu estiver enrolada até o pescoço, quanto de dinheiro ainda eu consigo disponibilizar? Então pensamos nesse orçamento mínimo como base para o nosso casamento. E conforme as coisas fossem dando certo, a gente só ia fazendo upgrades e aumentando a festa, ao invés de diminuí-la – o que poderia ser beeeeeem frustrante – e complicado do ponto de vista legal, como aprendemos com as meninas da TOP. Acho que deu certo: a festa dos nossos sonhos estava paga no dia do casamento. E eu falo nossos sim, porque não fui eu quem sonhou noite se noites com o tal bar assim-assim-assado ou em servir a cerveja tal ou mil e uma coisitchas que ele decidia e escolhia e ponto! hahaha

E vamos à Gabi, porque eu falo demais (eu só ia colocar uma introdução, escrevi um post inteiro! hahahaha). Quem acompanha o blog há mais tempo, vai reconhecer na fala dela fases dos preparativos em vários momentos…

Estou há algum tempo querendo escrever esse post, mas devido a falta de tempo, mudança para uma segunda sede da TOP, diversos eventos corporativos e casamentos não consegui ter tempo suficiente para escrever com calma.

Esse post é muito especial para mim… Porque vou falar de um casal de amigos… um casal de amigos que adorei conhecer….

Lembro da nossa primeira reunião, achei que o casal tinha a maior sintonia e amor do mundo. O jeito que o Gustavo olhava para a Thaise, me dava mais gosto ainda de fazer parte desse momento deles. Realmente trabalhar com o AMOR é cativante, é uma delicia!

A Thaise chegou com um sonho, achando que era um pouco impossível de se fazer, sempre com a sua teoria do caos, aliás adorei essa teoria.

E fizemos de tudo…. de tudo mesmo… para realizar o sonho dela… Para superar ainda as expectativas de ambos.

Fomos em busca de espaços, fomos em diversos…. mas sempre pensando que o espaço para esse casamento tinha que ser “o” espaço… a Thaise merecia isso e tudo mais.

Chegamos no Der Haus, o preço estava acima, mas nosso papel de assessoria e organização é trazer descontos e conseguimos um desconto maravilhoso…. Porque conseguimos isso? Porque quando eles entraram no espaço, o olho do Gustavo brilhou… e isso que adoramos… quando os noivos chegam no ambiente e falam… é aqui…. Trabalhamos com sonhos….

Passamos por todos os itens, milhares de e-mails e reuniões… e cada reunião era uma diversão…. sempre conhecendo mais e mais a Thaise… vendo o jeito meigo dela… a mulher batalhadora que é… E o Gustavo sempre com um livro de futebol, mas nunca vi um noivo tão companheiro como ele e super divertido!

A Thaise e o Gustavo queriam colocar itens, que inclusive colocamos nos itens extras, mas mais um vez, nós desdobramos para conseguir colocar tudo… inclusive o que o Gustavo sempre pedia, o bar… Aí incluindo a soda italiana da Thaise, o Milk Shake, etc….

Bom, na verdade esse é o nosso trabalho… viramos amigos dos noivos… tem que rolar uma identificação de ambas as partes. Assessoria não é apenas um luxo, como muitos casais pensam. Assessoria para mim é um item totalmente fundamental. Não só economizamos tempo e orçamento, como também, nós conhecemos muito esse mercado de eventos, onde infelizmente muita coisa é amadora… sabemos o que é bom ou ruim, o que é caro, o que é apenas comprar o nome conhecido, o que inovador (trazemos diversas coisas de fora do Brasil para cá)… Sabemos quando o fornecedor passa dos limites, oferece algo que não existe e por aí vai…. Somos o olhar dos noivos, estamos aqui para defender vocês, ajudar vocês e fazer com que o sonho se realizem, que saiam muito felizes da festa,porque sempre vou querer saber quando vai nascer o filho, como anda no trabalho e por aí vai… A CADA CASAMENTO, GANHO UM CASAL DE AMIGOS!

Só quero dar uma ênfase na decoração do casamento da Thaise e do Gustavo. Quando ela começou a falar da decoração dela, queria vermelho, uauuuu a cara dela… a cor da paixão…. nada melhor do que isso para me dar mais uma prova de quanto eles se amam. Depois  chegamos nas Tulipas. Eu amo Tulipas, acho que decoração com essa flor fica divino, chique e clean ao mesmo tempo,mas precisamos sempre nos preocupar com a época e como estão as flores. É muito fácil identificar quando as tulipas não estão bonitas ou abertas demais. essa foi nossa preocupação inicial.

Arranjo alto de tulipas - mesas convidados

Arranjos baixos tulipas - mesas dos convidados

 

Decoração tulipas mesa do bolo e doces

 

Mesa do bolo

Fizemos a decoração dela pensando em cada detalhe… pensando nas forminhas, nos vasos, nas velas, nas fotos, na toalha… tudo… a gente queria que tudo falasse a mesma língua. Começamos pelo convite, quem recebeu o convite, tenho certeza que antes de abrir, pensou… esse casamento é da Thaise e do Gustavo, ficou a cara deles! Impressionante!

Visão geral da área externa - jantar

Idem

Mesa dos convidados

 

Mesa com bem-casados

Teve muita coisa da decoração que a gente não chegou a especificar tanto para a Thaise, porque a gente queria que ela entrasse e o olho brilhasse, e foi isso que aconteceu… teve harmonia em tudo, nos moveis de lounge da pista com o bar, com as mesas dos convidados, com as velas aéreas, com os arranjos do banheiro e finalmente com a mesa de doces…. ESTAVA D.I.V.I.N.A!

disposição dos talheres na mesa

Petit Verre

Visão da pista de dança e parte do bar de drinks especiais

 

Decoração - Lounge

Detalhes são tudo...

 

Puff

 

Parte dos lounges

Da porta da área externa para a entrada - vista da pista de dança e lounge

Área externa - jantar - visão geral

Não teve uma pessoa que passou pela mesa e não falou “UAU”… sem contar nos doces né,  alguns doces a mãe da Thaise que fez, outros a Sueli Volcow e outros eram do próprio Kamide… maravilhosos!!!!

Petit Verre e mini-trufas

Forminhas escolhidas a dedo

 

Trufinhas de nutella no aquário

Tulipas e camafeus

Camafeus

Detalhes

Detalhes

 

Tulipas

Bicho de pé (Kamide) e Mini-cones (Sueli Volcow)

idem

Detalhes da mesa de doces

Decoração tulipas mesa do bolo e doces

 

 

Enfim,  posso ficar falando aqui por muito mais tempo.. esse casamento representou muito para mim… e como todos os futuros casamentos vão representar.

Ise… te desejo a maior felicidade do mundo, que você continue essa mulher batalhadora, essa mulher carismática… simplesmente você comprou a idéia do que a TOP faz…. sempre fala com tanto amor.. e só temos que agradecer… EU AMEI CASAR VC E O GUSTAVO…. fiquei emocionada vendo a retrospectiva…. fiquei emocionada te vendo entrar na Igreja… tudo…

Essa amizade e esse carinho quero que seja para a vida inteira… sinto saudades dos e-mails diários e das visitas… 18/06/2011 marcou nossa historia na TOP EVENTOS SOCIAIS!

kit banheiro - masculino

Detalhes e mais detalhes: decoração na mesma linha até no banheiro

Placa do carro virou decoração da mesa!

Iluminação - artigo importantíssimo da decoraçãoMesinha móvel - para que cortássemos o bolo no meio da pista, junto aos convidados. Ideia da TOP.

 

 

Mais de iluminação

Nossa mesa

Detalhes, sempre eles..

 

 

As minhas amadas sapatilhas - fizeram o maior sucesso e viraram decoração da mesa na pista também!

Lembrancinhas

Bolo, noivinhos e buquê - tudo vira decoração

 

E dá para não recomendar a TOP depois de tudo isso – e tanto mais?

Ficha técnica dos fornecedores deste post (eu sei, preciso fazer uma de tudo, né?)

Doces:

KAMIDE BUFFET

11. 5841-7134
11. 5842-1623
http://www.kamidebuffet.com.br/

 

CULINARISTA/CAKE DESIGNER
www.suelivolcowfestas.eev.com.br

11-85335909
11-41775129

Decoração:

  • TOP ENTRETENIMENTO

11. 3662-3291
11. 3662-3285
contato@topentretenimento.com.br

Topo de bolo personalizado e totalmente artesanal:

FRICOTE BISCUIT

fricotebiscuit@gmail.com

Buquê:

ABBA FLOWERS

contato@abbaflowers.com.br

Telefones: Atelier: 11 – 29786136              11 – 29786136   Celular: 11 – 7875-0751               11 – 7875-0751       ID: 86*42347

http://abbaflowers.blogspot.com/

Twitter: @abbaflowers

Fotos e Retrospectiva:

TEMPO DIGITAL

11. 30513367
http://www.tdigital.com.br/home.html

Papelaria:

DUOO DESIGN

http://duoo.com.br/

 

Beijões,

@ise_pregnolatto

tvpregnolatto@gmail.com

 

